"Cette robe est grande."

Tradução:Esse vestido é grande.

2 anos atrás

6 Comentários


LaKanei13

oxe, "este vestido ESTÁ grande" também está certo, arrumem

10 meses atrás

marlete_isabel

É ou está deve ser aceito.

2 anos atrás

Juliana7

Por que o ''Cette'' é classificado como um adjetivo demonstrativo em francês enquanto que ele se comporta como um pronome no pt(brasil)? É apenas uma convenção?

9 meses atrás

Dezo_
Dezo_
Mod

São classificações diferentes para a mesma coisa. Em francês, nós temos os adjectifs démonstratifs e os pronoms démonstratifs, e os equivalentes em português são pronomes demonstrativos adjetivos e pronomes demonstrativos substantivos.

  • Adjectif démonstratif: recebem esse nome porque qualificam um substantivo. Em português, damos o nome de pronome demonstrativo, mas com uma subcategoria de adjetivo, pois eles dão essa função de qualificar um substantivo. Ex.: Cette rose est rouge (Esta rosa é vermelha). Não se trata de qualquer rosa, e sim de uma rosa específica, "esta rosa". Está se particularizando o substantivo.

Os adjectifs démonstratifs são:

Ce, cet, cette e ces.

  • Pronoms démonstratifs: substituem um substantivo, e equivalem em português a pronomes demonstrativos substantivos, que têm a mesma função, porém, em português a forma do pronome é a mesma, mas em francês essa forma muda. Ex.:

-Regarde cette maison-là, comme elle est belle ! (Olhe aquela casa, como ela é bonita!)

-Oui, mais je préfère celle-ci (Sim, mas eu prefiro esta)

Perceba a diferença, na primeira frase, há o emprego de "cette" (adjetivo demonstrativo), e no segundo de "celle" (pronome demonstrativo), pois "celle" substitui o substantivo (maison). Celle = cette maison.

Já em português, a estrutura é a mesma, usamos "esta" nos dois casos, porém, o que se altera é a semântica, a classificação do pronome apenas. Veja que no segundo caso, "esta" substitui o substantivo "casa", evitando a repetição. Esta = esta casa.

Os pronoms démonstratifs são:

Celui, celle, ceux e celles, além dos neutros ce, ceci e cela.

4 meses atrás

marlete_isabel

É um pronome demonstrativo. Pfvr mostre aonde diz o contrário.

9 meses atrás

SaleteGiacomini

está grande ou é grande /´para mim o significado éo mesmo! Como vou distinguir a diferença ???

8 meses atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.