"Ildort."

Tradução:Ele dorme.

2 anos atrás

3 Comentários


NicolasRod137964

Na conjugação o verbo ganha um "t"? Exemplo: "Je dor/ eu durmo" e "Il dort/ele dorme".

2 anos atrás

mgaristova
mgaristova
Mod

A forma correta na primeira pessoa do singular é "Je dors".

-s, -s, -t, -ons, -ez, -ent são as desinências mais típicas dos verbos do 3° grupo (verbos em -re, -oir, alguns verbos em -ir e aller).
Não se acrescenta -t quando o radical do verbo terminar em -t ou -d

Je dors
Tu dors
Il/Elle/On dort
Nous dormons
Vous dormez
Ils/Elles dorment

De forma analógica conjugam-se os verbos sentir, mentir, sortir (= "sair"), partir e servir e seus derivados. Isto é, no singular o verbo perde a consoante final do radical: dormir perde o "-m-", sentir perde o "-t-" etc.

Conjugação de verbo "sentir":
Je sens, tu sens , il sent, ns sentons, vs sentez, ils sentent.

1 ano atrás

eveline100087

Adorei as dicas Marina Garistova. /2017-10-31/

1 ano atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.