O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

https://www.duolingo.com/Doryan_Sensei

Porque existem pessoas que estudam mais de 2 idiomas ao mesmo tempo? será que elas são loucas????

Doryan_Sensei
  • 12
  • 12
  • 11
  • 10
  • 7
  • 6

Olha as possibilidades de aprendizagem são ilimitadas, o próprio ser humano tem mania de colocar barreiras ou empecilhos para seguir adiante. O saber não tem limites e a capacidade de cada um depende unicamente do alimento que você dá ao seu cérebro, as potencialidades dele ficam latentes em algum lugar, esperando para serem utilizadas.

Existem varias razões pra essas pessoas estudarem mais de 3 idiomas ou mesmo tempo, a primeira delas é que o cérebro delas são treinados, isso faz com que até mesmo ocorram alterações no tamanho de algumas áreas, é o cérebro de quem estuda vários idiomas cresce!. (http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/aprender-idiomas-de-forma-intensiva-faz-o-cerebro-crescer-aponta-estudo). Outro fator importante é que um idioma puxa o outro, posso dar vários exemplos, muitos a maioria sabe e outros não, vamos lá: Para entender melhor vamos a origem de algumas.

Como por exemplo as línguas itálicas são uma família de línguas pertencentes à família indo-europeia. Neste grupo estão línguas como o português, espanhol, francês, italiano, catalão, romeno e o latim. Você verá que grande parte tem muitas palavras iguais com os mesmos significados, ou com pequenas modificações, ou mesmo palavras que mudam completamente de sentido... enfim elas tem muito em comum. Isso ajuda na questão das memorias associativas que a maioria das pessoas que estudam vários idiomas tem um senso muito apurado para perceber o significado de uma palavra antes mesmo de saber o que ela significa,durante o processo de estudo.

Outra coisa que me surpreendeu é que o alemão e o inglês também tem muito em comum, até mesmo porque tem a mesma origem (Língua Germânica Ocidental), claro pra quem tem um inglês mais apurado vai ajudar mais, no entanto se você escutar atentamente algumas palavras em alemão tem o som muito parecido com as palavras em inglês.

Poderia dar mais outros tantos exemplos de porque algumas pessoas aprendem mais do que outras, mas vou falar de uma que me causa mais ódio: O ensino do Brasil é muito pobre, deficiente e robotizado. Ele não ensina o estudante a buscar conhecimento, pelo contrário torna os alunos bitolados, obsoletos e dependentes de seus professores.

Em sua grande maioria as próprias instituições de ensino subestimam a capacidade de seus alunos, acreditando que eles não sejam capazes ou que ensinar mais de um idioma pois causaria uma confusão nas crianças, e isso a gente percebe que existem muitas pessoas que levam esse conceito adiante, mas isso não é culpa do pessoal que pensa desse jeito, mas sim o reflexo de uma falta de politica educacional aqui no brasil com um atraso monumental de 40 anos, ora bolas se o estudo de mais de um idioma na escola fosse tão ruim, por que na zona do EURO se ensinam 3 ou mais idiomas no fundamenta.

Alem de terem vários outros fatores que ajudem a essa disseminação de poliglotas, tais como: a proximidade com outros países, um sistema educacional de vergonha, professores bem remunerados e professores com autoridade dentro das salas de aula. Concluindo... quem quer aprender dá um jeito, hoje em dia com internet você baixa dicionários, livros, texto de gramática, muitos os internautas dão uma mão, youtubers que postam videos ensinando praticamente todos os idiomas. Enquanto isso alguns vivem reclamando que é difícil, que não tenho dinheiro pra pagar um curso decente, enfim.

Claramente a gente sabe quem vai aprender e quem vai ficar falando sempre no mesmo idioma. Bom estou aqui pra aprender e gosto praticar o que aprendo, se alguém quiser praticar conversas pelo IMO ou Whats em espanhol, inglês, alemão ou japonês. Estou aqui, não importa se você não fale direitinho no inicio, o que importa e que você não tenha medo de disparar as primeiras palavras e não tenha medo de deboches, pois isso é o que mais atrapalha na curva de aprendizagem, o receio de pronunciar errado uma palavra. No entanto para aprender um novo idioma errar faz parte do processo e assim aos poucos os erros dão lugar ao acerto, com o tempo vem o aprendizado. Para aqueles que estão estudando, bons estudos!.

Gostou? talvez queria ver também...

39
2 anos atrás
5

77 Comentários