1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Le roi a-t-il du pouvoir ?"

"Le roi a-t-il du pouvoir ?"

Tradução:O rei tem poder?

March 19, 2016

2 Comentários


ogabrielcunha

a-t-il ??? Quando e como usar?


ruama_semtempo

A inversão (verbo + hífen + pronome) é a maneira mais formal de se fazer uma pergunta em francês.

  • Le roi a du pouvoir. = O rei tem poder. (afirmação)
  • Le roi a-t-il du pouvoir ? = O rei tem poder? (pergunta. Primeiro cita o substantivo, depois faz a inversão usando verbo e um pronome pessoal que concorde em gênero e número. O -t é para evitar encontros vocálicos.)

Mais exemplos:

  • Ont-ils ?= Eles têm? (Não uso o -t, porque não há encontro vocálico.)
  • Mange-t-elle ? = Ela come? (Há encontro vocálico, então se usa -t.)
  • Prend-elle ? = Ela toma? (Sem encontro vocálico, sem -t)

Conversas Relacionadas

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.