"Elle y retourne."

Tradução:Ela retorna.

March 22, 2016

9 Comentários


gianegf

Alguém sabe qual é a função do "y" na frase, por favor?

March 22, 2016

ruama_semtempo

O y é um pronome que substitui substantivos precedidos da preposição à e que estejam implícitos.

  • Il retourne à son pays. = Il y retourne.

No meu exemplo y substitui à son pays, porque o substantivo estaria implícito no contexto (por já ter sido mencionado antes, por exemplo). E como qualquer pronome, ele aparece antes do verbo conjugado.

http://www.portalcursos.com/CursoFrances2/curso/Lecc-14.htm

March 23, 2016

robsongramos33

"Ela retorna lá" não estaria correto? Obrigado.

February 10, 2017

ruama_semtempo

Quando y substitui um local, normalmente o Duolingo aceita que ele seja traduzido como , embora y não tenha exatamente uma tradução para o português. Então, sim, se a sua resposta não foi aceita, você poderia ter reportado, porque, seguindo uma coerência, ela é certa.

February 11, 2017

VeraLciaOl6

Concordo com a resposta de ruama_semtempo.

April 21, 2019

mariabened928461

E o y o que significa neste contexto? Nada?

November 25, 2017

VernicaLel

A pronuncia está certa? Há elisão?

April 24, 2018

choracavaco

Está certa. Na fala, sempre acontece a elisão do -e mudo diante de som vocálico, mesmo que isso não se traduza na escrita.

September 2, 2018

CristianRi243954

O correto é "Ela retorna lá" ou "Ela retorna para lá"

September 14, 2019
Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.