"Sie trinkt aus ihren Tassen."

Tradução:Ela bebe de suas xícaras.

2 anos atrás

18 Comentários


tcazarim

não poderia ser "das xícaras deles" em vez de "de suas xícaras"?

2 anos atrás

choracavaco

Pode. O possessivo "ihr", escrito com minúscula, é a forma feminina da terceira pessoa do singular (dela) e a forma para os dois gêneros da terceira do plural (delas E deles). Com maiúscula, é a forma de tratamento formal, tanto singular quanto plural (da senhora, do senhor, das senhoras, dos senhores).

Como se trata de plural (AS xícaras) precedido pela preposição "aus", que rege o caso dativo, temos "aus IHREN Tassen", que, sem mais contexto, pode significar 'das xícaras DELA', 'das xícaras DELAS' ou 'das xícaras DELES'.

Ou seja, é tão ambíguo quanto o nosso 'de/das SUAS'.

1 ano atrás

Lili585925

Sim

2 meses atrás

JosCorreia0

A tradução em inglês está correta "She is drinking out of her cups." que quer dizer: Ela esta bebendo das xicaras DELA. O objeto possuído é mais do que um e o possuidor é apenas um. Ela possui várias xícaras das quais ela bebe. Portanto, devia aceitar a tradução ELA BEBE DAS SUAS XÍCARAS OU DE SUAS XÍCARAS sem o uso do artigo definido como é uso no Brasil.

1 ano atrás

choracavaco

'Ela está bebendo das xícaras dela' está correto, mas é apenas uma de três possibilidades de tradução de "aus IHREN Tassen". Veja acima uma explicação mais detalhada.

1 ano atrás

JosCorreia0

Obrigado. O que me fez confusão foi a tradução que o Duolingo fez da mesma frase para inglês: utilizou apenas «her cups» = taças dela e não «their cups» taças deles ou delas... Portanto, se estou a entender, não há dúvida que temos mais do que uma taça, sabemos que há uma pessoa do sexo feminino que está bebendo dessas taças, mais não sabemos quantos são os possuidores das taças e qual o seu género.

1 ano atrás

choracavaco

Exato.

1 ano atrás

JosCorreia0

Now I understand!

1 ano atrás

mtfsoares

ihr (fazendo juz ao pronome possessivo) = dela, deles(/as) Ihr (fazendo juz ao pronome possessivo) = seu (formal), ou seja, do senhor

1 ano atrás

MariaJos656089

Deveria ser aceite "Ela bebe DAS SUAS taças" existindo assim concordância entre a preposição usada "das" e o pronome possessivo "suas".

1 ano atrás

olindawbigaton

Ainda não sei DE QUEM são as xícaras . As xícaras são dela ? São de vocês ? São deles ? ou ...?

1 ano atrás

MariaJos656089

porque não aceita chávenas?

1 ano atrás

MariaJos656089

Deveria aceitar "Ela bebe DAS suas xícaras"

1 ano atrás

Gracareispinto1

Em Portugal diz-se "chávenas", no Brasil "xícaras", ambas deveriam ser aceites.

6 meses atrás

Maria187189

"Ela bebe DAS suas xícaras" estaria mais correto

5 meses atrás

LuisaFerro6
LuisaFerro6

Porque não aceitar chávena se em português de Portugal é correcto e mais usado que xicaras. Vou usar xícaras para avançar. Mas é um contrasenso

4 meses atrás
Aprenda Alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.