O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Se pode beber essa água sem nenhum risco."

Tradução:On peut boire cette eau sans aucun risque.

2 anos atrás

7 Comentários


DaviCarvalho3

Não é usual inciar uma frase com pronome reflexivo "se", o normal seria: "Pode-se beber essa água sem nenhum risco

2 anos atrás

antlane
antlane

você está certo e a gente nota que os colaboradores deste curso sabem muito mais o francês que o português (só como observação, esse se não é reflexivo, é pronome apassivador. Tanto que é possível a forma Essa água pode ser bebida sem nenhum risco.

2 anos atrás

Vieira64
Vieira64

De facto, parece uma daquelas frases " Se ... então...." Fica esquisita a frase. É caso para concluir. SE pode beber água sem nenhum risco,........ ENTÃO não há risco beber água! É curioso isto, porque o duolingo vem fazendo corresponder esta construção verbal a "A gente...", ou simplesmente coloca o verbo a primeira pessoa do plural, neste caso seria "podemos beber....", como se o pronome pessoal estivesse subentendido. Estava já convencido de que "Pode-se beber..." era apenas possível em português europeu.

1 ano atrás

antlane
antlane

Pode-se beber existe também no Brasil, mas como forma culta, literária. A linguagem cotidiana adotou Pode se beber, Ela pode se sustentar, Eles podem se comunicar. A pronúncia do se aqui é mais acentuada que por aí.

1 ano atrás

Vieira64
Vieira64

Obrigado pela informação.

1 ano atrás

antlane
antlane
1 ano atrás

Vieira64
Vieira64

Pode-se beber com ou sem traço, Pode beber-se, etc tudo bem, não discuto isso, mas acho que a frase do duolingo vai longe de mais no uso da liberdade de colocar o SE, ao construir esta frase SE PODE berber essa água sem nenhum risco. Transforma o pronome SE numa conjunção condicional...., torna a frase pouco clara, pelo menos para os falantes não brasileiros, creio eu...

1 ano atrás