O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Quelqu'un aime-t-il ce meuble ?"

Tradução:Alguém gosta desse móvel?

2 anos atrás

6 Comentários


annakelmer

o "quelqu'un" já não é o sujeito da frase? pra que o il então? poderia ser "quelqu'un aime ce meuble?" ?

Eu entendo que se coloca o "il" em frases quando não tem sujeito. Mas as vezes a frase já tem sujeito e mesmo assim se coloca o "il"?

2 anos atrás

choracavaco

No registro familiar, "Quelqu'un aime ce meuble ?" é perfeitamente aceitável, já que, com poucas exceções, a inversão do sujeito na frase interrogativa é característica do registro culto da língua.

Mas só se podem inverter os pronomes pessoais, "ce" e "on": "Serons-nous partis à temps ?"; "Où va-t-on ?"; "Comment vas-tu ?"; "Est-ce possible ?"

Quando o sujeito não é nem pronome pessoal, nem "ce", nem "on", ele permanece antes do verbo e é repetido sob a forma de "il(s)" ou "elle(s)": "Pourquoi Marie a-t-elle pleuré ?"; "Tes frères sont-ils venus ?"; "Les Malouines sont-elles britanniques ?"; "Quelqu'un aime-t-il ce meuble ?"

2 anos atrás

Teresinha
Teresinha

Que interessante! E você explicou muito bem!

7 meses atrás

OMackII
OMackII

acompanho sua pergunta

7 meses atrás

DaniloCruz16

Por que o -t-il?

2 anos atrás

Gabriel475897

Há várias maneiras de fazer uma pergunta e uma delas é a inversão sujeito-verbo. Se o verbo terminar em vogal e o sujeito começar em vogal ou h mudo põe-se o t.

Ex. Où va-t-elle ?

Aime-t-il cette horloge?

Mange-t-on de la viande ou des poissons ?

2 anos atrás