- Fórum >
- Tópico: French >
- "Il ne peut pas boire mon caf…
18 Comentários
Você tem que colocar a estrutura ne... pas cercando o verbo conjugado. Veja exemplos com o verbo manger
- Je ne mange pas de viande. = Eu não como carne. (Aqui mange é uma forma conjugada de manger, por isso ne... pas o cerca.)
- Elle ne veut pas manger la vinde. = Ela não quer comer a carne. (Aqui, veut é uma forma conjugada de vouloir.)
- Nous n'avons pas mangé la viande. = Nós não comemos a carne. (Aqui, avons é uma forma conjugada de avoir. Mangé não é verbo conjugado, mas sim o particípio passado de manger. Ne sofre elisão diante de vogais e -h mudo, tornando-se n'.)
Em francês, sempre se usa dupla negativa para negar um verbo. A primeira negativa é ne, a segunda geralmente é pas, mas podem ser outras palavras de valor negativo. As frases devem ser traduzidas de acordo com o habitual em português.
- Il ne mange pas de pommes. = Ele não come maçã. (Aqui, traduzo apenas ne como não.)
- Il ne mange jamais de pommes. = Ele nunca come maçã. (Traduzo apenas jamais como nunca.)
- Il ne mange rien. = Ele não come nada. (Traduzo ne e rien como não e nada respectivamente; mas dizer apenas "Ele come nada", claro, também é certo.)
Mais informações aqui: http://www.prof2000.pt/users/anaroda/pfrances/expression_negation.htm
Ne se usa para negar o verbo, para torná-lo negativo e ele está sempre associado a outra palavra de valor negativo (ver os outros comentários para entender).
- Je marche = Eu caminho (afirmação)
- Je ne marche pas = Eu não caminho (negativa)
Non (não) é oposto de oui (sim).
-- Aimes-tu le thé ? (Você gosta de chá?)
-- Non, je préfère le café. (Não, eu prefiro café.)
No último exemplo, non é contrário de oui. Se a resposta à pergunta fosse afirmativa, deveria usar oui (Oui, j'aime bien le thé ! = Sim, eu gosto de chá!).