O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Il mange du gâteau."

Tradução:Ele come bolo.

2 anos atrás

2 Comentários


luisabdman

levando em consideração a diferença entre "comer o bolo" e "comer do bolo", como ficaria "ele come do bolo" em francês? respondi dessa forma e errei.

2 anos atrás

MayRalgmann

esse "du" é chamado partitivo. no francês, temos que usar os partitivos antes de substantivos incontáveis. veja essa explicação: O partitivo expressa parte de algo inteiro e corresponde a “um pouco”, “um tanto”. Veja as formas do partitivo em francês:

du (de + le) = usado antes de substantivos masculinos no singular que começam com consoante de la = usado antes de substantivos femininos no singular que começam com consoante de l’ = usado antes de qualquer substantivo começando com vogal des (de + les) = usado antes de todos os substantivos no plural

Alguns exemplos:

Il prend du café. [Ele toma/está tomando café.] Manges-tu de la viande? [Você come carne?] Avez-vous de l‘argent? [Vocês têm dinheiro?] Je vais boire du lait. [Vou tomar leite.] Veux-tu du jus ou de l‘eau? [Você quer suco ou água?]

Embora ele não seja traduzido em português, em francês temos de usar o partitivo para indicar que uma quantidade não é exata. Não sabemos o quanto de café, carne, dinheiro ou leite vão ser consumidos.

Na forma negativa o partitivo é feito com de sem o artigo definido quando precede um objeto direto do verbo ou vem após a expressão il n’y a pas (não há):

Elle n‘a pas de chance. [Ela não tem sorte.] Il n’y a pas de problème. [Não há problema.]

Com advérbios de quantidade e com expressões contendo a palavra de, usamos somente de:

Elle a beaucoup d‘amis. [Ela tem muitos amigos.] Je peux me passer de chocolat. [Consigo ficar sem comer chocolate.]

Compare as seguintes frases:

J’ai acheté du chocolat. [Comprei chocolate.] J’ai acheté le chocolat. [Comprei o chocolate.]

Je veux du gâteau. [Quero bolo.] Je veux le gâteau. [Quero o bolo.]

fonte: http://frances.forumdeidiomas.com.br/o-partitivo-em-frances/

2 anos atrás