"Você segue um gato e eu sigo um cachorro."

Tradução:Tu suis un chat et je suis un chien.

March 6, 2016

9 Comentários


sebalvsantos

Como fazer para diferenciar JE SUIS (eu sou) e JE SUIS (eu sigo) em uma leitura?

May 7, 2018

Dezo_

A pronúncia é exatamente a mesma, a escrita (je suis) também, então apenas o contexto indicará qual é qual. Sem contexto, aqui no Duolingo, ambas deverão ser aceitas, desde que fizer sentido. Por vezes, uma frase isolada poderá aceitar ambas as formas. Ex.:

  • Je suis l'ami de François.

"Suis" pode ser tanto conjugação de "suivre" (Eu sigo o amigo de François) ou "être" (Eu sou o amigo de François).

A língua portuguesa tem alguns verbos em que as conjugações são idênticas, como por exemplo o pretérito perfeito dos verbos "ser" e "ir".

  • Eu fui
  • Tu foste
  • Ele foi
  • Nós fomos
  • Vós fostes
  • Eles foram

No nosso caso, a diferença é fácil porque "ir" exige preposição. Ex.: Eu fui médico (verbo ser); Eu fui ao médico (verbo ir).

Entretanto, há dois verbos que me vieram à mente em que ocorre a mesma situação do francês, mas um deles é de baixo uso, então não há muito problema. São os verbos "pular" e "polir". A conjugação para ambos na 1ª pessoa do singular (eu) no presente do indicativo é "pulo" (sim, "polir" é um verbo irregular), então a frase "Eu pulo a cadeira" pode significar tanto que se dá um pulo sobre a cadeira, no sentido de saltar sobre, quanto dar polimento.

Outras conjugações do verbo "polir" também se confundem com as de "pular".

May 7, 2018

ThicoMarques

Não entendi. A tradução da frase (para o português) também é "você é um gato e eu sou um cachorro"? O verbo "ser" e "seguir" são iguais??

September 2, 2016

Australis

Não, a frase pode ser "você segue um gato e eu sou/sigo um cachorro". A única conjugação igual entre os verbos "être" e "suivre" em francês é a da primeira pessoa do singular ("je suis" = "eu sou/estou/sigo"), as outras são diferentes ("tu suis" = "você segue" / "tu es" = "você é/está" etc).

September 2, 2016

SoarseX

Tu suis= você segue
un= um
chat= gato
et= e
Je suis= eu sigo/eu sou
Chien= cachorro

Eu associei a frase com a tradução e acho que o significado de cada palavra são essas.

August 26, 2017

Leolinda5

sigo= suis????

June 8, 2018

Dezo_

Suis é tanto a conjugação do verbo être na primeira 1ª pessoa do singular do presente do indicativo (je suis -> eu sou/estou), quanto da 1ª e 2ª pessoas do singular do verbo suivre (je suis -> eu sigo; tu suis -> tu segues/você segue).

June 9, 2018

Laise275739

Fiquei confusa porque a resposta certa foi Tu suis...

May 10, 2019

Australis

Sim, "suis" aqui não é uma conjugação do verbo "être" ("ser" ou "estar") mas sim do verbo "suivre" ("seguir"):

  • "je suis" = "eu sigo";
  • "tu suis" = "tu segues", "você segue" (singular informal);
  • "il/elle/on suit" = "ele/ela/a gente segue";
  • "nous suivons" = "nós seguimos";
  • "vous suivez" = "você/o senhor/a senhora segue" (singular formal), "vós seguis", "vocês seguem";
  • "ils/elles suivent" = "eles/elas seguem".
May 10, 2019
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.