"Wo sind meine grünen Schuhe?"

Tradução:Onde estão os meus sapatos verdes?

2 anos atrás

9 Comentários


marceloamsiq

Como devo entender as terminações nesta frase? "meine" parece estar no nominativo plural e "grünen" parece estar no dativo plural. É isso mesmo? caso afirmativo, por que "grünen" passa para o dativo?

2 anos atrás

choracavaco

"Meine", aqui, é nominativo plural, e -en é a terminação 'padrão' do plural em todos os casos quando o adjetivo é precedido por determinante que já contenha a ideia do plural. Toda a frase está, logicamente, no nominativo.

1 ano atrás

Jonatas433782

Quando a frase tem um determinante possessivo (mein-,dein-,ihr-, etc) você cai num caso de Mixed Inflexion. Vá no link abaixo e procure na parte de Adjectives a tabela para os casos de Mixed Inflection. https://en.wikipedia.org/wiki/German_declension Desculpa pelas palavras em inglês pois foi assim q aprendi.

1 ano atrás

elzilanecarvalho

Por que não "meine grüne Schuhe"?

1 ano atrás

choracavaco

Em alemão, adjetivos no plural só não terminam em -en quando não são precedidos por determinante (artigo, possessivo etc.) que já contenha a ideia de número.

Aqui, "meine" é claramente plural (não pode ser feminino singular já que "Schuhe" é masculino e plural), "grünen" tem a terminação 'padrão' do plural.

Numa frase sem determinante como "Grüne Schuhe sind toll" = Sapatos verdes são legais, a terminação vai variar de acordo com caso (nominativo, acusativo, dativo e genitivo).

http://www.aprender-alemao.com/adjetivos-alemao.html

1 ano atrás

GuiJu

Como diferencio o singular do plural nesta frase?

2 anos atrás

esperamosamor

"Wo ist mein grüner Schuh?" é singular

2 anos atrás

FilipeVsti

Porque não da "onde esta os meus sapatos verdes?"...

1 ano atrás

choracavaco

Porque 'sapatos verdes', o sujeito da frase, é plural, o verbo deve concordar com ele: 'Onde estão os meus sapatos verdes?'

2 meses atrás

Conversas Relacionadas

Aprenda Alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.