mknaomi

Amanha DE MANHA vs cafe DA MANHA

Why are "DE" and "DA" are use in front of "manha" in "amanha DE manha" vs "cafe DA manha"? Brigada!

June 4, 2016

11 Comments


vegjjany

"De" is "of", "da" (de + a) is "of the". So breakfast in Brazilian Portuguese is literally "coffee of the morning", not "coffee of morning".

"Amanhã de manhã" means "tomorrow morning" (in this case, "de" means "during", so it is equivalent to "tomorrow during the morning") , not "tomorrow of the morning" (which doesn't make sense).

June 4, 2016

aanaaaa

" de " there is a period of time , and " da" is a possessive.

June 4, 2016

Cajueiro012

É difícil de explicar, não sei quão familiarizada com a língua você está, mas aqui vai(caso não entenda, eu posso explicar de forma mais resumida, em inglês se preferir):

"de manhã" é um adjunto adverbial de tempo, que resumidamente são palavras que, juntas, funcionam como um advérbio ( que modifica o sentido da frase, como por exemplo dizendo que algo é longe). "da manhã" se refere a algum período do dia "café de (algum período do dia)"

Pode ser, nesse caso:

a manhã a tarde a noite

Preposição 'de' + artigo 'a' = da

June 5, 2016

Alan.Botelho

"Amanhã" = tomorrow = adverb. ///// "Café" = coffee = noun.

In Portuguese we don't use "o" (male "the") nor "a" (female "the") in these three adverbs for the parts of the day:

"De manhã" = In the morning - (think as "At morning" in this case).

"De tarde" = In the afternoon - (think as "At afternoon" in this case).

"De noite" = At night / In the evening - (think as "At evening" in this case).


"Eu saí DE manhã" = I left in the morning - (think as "AT morning").

"Ela trabalha DE tarde" = She works in the afternoon - (think as "AT afternoon").

"Ele dorme DE noite" = He sleeps AT night.


But the word "de" also works as a link between nouns, and it can appears as "do" (male "of the") or "da" (female "of the"):

Coffee of the morning = "café da manhã" (F).

Children of the night = "filhos da noite" (F).

People of the Sun = "povo do Sol" (M).

Side of the Moon = "lado da Lua" (F).

News of the world = "notícias do mundo" (M).

Fishes of the sea = "peixes do mar" (M).

June 5, 2016

mknaomi

Ok, brigada por seus explicacoes. Entau eu acha que o frase Amanha DE manha no tem DA porque "manha" e um periodo de tempo e a palavra DE significa periodo de tempo. Por otro lado, cafe DA manha e como dizer cafe DE A MANHA. O DE e A combinada sao DA. E correcto? Brigada!

June 7, 2016

Cajueiro012

Levando em conta que a partícula "de" tem essa função especifica nesse caso, ela pode ter outras funções

June 8, 2016

Alan.Botelho

Correto. O "de" também existe em advérbios (adverbs) de lugar (place):

"de cima" = from above.

"de baixo" = from below.

"de dentro" = from inside.

"de fora" = from outside.


Outros advérbios de tempo:

"de novo" = again.

"de vez em quando" = sometimes.

June 8, 2016

Thyago31

Mknaomi, sou brasileiro e percebo alguns erros na sua escrita efetuada acima. Assim irei reescrevê-la de uma maneira mais correta (Mknaomi, I'm a brazilian, and I perceived some mistakes in your writing above. I will rewrite the sentences more correctly):

"Ok, obrigada por suas explicações. Então, eu acho que a frase "amanhã de manhã" não tem "da" porque "manhã" é um período de tempo e a palavra "de" significa período de tempo. Por outro lado, "cafe da manhã" é como dizer "café de a manhã". O "de" e o "a" combinados são "da". Está correto? (no Brasil é "correto", em Portugal eles escrevem "correcto") Obrigada!"

June 20, 2016

mknaomi

Obrigada a gente!

June 6, 2016

CarlNasc26

Corrigindo: "Obrigada, gente!" * - não falamos o "a".

June 7, 2016

MoacirSantana10

This will help you !!! (With NATIVES) https://www.duolingo.com/comment/16060406

June 10, 2016
Learn Portuguese in just 5 minutes a day. For free.