O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Ele pode escolher guardar ou jogar as cartas."

Tradução:Il peut choisir de garder ou de jeter les cartes.

0
2 anos atrás

6 Comentários


cezarcamelo

Achei que "Il peut choisir de garder ou jeter les cartes" não seria gramaticalmente aceito.

4
Responder2 anos atrás

GilmarBrit1
GilmarBrit1

Também pensei nisso! Deveria ser o mesmo caso de quando ocultamos no português uma preposição, pois ela é desnecessária para a semântica Ex: - eu gosto de maçã e de uva - eu gosto de maçã e uva (ocultei a preposição "de")

Os dois casos estariam corretos

1
Responder1 ano atrás

BAwful
BAwful

Boa noite. Concordo, mas no caso do exercício é um verbo depois da preposição. Por que foi necessária a utlização de uma ous duas preposições? Att.

1
Responder1 ano atrás

GilmarBrit1
GilmarBrit1

De fato, você tem razão, BAwful! Meu exemplo foi inadequado (prep+substantivo), embora eu quisesse dizer a mesma coisa para o cezarcamelo: do ponto de vista semântico, não precisaria de uma segunda preposição.

Porém, parece que há duas regras anteriores a essa suposta semântica:

1) em francês, coloca-se o verbo no infinitivo depois das preposições à, de, pour e sans. (vide: http://www.francaisfacile.com/exercices/exercice-francais-2/exercice-francais-53071.php).

2) quando temos dois verbos na mesma frase, o segundo verbo sempre estará no infinitivo (e isso poderia explicar porque apenas garder e jeter foram antecedidos pela preposição DE: os verbos peut (conjugado) e choisir (no infinitivo) quando juntos ("peut choisir") pedem uma espécie de complemento verbal (ele pode escolher o quê?). Assim, os verbos garder e jeter no infinitivo funcionariam como esse complemento.

Encontrei esses três links que podem ser úteis para os nossos estudos, principalmente o primeiro e o segundo:

1) Exemplos de verbos SEM preposição+verbo no infinitivo; exemplos de verbos COM preposição (à ou de) +verbo no infinitivo: http://la-conjugaison.nouvelobs.com/fle/les-verbes-avec-la-preposition-de-ou-a-ou-sans-preposition-suivis-d-un-infinitif-88.php

2) Algumas regras ortográficas (ver, em especial as duas primeiras, pois dialogam diretamente com esse exemplo): http://bbouillon.free.fr/univ/lf/fichiers/regles.htm

3) Uma lista grande com alguns verbos no infinitivo precedidos da preposição À ou DE: http://www.bertrandboutin.ca/Folder_151_Grammaire/L_b_prep_a_et_de.htm

Espero ter ajudado, mas vamos discutindo aí qualquer coisa (y)!

1
Responder1 ano atrás

KahSz
KahSz

Cartes e Lettres não são a mesma coisa? Na dica mostra que são sinônimos, mas no final não aceita.

0
Responder9 meses atrás

Anabelabala
Anabelabala

Entendi como em um jogo e respondi "il peut choisir de tenir ou de jouer aux cartes."

0
Responder3 meses atrás