O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Elle y est allée hier."

Tradução:Ela foi lá ontem.

2 anos atrás

13 Comentários


kenya_gui

Qual a finalidade desse y no meio da frase?

2 anos atrás

ruama
ruama
Mod

O y é um pronome que substitui substantivos precedidos da preposição à (e até de outras preposições também). Como qualquer outro pronome, y aparece diante do verbo conjugado. Por exemplo:

-- Elle est allée à ton magasin ? (Ela foi a sua loja?)
-- Oui, elle y est allée hier. (Sim, ela foi [lá] ontem.)

No meu exemplo, y substitui "à ton magasin". Aqui no Duolingo, costumam representar y com , que, na verdade, é opcional em português. Y não tem tradução para o nosso idioma, mas pode ser representado de formas diferentes, conforme o contexto.

Mais aqui: http://www.portalcursos.com/CursoFrances2/curso/Lecc-14.htm.

2 anos atrás

Fivaz
Fivaz

Acho que era bom juntar no curso do duolingo, uma categoria para esses pronomes y e en, e outra para adverbios junto do passé composé como: "J'ai bien mangé". em vez de je bien ai mangé, ou j'ai mangé bien. Fica ai de dica, quando eu for fluente eu me torno 1 colaborador pra retribuir ao duolingo a força!

2 anos atrás

UlndWgGm

Qual a diferença entre "Ela foi lá ontem" e " Ela foi ontem lá"? Eu traduzi o exercício com o segundo exemplo e o duolingo considerou errado. Deu como certo a primeira tradução.

1 ano atrás

Darlan88

Salut mon cher ami. A frase do exercício, a resposta realmente é a primeira, pois existe as duas frases mas são escritas diferentemente. Como voce viu ''Elle y est allée hier = Ela foi la ontem e Elle est allée là = Ela foi ontem lá''. Compreendeu?? Espero ter ajudado qualquer coisa so perguntar. Merci et à très bientôt!!!

1 ano atrás

UlndWgGm

A frase "Elle est allée là": Não falta a palavra hier( ontem)? E em que posição na frase? Merci!

1 ano atrás

Darlan88

Ah é verdade esqueci do ''hier''. Elle est alléé là hier. Merci. Espero ter ajudado. Qualquer coisa só perguntar.

1 ano atrás

UlndWgGm

Ajudou sim. Merci!

1 ano atrás

oliveiro55

(y) sempre aparecerá quando houver uma resposta,porém nunca na pergunta ,estou correto ou não?

2 anos atrás

Darlan88

Ola Oliveiro55. O pronome ''Y'' tem dois usos básicos em francês: Substitui os complementos de lugar e também substitui nomes de coisas depois da preposição “à”. Esse pronome há necessidade de um contexto para expressa-lo. Normalmente vem na afirmativa mas posso sim coloca-lo na interrogativa mas sempre com a necessidade de um contexto pois ele trabalha como substituição como nesse diálogo: Ex: Jean - Je suis allé à Paris hier mon ami. Jacques - Avec qui vous y êtes allé?? Jean - J'y suis allé avec ma mère.

Espero ter ajudado. Qualquer duvida estou a disposição. À bientôt!!!

2 anos atrás

oliveiro55

obrigado pela resposta esclarecedora e pode acreditar precisarei futuramente mais de sua ajuda,valeu por estar disponível a ajudar À bientôt !

2 anos atrás

Regisllane

Só no áudio não consegui entender, mas quando olhei a escrita, tava blz.... A pronúncia dessa frase foi certinha?

6 meses atrás

ruama
ruama
Mod

A feminina tá bem complicada, a masculina está melhor. A pronúncia é como "Élii é talê hierr".

Inflizmente, não tem essa frase no Forvo. Dá para ouvir uma pronúncia alternativa aqui: http://context.reverso.net/translation/french-portuguese/Elle+y+est+allée+hier (passa o mouse embaixo da frase em francês que vai aparecer o ícone de alto-falante). E, nessa música, a letra diz "Elle y est allée par le train" já no início, o que ajuda também: https://www.letras.mus.br/escrocs-les/55556/.

6 meses atrás