O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Esta ou aquela?"

Tradução:Celle-ci ou celle-là ?

0
2 anos atrás

5 Comentários


Eliane798206

Por que não cette, se o pronome é "esta"?

0
Responder2 anos atrás

Australis
Australis

Porque "cette" é um adjetivo demonstrativo, ele tem que vir acompanhado de um substantivo:

  • "cette jupe" = "esta saia".

"Celle" é um pronome demonstrativo, ele aparece sozinho substituindo um substantivo:

  • "cette jupe-là est la mienne et celle-ci est la tienne" = "aquela saia é minha e esta (aqui) é sua".

A confusão ocorre porque em português a mesma palavra exerce as duas funções, enquanto em francês você precisa de palavras diferentes.

Obs: "-là" e "-ci" são partículas usadas em francês somente para indicar a proximidade do objeto do interlocutor. Em português temos "esta/essa" (mais próximo) e "aquela" (mais distante). Em francês "-ci" equivale ao que está próximo e "-là" ao que está distante.

15
Responder42 anos atrás

Eliane798206

Merci beaucoup, Australis.

0
Responder2 anos atrás

Regisllane

Qual a diferença de Celle e Cellui? Pq eu coloquei Cellui-ci

0
Responder6 meses atrás

Australis
Australis

"Celle" é o pronome feminino e "celui" é o pronome masculino. A tradução deles sempre depende do contexto, mas literalmente eles significam "esta/essa/aquela" e "este/esse/aquele", respectivamente. Portanto, sem mais informações, "esta ou aquela?" = "celle-ci ou celle-là ?" e "este ou aquele?" = "celui-ci ou celui-là ?".

0
Responder6 meses atrás