O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Je vous demande."

Tradução:Eu lhe pergunto.

2 anos atrás

11 Comentários


JoseA.Rodr6
JoseA.Rodr6

"eu te peço" não seria uma resposta válida?

2 anos atrás

Australis
Australis

Não. Por "vous" ser um pronome formal ele não pode ser traduzido para "tu", um pronome informal em português. Então "vous" pode significar "você(s)", "o(s) senhor(es)", "a(s) senhora(s)" ou "vós". Pela norma culta, os pronomes oblíquos a serem usados com esses pronomes são somente "vos", "o(s)/a(s)" (quando o verbo não leva preposição) ou "lhe(s)" (quando o verbo leva preposição, caso desse exercício). Portanto "je vous demande" pode ser:

  • "eu vos pergunto/peço" ("vos" = "a vós");
  • "eu lhe pergunto/peço" ("lhe" = "a você/ao senhor/à senhora");
  • "eu lhes pergunto/peço" ("lhes" = "a vocês/aos senhores/às senhoras").

Acredito que a dúvida surja porque coloquialmente (em pt-br) misturamos o pronome oblíquo da segunda pessoa ("tu" = "te") com o pronome "você" ("eu te amo, você é linda"), mas a regra diz que o correto é usar o pronome oblíquo da terceira pessoa nesse caso ("eu a amo, você é linda"). Como o Duo segue a norma culta, sua sugestão não é possível aqui.

"Eu te pergunto/peço" só poderia ser usado se em francês a frase fosse construída com o pronome "tu":

  • "je te demande" = "eu te pergunto/peço" ("te" = "a ti").

E como "tu" não é muito usado em pt-br e "você" pode ser a tradução tanto de "tu" quanto de "vous", já que se trata de um pronome semiformal e muito versátil, a frase acima também poderia ser traduzida para "eu lhe pergunto/peço" ("lhe" = "a você").

2 anos atrás

drope0427

"Eu vos pergunto" não aceitou...

1 ano atrás

cezarcamelo

"eu peço a vocês" - reportei.

1 ano atrás

ladydeath696

Seria correto dizer: "Eu vos demando"?

7 meses atrás

Australis
Australis

Sim.

7 meses atrás

DaniloCruz16

Je vous demande poderia ser tambem eu o ordeno? Se nao, como seria?

2 anos atrás

Franklingg1

Je vous commande

1 ano atrás

Tarso964294

Por que não posso dizer: Eu pergunto a vocês.

7 meses atrás

Australis
Australis

Pode ser também. Se esta resposta tiver sido recusada reporte-a da próxima vez através do botão "reporte um problema" para que os moderadores possam acrescentá-la.

7 meses atrás

carteira
carteira

Eu pergunto a vocês. A frase está correta, mas o Duolingo não aceitou, porque não sabe Português!

5 meses atrás

Conversas Relacionadas