O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Sobre morar em Londres, a dificuldade de aprender uma nova língua e algumas dicas legais

Olá pessoal!

Quero compartilhar com vocês minha trajetória no aprendizado do inglês, pois talvez possa inspirar alguém e contribuir de alguma forma.

Me mudei para Londres há um ano, já tinha morado aqui por oito meses em 2013 e por isso me vi obrigada a aprender inglês, mas eu sou uma pessoa que tem uma péssima capacidade de memorização e a idade já traz o seu peso extra (48), embora eu me mantenha ativa e aprendiz.

O que mais me atrapalhou:

  • Em primeiro lugar o MEDO de errar, sentir vergonha por errar, achar que sotaque é feio, querer abrir a boca só quando tivesse domínio do idioma e um sotaque quase nativo. Esse foi um grande erro que está ligado à cultura do perfeccionismo do Brasileiro (?) Sim, morando aqui vendo pessoas errando na televisão em pleno horário nobre e nem ligando para isso... vendo pessoas espantadas quando eu peço desculpas por algo que fiz errado (embora "sorry" seja muito ouvido por aqui, mas é apenas uma forma educada de pedir licença ou se desculpar quando esbarramos em alguém) e acima de tudo, na escola da minha filha observar que o erro é tratado de uma forma muito natural, só então percebi o quanto no Brasil nós valorizamos só o sucesso, o perfeito, as vitórias e nos ligamos erro à algo vergonhoso e não algo extremamente natural principalmente quando estamos aprendendo.

  • Em segundo lugar o que mais me atrapalhou foi a PRESSA. Caí na armadilha da fluência em seis meses e com isso perdi um precioso tempo. Talvez não perdi totalmente porque sempre fica algo do que ouvimos ou fizemos, mas eu poderia ter entendido que a tal fluência a que estes métodos se refere é uma fluência básica que viria com um bom nível de envolvimento com o inglês, de qualquer forma...

O que mais ajudou

  • Não tem como deixar de dar o mérito ao DUOLINGO. Manter ofensivas foi de longe, o exercício que eu precisava para memorizar. No inicio estabeleci a meta de trinta lingots/dia e muitas vezes fazia mais que isso. Foi fundamental a repetição de lições e não passar sequer um dia sem ter que acessar e exercitar aquela área do cérebro que estava armazenando este novo conhecimento.

-Junto com o duolingo o LISTENING! Ouvir, ouvir, ouvir. Eu baixei podcasts de ensino de inglês - vou deixar alguns links abaixo - e ouvia incessantemente por horas. No começo eu entendia pouco e com o tempo já entendia quase tudo. Quando começava a enjoar de um podcast, procurava outro. Como meu foco é inglês britânico, foi um pouco mais difícil mas vale muito. Repeti podcasts que eu já tinha ouvido muitas e muitas vezes. Senti meu inglês deslanchando!

  • Estudar pelo menos dez minutos de GRAMATICA por dia. Sem entender o porquê de algumas estranhezas da língua, a memorização fica truncada. O cérebro rejeita, pois aquilo não faz sentido não "entra" na cabeça ou você acaba aplicando para outras situações e vira uma bagunça. Uma página de exercício em um site por dia e deu, ênfase demais em gramática suga a energia da gente, tira o prazer do aprendizado e isso ninguém quer.

  • Falar sozinha. Sério, não parece mas é difícil. Aí você pensa: "mas o que adianta, não tem ninguém para me corrigir"! Mas vai te dar entonação, e vai fazer você exercitar a área da LINGUAGEM em seu cérebro que é diferente de ouvir/compreender e diferente também de memorizar. A linguagem é quando o cérebro tem que conectar tudo isso e ainda articular a fala, então tem que exercitar e acredite, em frente a um espelho olhando para você mesmo, você vai ver que é complicado falar. EXERCITE e veja a diferença.

Bom, três anos depois do meu start posso dizer que sei ainda muito pouco, que ainda é um desafio, mas é prazeroso poder assistir a noticiários por aqui e entender, ouvir rádio e entender e mesmo com um inglês não perfeito ir a reuniões da escola, às compras, aos museus e galerias de arte, enfim, usufruir do que a cidade tem para me oferecer. Acima de tudo eu entendo e sou entendida, mas ainda tenho muito o que melhorar, inclusive conquistar o nível 25 aqui no Duo.

Desejo que cada um faça da sua jornada de aprendizado um belo caminho e que o aprendizado inglês abra muitas portas para vocês.

Segue abaixo algumas dicas de recursos:

1- Duolingo - SEMPRE com ofensivas crescendo a cada dia. Faz diferença! . 2 - ELSA - App para android e IOS - É gratuito, corrige a sua pronúncia, é incrível!!!

3 - English Grammar in Use - App gratuito da Universidade de Cambridge e tem também o livro, uma referência para todo mundo que quer aprender. Uma página do livro ou um exercício no aplicativo por dia e sua dose diária de gramática estará bem atendida.

4 - Podcast (ouvir enquanto você faz outras coisas, ouça mesmo sem entender): Luke's English Podcast - British English with Luke Thopson Podcasts da BBC : 6 minute english/ The english we speak / 6minutes vocabulary British Council - LearnEnglish - Elementary Podcast - Iniciantes Daily easy english expressão podcast - American english

5 - Aulas Youtube: Boston English: Aprender Inglês por histórias : https://www.youtube.com/channel/UCLEQXrAIrbKsr6XJbIWNN3Q IELTS - Aprender com quem aplica o teste de proficiência, tem testes gravados neste canal. https://www.youtube.com/channel/UCcZJFoCjX0S9N4Gcn5tD3SA Peppa Pig e outros Cartoons - Pode rir, eu deixo :] Mas a Peppa, Charlie e Lola, Cailou, etc tem um inglês muito claro. Assisti muito no começo e não me arrependo nem um pouco. Até hoje, vejo programas infantis no youtube Mr.Duncan - Eu gosto particularmente dos vídeos antigos, foco no inglês britânico. Há muitas outras aulas disponíveis, escolha a que você mais se identifica e assista sempre que puder, mas cuidado, tem muita besteira também!!!

6 - Italki - Converse com um professor nativo. É um recurso muito bom, você tem que pagar, mas eu acho que é um investimento que vale. Você escolhe um professor e programa uma aula via skype. Você compra créditos com seu cartão de credito (100 créditos, 10 dólares) escolhe um professor e marca o horário. As primeiras lições podem ser mais baratas (30 minute trial). Você faz quanto quiser e quando quiser. Vença a timidez, mesmo que não seja algo frequente por conta do preço, que seja uma forma de você acompanhar o seu progresso.

E mais: Divertido aprender jogando com música: http://lyricstraining.com/en/ Acertando a pronúncia: http://www.shiporsheep.com/page1.html Exercício online com correção: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/grammar-exercise-plural.php http://www.perfect-english-grammar.com/say-or-tell-exercise-1.html http://learnenglish.britishcouncil.org/en/english-grammar

É isso pessoal, espero que tudo isso seja de alguma forma útil ou inspirador. Uma coisa eu posso garantir para você: Se eu estou conseguindo, qualquer um consegue :]

Best wishes!

Cris

2 anos atrás

12 Comentários


https://www.duolingo.com/210319572013

muito boa suas dicas, obrigada por compartilhar, vc está muito nova eu já estou com 59, mais me animei com vc, pessoas boas ainda existem, vc, obrigada.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Nessa_05
Nessa_05
  • 20
  • 16
  • 10
  • 7
  • 6

Thank you very much for the tips! :)

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Welcome!!! Thank you for taking your time leaving a coment!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/binhol
binhol
  • 24
  • 16
  • 11
  • 9
  • 4

OLÁ, PARABÉNS PELAS CONQUISTAS, ESPERO AINDA CHEGAR NESSE NIVEL!!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/MarconiAP

Muito bom seu depoimento é de graaaande incentivo pra mim. Obrigado!!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Olá Marconi Eu fico muito feliz que tenha servido como incentivo. Espero que você progrida muito, as portas que o inglês abre são fantásticas, vale a pena!!!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Polly_Rodrigues

Nossa fiquei muito motivada. Tenho 37 e retomei os estudos de inglês para acompanhar minha filha que deve ir morar em Miami. Quando visitá-la quero saber um pouco hehe. Muito agradecida pelo relato.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Oi Polly! Bom saber que ficou motivada, é isso aí segue em frente. Aprender um idioma é um exercício fantástico que traz enormes benefícios para nossos cérebros além de melhorar auto-estima, nos abrir um mundo de significados quando passamos a entender as músicas, os filmes, enfim... O seu objetivo vai ser alcançado e vai vir com muitos plus, muitos ganhos extras. Um abraço!!! Bons estudos!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/HermesAlme

Parabéns pelas conquistas, e obrigado por compartilhar suas experiências!

Hermes

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Obrigada Hermes!!! Feliz que tenha feito sentido... Um abraço e bons estudos pra nós :]

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/van.she

Depoimento muito completo. Parabéns por tirar o seu tempo para ajudar todos aqui na comunidade. Eu também já morei em Londres em 2008 e quero voltar ano que vem para a Inglaterra, não sei se para Londres. Depois do Brexit, ficou complicado, mesmo eu já tendo cidadania europeia, vamos ver! Rs. Enfim, o que eu posso complementar ao relato é que não existe maneira mais fácil e rápida de aprender um idioma do que morar num país (ou fazer um curso de férias, se você não consegue morar) que fala o idioma. A total imersão promove um aprendizado duradouro e muito mais rápido, não tem como competir com isso. Quem tiver a oportunidade, faça isso! Grande parte do inglês que hoje sei bem adquiri com a minha vivência na Inglaterra e em viagens para países que falam o idioma. Ajuda muitoooo! Agora estou aprendendo alemão aqui no Duolingo e estou gostando. Vamos ver se eu consigo ir pra Alemanha ou pra Áustria passar uns dias ou conversar com alguns amigos alemães quando eu estiver no nível intermediário! Alguém teria dicas semelhantes à da Cris mas para o alemão? A única que sei é do curso de alemão da Deutsche Welle: http://www.dw.com/en/learn-german/german-courses/s-2547 , mas seria legal saber de alguns podcasts, apps para treinar a pronúncia também. quem puder ajudar, agradeço.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Oi!!! Boa sorte com o Alemão, esse sim um enorme desafio!!! Eu tenho tido um bom progresso depois de me mudar para cá, mas ainda tenho dificuldades por ser dona de casa e falar só português em casa, então tenho que procurar oportunidades de falar, já que minha dificuldade agora é essa. Entender e ler está muito mais tranquilo mas a fala... como é diferente!!! Não dá para sair na rua conversando com quem aparecer, e nas conversas informais, ninguém te corrige, por isso preciso ser criativa e procurar lugares onde as pessoas vão para praticar, com algum nativo por perto que corrija. Isso tudo para dizer que imersão por imersão não faz o milagre embora como você disse ajuda demais. Em tudo a gente tem que empenhar nosso esforço (ou pelo menos tem sido assim comigo). Adorei seu acréscimo e vou te desejar toda a sorte para seus planos futuros. O Brexit não vai parar a imigração, isso é dito diariamente aqui inclusive pelos proponentes da saída, então se você gosta daqui, vale manter a mente aberta para esta possibilidade. Um abraço e bons estudos!

2 anos atrás