"Os olhos dele são azuis."

Tradução:Ses yeux sont bleus.

2 anos atrás

5 Comentários


eltoncomputacao

Afinsl, qual a diferenca entre "yeux" e "oeil" se ambos significam "olho"?

6 meses atrás

ruama
ruama
Mod

Oeil é olho singular. Yeux é olhos plural

6 meses atrás

Estudando_12

Ruama, por gentileza, se a frase fosse:

"Os olhos deles são azuis" (deles, no plural),

Eu poderia vertê-la como:

"Leurs yeux sont bleus".

Correto?

Agora, tendo em vista que:

"Leur / Leurs" é um pronome utilizado para a terceira pessoa do plural e "Lui" é um pronome utilizado para a terceira pessoa do singular,

Eu posso traduzir esta frase:

"Olhos dele são azuis" (dele, no singular)

Através da forma:

"Lui yeux sont bleus" ou "Luis yeux sont bleus" (porque eu não sei se o pronome "Lui" - caso caiba aqui - deve concordar com o substantivo, como no caso de "Leur".

Então, na verdade, são duas dúvidas:

1 - Eu posso usar a forma "Lui (ou Luis) yeux sont bleus" como alternativa à sentença "Ses yeux sont bleus" para traduzir a frase "Os olhos dele são azuis"?

2 - Em caso positivo, o pronome "Lui" deve ir para o plural para concordar com o substantivo "olhos" da mesma forma que ocorre com o pronome "Leur"?

6 meses atrás

ruama
ruama
Mod

Lui não funciona como adjetivo possessivo (ou pronome possessivo adjetivo) e a forma luis não existe.

Assim, para dizer que algo pertence à terceira pessoa do singular (il e elle), se usa sa, son, e ses: "sa chamise" (a sua camisa), "son ordinateur" (o seu computador), "ses livres" (os seus livros). Caso pertença à terceira pessoa do plural (ils eelles), se usa leur e leurs: "leur travail" (o seu trabalho ), "leurs jouets" (os seus brinquedos).

Caso a posse seja indicada com o verbo être, então se usa a forma "à + pronome tônico". Lui para o que pertence a ele, elle para o que pertence a ela, eux para o que pertence a eles e elles para o que pertence a elas.

  • La chemise est à lui = A camisa é sua = A camisa é dele
  • L'ordinateur est à elle = O computador é seu = O computador é dela
  • Les livres sont à eux = Os livros são seus = Os livros são deles
  • Le jouet est à elles = O brinquedo é seu = O brinquedo é delas
6 meses atrás

Estudando_12

Muito obrigado, Ruma!

6 meses atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.