O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Le roi a-t-il du pouvoir ?"

Tradução:O rei tem poder?

2 anos atrás

2 Comentários


gabrielcunha2007

a-t-il ??? Quando e como usar?

2 anos atrás

ruama
ruama
Mod

A inversão (verbo + hífen + pronome) é a maneira mais formal de se fazer uma pergunta em francês.

  • Le roi a du pouvoir. = O rei tem poder. (afirmação)
  • Le roi a-t-il du pouvoir ? = O rei tem poder? (pergunta. Primeiro cita o substantivo, depois faz a inversão usando verbo e um pronome pessoal que concorde em gênero e número. O -t é para evitar encontros vocálicos.)

Mais exemplos:

  • Ont-ils ?= Eles têm? (Não uso o -t, porque não há encontro vocálico.)
  • Mange-t-elle ? = Ela come? (Há encontro vocálico, então se usa -t.)
  • Prend-elle ? = Ela toma? (Sem encontro vocálico, sem -t)
2 anos atrás