O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Ce n'est pas une étoile."

Tradução:Isso não é uma estrela.

2 anos atrás

4 Comentários


annakelmer

por "étoile" ser feminino, a frase não deveria começar com "cette" ao invés de "ce"?

2 anos atrás

ruama
ruama
Mod

Não, nas expressões "ce + être", ce é invariável. Será sempre ce independente de o complemento ser feminino ou masculino, singular ou plural. Cette é um adjetivo demonstrativo, ele sempre acompanha um substantivo: cette étoile (essa estrela), cette femme (essa mulher), cette robe (esse vestido), etc.

2 anos atrás

annakelmer

Muito obrigada! Mas e pensando, por exemplo, na frase "ceci n'est pas une pipe"? Sei que tem a diferença do "isso" e "isto", mas essa frase poderia ser, por exemplo "Cela n'est pas une étoile"? [pronome neutro]

Eu anotei aqui que 'ce' e 'cette' são adjetivos demonstrativos, 'ceci'/'cela'/'ça' são pronomes neutros e 'celui'/'celle' são pronomes demonstrativos. Está certo isso? Se sim, o 'ce' nessa frase tem alguma outra função diferente, já que não acompanha substantivo?

2 anos atrás

ruama
ruama
Mod

Com exceção de cette, que é apenas adjetivo demonstrativo, todos são pronomes demonstrativos (ce pode ser pronome ou adjetivo), mas alguns são neutros e outros não.

Ce, cela, ceci e ça são neutros e os três primeiros são usados seguidos do verbo être em frases que servem para apresentações. São como os nossos pronomes isto, isso e aquilo. Assim "Cela n'est pas une étoile" é correto também, porém um pouco mais formal, acredito. Ça é usado com os demais verbos, como em "Ça s'est passé en 2010" (Isso aconteceu em 2010).

celui e celle são pronomes demonstrativos definidos, como os nossos este, esse, aquele, esta, essa, aquela e suas variações. Eles substituem "adjetivo demonstrativo + substantivo". Por exemplo:

  • Cette robe-ci n'est pas jolie. Je préfère celle-là. (celle-là = cette robe-là)
    Esse vestido não é bonito. Eu prefiro aquele.

A correspondência entre os adjetivos demonstrativos e os pronomes demonstrativos definidos:

  • cette + subst. fem. singular = celle
  • ce + subst. mas. singular = celui
  • ces + subst. fem. plural = celles
  • ces + subst. mas. plural = ceux
2 anos atrás