1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Nous avons des manteaux."

"Nous avons des manteaux."

Tradução:Nós temos casacos.

March 8, 2016

22 Comentários


FerrazEdua1

Por que não está certo: "nós temos uns casacos?"


Dezo_

Está, o Duolingo que não adicionou essa resposta. Em português costumamos omitir o artigo indefinido plural, mas em francês ele é obrigatório. Todavia, como o artigo é facultativo em português, tanto "Nós temos casacos" quanto "Nós temos uns casacos" são opções válidas.


Ronaldosbarbosa

Por que no plural de casaco (manteau) se põe um "x" e não um "s" (manteaux), como normalmente se faz o plural em francês? Tem alguma regra?


Dezo_

Normalmente, palavras terminadas em -au, -eau e -eu levam um -x no plural:

  • Au -> Aux
  • Château -> Châteaux
  • Eau -> Eaux
  • Jeu -> Jeux

Palavras terminadas em -al e -ail formam o plural em -aux:

  • Travail -> Travaux
  • Cheval -> Chevaux

Há algumas exceções, como bleu -> bleus.


JooPedroCa858022

Qual a diferença na pronúncia entre o plural e o singular : "de " e "des "


AnaHorvath

JooPedro, a pronúncia do "de" tem o som mais fechado ( faça o tal biquinho). Já o "des" é como o "de" em português.


Samuel630077

Parece existir um conflito, ao meu ver, na tradução, pois anteriormente traduzi da frase "L'homme a des chemises" como "O homem tem umas camisas" e aceitou como certo, porque neste caso não aceita o "uns, umas" "Nós temos uns casacos", qual a diferença?


Dezo_

Tanto "Nós temos casacos", quanto "Nós temos uns casacos" são traduções possíveis. Se o Duolingo não aceitou, pode reportar.

Em português, nós geralmente omitimos o artigo indefinido no plural, mas em francês ele é obrigatório. Ex.:

  • Tu es un homme -> Você é um homem (singular)

  • Vous êtes des hommes -> Vocês são [uns] homens (plural)

Como em português o artigo pode ou não ser omitido, então ambas as formas devem ser aceitas.


Penguinico

Alguém tem alguma dica de quando usar "de" e "des"? Estou errando bastante isso.


Dezo_

O des pode ser três coisas em francês:

  • Artigo indefinido plural: é o plural de un e une. Normalmente, omitimos esse artigo em português, mas em francês ele deve ser explícito. Para saber quando usá-lo, coloque a frase no singular, se você usar un ou une, então usará o des na frase plural:
  • Nous avons un manteau -> Nós temos um casaco (singular)

  • Nous avons des manteaux -> Nós temos [uns] casacos (plural)

  • Artigo partitivo plural: segue a mesma lógica dos partitivos du, de la e de l', mas o partitivo des é incomum, só ocorre quando a palavra for usada no plural, ainda que ela não represente várias coisas:
  • Je mange des pâtes -> Eu como massa

O substantivo "pâtes" é usado no plural para se referir ao alimento massa/macarrão.

  • Contração da preposição de com o artigo definido plural les (de + les = des): o uso é igual o dos e das do português:
  • Ce sont les jouets des garçons -> São os brinquedos dos meninos

Já o de é uma preposição que pode ser usada como o de do português (Ex.: un verre de vin -> um copo de vinho), mas acredito que a sua dúvida seja a seguinte:

  • Após negações, os artigos indefinidos e partitivos tornam-se de:
  • Je bois du lait

  • Je ne bois pas de lait

Exceção: após o verbo être:

  • C'est de la viande

  • Ce n'est pas de la viande

  • Com advérbios de quantidade, usa-se de:
  • Il y a des garçons ici

  • Il y a beaucoup de garçons ici

  • J'ai du beurre

  • J'ai un peu de beurre

  • Quando o adjetivo vier antes do substantivo, usamos de:
  • Il y a des filles

  • Il y a de belles filles


MargusBili

Alguém por favor descreve cada tipo de blusa? Casaco, jaqueta, blusa de lã, moleton, manta... Não estou conseguindo pegar a diferença...


LeonardoBa417623

quando usar a e quando usar avons?


Dezo_
  • J'ai -> Eu tenho
  • Tu as -> Tu tens/Você tem
  • Il/Elle a -> Ele/Ela tem
  • Nous avons -> Nós temos
  • Vous avez -> Vós tendes/Vocês têm
  • Ils/Elles ont -> Eles/Elas têm

ChristianK414222

Como diferenciar aqui a pronuncia do duolingo, em relação a plural e singular? eu realmente n consigo diferenciar


Dezo_

"Manteau" e "manteaux" têm a mesma pronúncia. A diferenciação nesse caso é feita pelo artigo des:

  • Nous avons UN manteau (singular)
  • Nous avons DES manteaux (plural)

MargusBili

Tem um site chamado "forvo". Dá uma pesquisada lá, tem muitas pronúncias pra vc comparar.


Samuel630077

É realmente difícil encontrar uma difença. São muitas as palavras que possuem a mesma pronúncia, as vezes até mesmo com significados diferentes ou com escritas diferentes; em alguns casos um acento muda todo o sentido da palavra. Como o próprio Dezo disse, agora com outras palavras, com o tempo você vai aprendendo a analisar o contexto da frase para observar essas diferenças.


Rob559148

Até o nosso português sofre com isso. E acho que outros idiomas também. Ter isso em mente nos ajuda a ter paciência no aprendizado.

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.