"WiegehtesdeinerMutter?"

Tradução:Como vai a tua mãe?

2 anos atrás

5 Comentários


Jonas813805

... aquela gorda

8 meses atrás

GuiJu
GuiJu

Por que é dativo?

2 anos atrás

kauev
kauev

A expressão wie geht es no sentido de como vai é sempre dativa.

Pela pesquisa rápida que fiz, parece que a preposição dativa mit fica subentendida, logo, o objeto que segue o sujeito es deve concordar em caso.

-Wie geht es dir?
-Es geht mir gut.

-Wie geht es deiner Mutter?
-Meiner Mutter geht es gut.

Em alemão, existem dezenas de expressões regidas pelo dativo e basta analisá-las para ter uma ideia da sua importância:

-Ich bin gut = Eu sou bom;
-Mir geht es gut = Eu estou bem (ou literalmente, comigo vai bem)

http://german.stackexchange.com/questions/7592/is-ich-bin-gut-a-valid-reply-for-how-are-you
http://german.stackexchange.com/questions/22064/grammatical-cases-in-wie-geht-es-dir

2 anos atrás

GuiJu
GuiJu

Danke dir sehr

2 anos atrás

Anborges12

Como vai tua mãe. Não há necessidade do artigo "A" antes de tua. Tanto faz "A tua mãe" como "Tua mãe". O mesmo acontece com todos os outros pronomes possessivos. Ex. Eu sou seu pai/ Eu sou (o) seu pai. Mas o Duo não aceita. Então, eu me vingo. Eu poluo.

O artigo deve ser usado em casos como: Este livro é O meu, aquele lá é O seu. Observe que nestes casos meu e seu não antecedem substantivos. Ou em casos de ênfase.

Esta é uma das dificuldades dos cursos baseados na tradução.

1 ano atrás
Aprenda Alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.