"Eu gosto das xícaras verdes."

Tradução:Ich mag die grünen Tassen.

6/7/2016, 2:09:52 AM

5 Comentários


CsarCruvin

Essa pergunta é para todos os colegas, mas em especial ao Dandourado. hehe

Estou aprendendo pela tabelinha da Declinação de Adjetivo que você gentilmente nos apresentou. "Danke"

"grünEN" pois há um artigo, ele está na forma original, e porque o substantivo não está no singular termina com EN. É isso mesmo?

E se caso fosse Tasse no singular, seria: "Ich mag die grünER Tasse" ???? Acho que não, né?!

6/7/2016, 2:09:52 AM

dandourado

Hehehe.

É grünEN por isso mesmo que você falou!

Agora, se fosse Tasse, a frase ficaria "Ich mag die grünE Tasse". Die mostra gênero (como nós já descartamos o plural na terceira pergunta, só pode ser feminino), então o adjetivo recebe apenas o -e.

-er e -es só são colocados depois de ein e seus equivalentes (dein, sein, unser etc.), ou seja, daqueles que não mostram gênero.

(E pra ninguém ficar perdido na discussão, a tabelinha está nesse link: http://www.nthuleen.com/teach/grammar/adjektivendungenexpl.html)

6/7/2016, 1:28:05 PM

Angelade12

Esta tabelinha é demais. Obrigada dandourado. As vezes me enrolo, porém menos do que antes de ser apresentada a ela. Danke, vielle danke

6/13/2016, 3:29:14 PM

FPunchSamurai

eu não poderia usar o gefallen nesse caso? meio que ainda não entendi a diferença entre gefallen e mögen

10/18/2017, 5:20:17 PM

choracavaco

A grande diferença está na construção, devido ao fato de "gefallen" reger dativo. A frase equivalente seria "Geffalen dir die grünen Tassen?" Ou seja, com "mögen" o sujeito do verbo é quem gosta, com "gefallen" o sujeito é a coisa de que se gosta. Algo como 'Você gosta das xícaras?' e 'As xícaras lhe agradam?' Mas o sentido é o mesmo, e sua sugestão deveria ser aceita.

4/1/2018, 11:51:54 PM
Aprenda Alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.