"Enfin !"

Tradução:Enfim !

March 7, 2016

2 Comentários


https://www.duolingo.com/profile/Valeriaires

Como diferenciar "Enfin e Enfant" no audio?

January 16, 2018

https://www.duolingo.com/profile/Dezo_

É algo complicado para se explicar em um texto, e é algo sutil para um ouvido não treinado, mas vou tentar. O português possui 5 vogais nasais (ĩ, ẽ, ɐ̃, õ, ũ), enquanto o francês moderno padrão da França possui três (historicamente há 4, mas uma está desaparecendo, não vou entrar em detalhes). Logo, a nasalização em si não é uma dificuldade para nós.

As vogais nasais francesas são:

  • /ɑ̃/ (geralmente representado por an, am, en e em): comumente é ensinada como o nosso ã, mas esse som do português não é igual o do francês. Para dizer esse som a boca tem que estar aberta para dizer á, mas a língua retrai-se para a posição de ó, não fica centralizada como quando dizemos á. Depois, basta nasalizar. Na palavra enfant, ambas as vogais soam como /ɑ̃/, sendo transcrita como /ɑ̃fɑ̃/.

Collins Dictionary: enfant - transcrição fonética

Outras palavras que contêm esse som são manger, danser, vent, emporter etc.

  • /ɛ̃/ (geralmente representado por in, im, un e um): às vezes também é ensinada como nosso ã, mas isso é incorreto. Esse som equivale à língua e lábios na posição de é (ou até com a boca um pouco mais aberta a depender do sotaque), porém, nasalizado. Na palavra enfin, o primeiro som nasal é /ɑ̃/, e o segundo é /ɛ̃/. A transcrição fonética de enfin fica /ɑ̃fɛ̃/.

Collins Dictionary: enfin- transcrição fonética

Outras palavras que contêm esse som são vin, important, brin, un etc.

  • /ɔ̃/ (representado por on e om): embora a simbologia represente um ó nasalizado, modernamente esse som assemelha-se ao nosso õ em palavras como honra (pronunciamos hõ-rra). Ocorre em palavras como bonbon (/bɔ̃bɔ̃/).

Collins Dictionary: bonbon - transcrição fonética

Agora, o ponto crucial: em /ɑ̃/, a língua está retraída, e em /ɛ̃/ a língua está à frente, e no nosso som representado por ã a língua está em uma posição intermediária, no meio do caminho entre /ɑ̃/ e /ɛ̃/, daí a nossa dificuldade em distinguir esses dois sons.

Para maiores esclarecimentos, recomendo o seguinte vídeo (/ɑ̃/ em 9min24s, e /ɛ̃/ em 14min42s):

Pronúncia em francês : regras básicas 1/2 | Céline Chevallier

PS: existem exceções às pronúncias e há outras formas de escrita que podem corresponder às vogais nasais, eu não quis me delongar no assunto já que a resposta ficou extensa.

February 10, 2018
Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.