O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Sobre morar em Londres, a dificuldade de aprender o idioma e algumas dicas legais

Olá pessoal!

Quero compartilhar com vocês minha trajetória no aprendizado do inglês, pois talvez possa inspirar alguém e contribuir de alguma forma.

Me mudei para Londres há um ano, já tinha morado aqui por oito meses em 2013 e por isso me vi obrigada a aprender inglês, mas eu sou uma pessoa que tem uma péssima capacidade de memorização e a idade já traz o seu peso extra (48), embora eu me mantenha ativa e aprendiz.

O que mais me atrapalhou:

  • Em primeiro lugar o MEDO de errar, sentir vergonha por errar, achar que sotaque é feio, querer abrir a boca só quando tivesse domínio do idioma e um sotaque quase nativo. Esse foi um grande erro que está ligado à cultura do perfeccionismo do Brasileiro (?) Sim, morando aqui vendo pessoas errando na televisão em pleno horário nobre e nem ligando para isso... vendo pessoas espantadas quando eu peço desculpas por algo que fiz errado (embora "sorry" seja muito ouvido por aqui, mas é apenas uma forma educada de pedir licença ou se desculpar quando esbarramos em alguém) e acima de tudo, na escola da minha filha observar que o erro é tratado de uma forma muito natural, só então percebi o quanto no Brasil nós valorizamos só o sucesso, o perfeito, as vitórias e nos ligamos erro à algo vergonhoso e não algo extremamente natural principalmente quando estamos aprendendo.

  • Em segundo lugar o que mais me atrapalhou foi a PRESSA. Caí na armadilha da fluência em seis meses e com isso perdi um precioso tempo. Talvez não perdi totalmente porque sempre fica algo do que ouvimos ou fizemos, mas eu poderia ter entendido que a tal fluência a que estes métodos se refere é uma fluência básica que viria com um bom nível de envolvimento com o inglês, de qualquer forma...

O que mais ajudou

  • Não tem como deixar de dar o mérito ao DUOLINGO. Manter ofensivas foi de longe, o exercício que eu precisava para memorizar. No inicio estabeleci a meta de trinta lingots/dia e muitas vezes fazia mais que isso. Foi fundamental a repetição de lições e não passar sequer um dia sem ter que acessar e exercitar aquela área do cérebro que estava armazenando este novo conhecimento.

-Junto com o duolingo o LISTENING! Ouvir, ouvir, ouvir. Eu baixei podcasts de ensino de inglês - vou deixar alguns links abaixo - e ouvia incessantemente por horas. No começo eu entendia pouco e com o tempo já entendia quase tudo. Quando começava a enjoar de um podcast, procurava outro. Como meu foco é inglês britânico, foi um pouco mais difícil mas vale muito. Repeti podcasts que eu já tinha ouvido muitas e muitas vezes. Senti meu inglês deslanchando!

  • Estudar pelo menos dez minutos de GRAMATICA por dia. Sem entender o porquê de algumas estranhezas da língua, a memorização fica truncada. O cérebro rejeita, pois aquilo não faz sentido não "entra" na cabeça ou você acaba aplicando para outras situações e vira uma bagunça. Uma página de exercício em um site por dia e deu, ênfase demais em gramática suga a energia da gente, tira o prazer do aprendizado e isso ninguém quer.

  • Falar sozinha. Sério, não parece mas é difícil. Aí você pensa: "mas o que adianta, não tem ninguém para me corrigir"! Mas vai te dar entonação, e vai fazer você exercitar a área da LINGUAGEM em seu cérebro que é diferente de ouvir/compreender e diferente também de memorizar. A linguagem é quando o cérebro tem que conectar tudo isso e ainda articular a fala, então tem que exercitar e acredite, em frente a um espelho olhando para você mesmo, você vai ver que é complicado falar. EXERCITE e veja a diferença.

Bom, três anos depois do meu start posso dizer que sei ainda muito pouco, que ainda é um desafio, mas é prazeroso poder assistir a noticiários por aqui e entender, ouvir rádio e entender e mesmo com um inglês não perfeito ir a reuniões da escola, às compras, aos museus e galerias de arte, enfim, usufruir do que a cidade tem para me oferecer. Acima de tudo eu entendo e sou entendida, mas ainda tenho muito o que melhorar, inclusive conquistar o nível 25 aqui no Duo.

Desejo que cada um faça da sua jornada de aprendizado um belo caminho e que o aprendizado inglês abra muitas portas para vocês.

Segue abaixo algumas dicas de recursos:

1- Duolingo - SEMPRE com ofensivas crescendo a cada dia. Faz diferença! . 2 - ELSA - App para android e IOS - É gratuito, corrige a sua pronúncia, é incrível!!!

3 - English Grammar in Use - App gratuito da Universidade de Cambridge e tem também o livro, uma referência para todo mundo que quer aprender. Uma página do livro ou um exercício no aplicativo por dia e sua dose diária de gramática estará bem atendida.

4 - Podcast (ouvir enquanto você faz outras coisas, ouça mesmo sem entender): Luke's English Podcast - British English with Luke Thopson Podcasts da BBC : 6 minute english/ The english we speak / 6minutes vocabulary British Council - LearnEnglish - Elementary Podcast - Iniciantes Daily easy english expressão podcast - American english

5 - Aulas Youtube: Boston English: Aprender Inglês por histórias : https://www.youtube.com/channel/UCLEQXrAIrbKsr6XJbIWNN3Q IELTS - Aprender com quem aplica o teste de proficiência, tem testes gravados neste canal. https://www.youtube.com/channel/UCcZJFoCjX0S9N4Gcn5tD3SA Peppa Pig e outros Cartoons - Pode rir, eu deixo :] Mas a Peppa, Charlie e Lola, Cailou, etc tem um inglês muito claro. Assisti muito no começo e não me arrependo nem um pouco. Até hoje, vejo programas infantis no youtube Mr.Duncan - Eu gosto particularmente dos vídeos antigos, foco no inglês britânico. Há muitas outras aulas disponíveis, escolha a que você mais se identifica e assista sempre que puder, mas cuidado, tem muita besteira também!!!

6 - Italki - Converse com um professor nativo. É um recurso muito bom, você tem que pagar, mas eu acho que é um investimento que vale. Você escolhe um professor e programa uma aula via skype. Você compra créditos com seu cartão de credito (100 créditos, 10 dólares) escolhe um professor e marca o horário. As primeiras lições podem ser mais baratas (30 minute trial). Você faz quanto quiser e quando quiser. Vença a timidez, mesmo que não seja algo frequente por conta do preço, que seja uma forma de você acompanhar o seu progresso.

E mais: Divertido aprender jogando com música: http://lyricstraining.com/en/ Acertando a pronúncia: http://www.shiporsheep.com/page1.html Exercício online com correção: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/grammar-exercise-plural.php http://www.perfect-english-grammar.com/say-or-tell-exercise-1.html http://learnenglish.britishcouncil.org/en/english-grammar

É isso pessoal, espero que tudo isso seja de alguma forma útil ou inspirador. Uma coisa eu posso garantir para você: Se eu estou conseguindo, qualquer um consegue :]

Best wishes!

Cris

2 anos atrás

66 Comentários


https://www.duolingo.com/Carl_os
Carl_os
Mod
  • 25
  • 6
  • 5
  • 1949

Congratulations Fausta.Cris. Your testimony is an example and an incentive for us. Thank you! The offensives are a important tool to motivate the learners. If everyone can understand it, may also benefit.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

UaU!!! As I can see you can tell us about it Carl_os, weel done!!! Thank you so much, and carry on :]

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Janclarindo
Janclarindo
  • 25
  • 25
  • 23
  • 10

Seu texto ficou maravilhoso! nós só temos a agradecer o seu exemplo. Este medo de praticar é muito verdadeiro e mais cultuado aqui no Brasil. É muito desconfortável quando um brasileiro pede para vc falar só para avaliar o seu sotaque. Quando tive a oportunidade de conversar com um inglês, ele foi suuuuuuper educado e paciente com meus erros e dúvidas. Por isso, indico a todos que não tem essa oportunidade de intercambio que procurem os sites e aplicativos de conversação. É mais útil. Suas dicas de sites e aplicativos tb foram ótimas. algumas das que conheço são super aprovadas. As outras serão testadas. Parabéns pela sua determinação comprovada pela sequência! :) thank you!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/CarlaLouback
CarlaLouback
  • 25
  • 25
  • 14
  • 12
  • 7
  • 1445

Parabéns Fausta, confesso que depois de ler seu depoimento tive um desejo enorme de fazer as malas e de ir para Londres,USA ou Canadá.kkkk Costumamos achar que depois de uma certa idade é tarde para novas experiências e vc demonstrou que fez a escolha certa e está feliz com os resultados.Obrigada pelas dicas e continue aprendendo e compartilhando conhecimentos.Good luck!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/claudiamx2013
claudiamx2013Plus
  • 25
  • 25
  • 25
  • 25
  • 14
  • 7
  • 1280

Parabéns , esses dias de ofensivas nos incentivam muito mesmo , o que você falou sobre o medo de errar é verdade , o mesmo acontece comigo .

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Obrigada Claudia! Você está lá na frente em ofensivas, que máximo isso! Nível 25 em espanhol, uau!!! É cultural mesmo essa coisa do erro, mas pelo menos por aqui, sou muito acolhida quando erro, então com o tempo fica mais tranquilo. Um abraço para você.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/claudiamx2013
claudiamx2013Plus
  • 25
  • 25
  • 25
  • 25
  • 14
  • 7
  • 1280

Eu já consegui 3 cursos com nível 25, inglês , espanhol e italiano , agora estou indo para o segundo de inglês através do italiano . O reforço faz muito bem , porque a cada reforço aprendemos mais , quando pensamos que não dá para aprender mais nada reforçando , vem a surpresa e aprendemos mais ainda , é incrível o duolingo . Mas a vergonha de falar vai ser difícil de acabar ,kkkkkkk. Boa sorte e outro abraço !

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Claudia se quiser a gente fala :] Quem sabe assim, com alguém que também comete erros, que também está na mesma jornada?

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/claudiamx2013
claudiamx2013Plus
  • 25
  • 25
  • 25
  • 25
  • 14
  • 7
  • 1280

Será ótimo , podemos fazer isso .

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/LarissaFresen

Obrigada pelas dicas. Realmente o medo de errar é o pior.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Welcome Larissa!!! Sim, por isso escrevi, quem sabe a gente desmistifica isso um pouco não é? Um abraço para você, que a gente siga aprendendo :]

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/CleitondeCastro

Thank you Cris! I need improve my english and your tips are very importants to beginners like me!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Welcome Cleiton!!! I need to improve mine too!!! Pelo jeito nem tão beginner assim... você comentar em inglês já é o máximo!!! Nem isso eu tinha coragem quando estava começando. Parabéns!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/EduardoCax
EduardoCax
  • 25
  • 25
  • 18
  • 8
  • 6
  • 4
  • 3
  • 3
  • 2
  • 2
  • 2
  • 2
  • 2
  • 2
  • 2
  • 2
  • 2
  • 2
  • 2
  • 2
  • 2
  • 2
  • 2
  • 2
  • 2
  • 2
  • 2
  • 261

É isso aí !!!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/lincoln.stuart

Hey Fausta, congratulations! I have a bit of dificult to improve my english too. Sometimes is hard to see the progress, I have studied english for a year, and sometimes my progress is little (I think it). Your advices are awesome!

Thank you!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Hello Lincoln Tank you! You did it, you are at the 25th level, well done! For me your english seems excellent, keep practising it. I'm in the way, you know, still having difficulties as you can see. I need to improve my pronunciation, and I have a list of silly mistakes (things I've already learned, but I always forget) I need to work, but at least now I can spot this mistakes and correct them right away. For me each little step is a big achievement. As they say here: Keep calm and carry on!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/ClaauOliveiras2

PARABÉNS pelas suas ofensivas e mais ainda pelo seu aprendizado, determinação e sua força de vontade. Engraçado que o medo de errar é muito comum com todos que estão aprendendo algum idioma, isso aconteceu muito comigo no início quando eu estava aprendendo o inglês... Hoje eu falo sem medo, sem vergonha... Afinal quem não erra? quem é perfeito? Ninguém não é mesmo? Todos para aprender alguma coisa, erramos, erramos muito. Foi assim que começamos a dar nossos primeiros passos quando éramos crianças, rs. Depois que eu desbloqueei o medo, a fluência chegou e chegou linda hahaha. Mais uma vez, parabéns pelo seu depoimento, pois são depoimentos como o seu que nos dá um UP na motivação. Boa sorte ai em Londres e que Deus te abençoe. Bye, take care.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/jlucasromero.b

Parabéns Fausta.Cris. Recomendo um podcast do coração é o StarTalk, que o Neil Degrasse é o Host: http://startalkradio.co/shows-archive/

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Ótima dica! Eu ouvi alguns episódios e gostei muito. Meu foco era apenas inglês britânico mas agora já consigo relaxar e ouvir também o americano. Obrigada :]

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/iaderne

Congratulations Cris! Excellent job.

According to Duolingo, how many words you have learned to get to level 22?

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Thank you!!! About your question, sorry but I have no idea... Maybe someone else can answer it. By for now!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/FernandoTa640784

Obrigado pelas dicas! Vi algumas coisas que já estou fazendo certo, e outras que preciso melhorar. Mas principalmente, você me ajudou muito no fator motivação :D

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Que bom saber disso Fernando! Espero que você não desista e que seja no ritmo que for, continue aprendendo. Obrigada por comentar!!!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/WilliamFern10

Obrigado pelo post Fausta.Cris, serve muito como incentivo. Conquistaremos o nível 25!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Muito obrigada William, vamos sim, provavelmente chegaremos por lá quase ao mesmo tempo né? Kind regards!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/RadheSilva

Obrigado pela dicas, e eu também vejo desenhos haha :)

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Ah! Que legal saber disso :] E obrigada a você também por comentar. Bons estudos!!!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/RadheSilva

Thanks :)

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Sargionete

No FFXIV (jogo online) eu ficava com vergonha de entrar no TS com eles porque todo mundo lá falava english, todos os brasileiros do meu grupo eram fluentes, eu me sentia um excluído haha

Foi um dos motivos de eu ir atrás de aprender, eu tenho uma comunidade maravilhosa que eu posso praticar meu english, mas não me sinto confiante ainda, estou estudando à 5 meses, pretendo ir lá com 1 ano, o que vocês acham??

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fabio_Libonati

Quanto mias cedo começar a conversar melhor, já que pode chegar em 1 ano e você ainda não se sentir confiante e esperar mais outro ano, infelizmente em muito casos é isso quer acontece.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fabio_Libonati

Espero também perder o medo de errar, já que ás vezes falo com uns gringos e acabo pesquisando tanto para ver se esta certo que demoro para responder e devem até se cansar de tanto esperar. kkk

Desejo cada dia mais melhorias no seu aprendizado de inglês.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Obrigada Fabio Eu também faço isso e tenho que me esforçar para não ficar me corrigindo com ajuda pois na fala a gente não tem essa de pesquisa né? E nem se compara como é mais fácil escrever, pois o processo mental é diferente, a gente codificar escrevendo tem muito mais tempo de raciocínio nada se comparado com a fala... Por isso, pelo seu futuro - e pelo meu - que a gente consiga deixar o perfeccionismo um pouco de lado e corrigir depois... eu costumo gravar meus diálogos ou voltar no chats e ver onde errei, ajuda muito mais. Boa sorte aí pra ti!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/BRAGACHAVES

Muito obrigada, Cris! Li esse post na hora certa!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Ôh que legal saber disso!!! Obrigada por me contar :] Um abraço e que você siga aprendendo!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/CleberSant892242

Obrigado pelas Dicas!!!!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Welcome!!! :]

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Michael.slv

Primeiramente, parabéns pela conquista e obrigado pelo post. Você tem dicas para a prática do "reading"?

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Sim Michael! No começo li muitos os livros do "Penguin Readers" ou Collins English Readers, lembro que comecei com o nível básico (300 words) e fui aumentando o grau de acordo com meu progresso. Hoje em dia já leio qualquer livro :] Eles tem alguns livros gratuitos no site (espero que abra no Brasil) http://www.penguinreaders.com/index.html Eu gosto de ebooks, eu tenho um App chamado Loyal Books (free) e eu leio muito com o áudio nestes aplicativos, ou coloco no youtube mesmo um livro qualquer e procuro o mesmo na internet, consigo ouvir e ler a maioria das coisas assim. O Podcast do Luke que eu mencionei tem a maioria dos podcasts transcritos, o que é legal também pois é quase uma conversa natural de um nativo. Para principiantes pode parecer difícil mas pelo seu nível, acho que você tira de letra. Boa sorte aí, que você progrida bastante!!!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Michael.slv

Obrigado!!!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/evaldobruk
evaldobruk
  • 25
  • 19
  • 15
  • 5
  • 3
  • 2

Congratulations and Thank you, Fausta! You are an example to be follow for us . I canlived a situation similar

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Thank you Evaldo!!! I hope you keep doing well :]

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/evaldobruk
evaldobruk
  • 25
  • 19
  • 15
  • 5
  • 3
  • 2

Hi, Fausta.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/evaldobruk
evaldobruk
  • 25
  • 19
  • 15
  • 5
  • 3
  • 2

How is things over there? Tell me the news, please.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/tarcizo.ba

O duolingo é realmente incrível! Eu me dei conta de que realmente estava aprendendo ao ler os comentários em inglês e perceber que conseguia entendê-los. (rs) Muito bom. Obrigado por seus comentários e dicas.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/ElvisADA

SENSACIONAL Chris,seu texto ficou excelente...E pra falar a verdade o medo de ERRAR é o pior e o que me atrapalha muito!! Vou procurar melhorar o quanto antes.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Eduama

Olá Cris! Gostei muito das suas dicas. Meu foco é o inglês americano, mas já me deu boas ideias. Obrigado! Tenho uma dúvida e talvez você possa me ajudar: - Estou no nível 17 e quero passar para o 18. Todas as bolinhas (fases), estão preenchidas. Como faço?

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fabio_Libonati

No seu perfil do lado direito tem o nível do seu inglês e embaixo dele está o quanto falta para atingir o próximo nível, e para subir de nível é só continuar revisando as suas lições que você vai ganhando mais experiência, algo que facilita é comprar o cronômetro na loja do duolingo, pois assim é mais rápido na hora de praticar as lições.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Obrigada Eduama O Fabio já deu uma resposta à sua pergunta, viu só que legal? E é isso terminar a árvore, colocar ela toda dourada é uma grande conquista parabéns, continue praticando e o nível vai subindo, à medida que você ganha pontos. Fazer traduções, receber votos positivos nas traduções que você fizer e como disse o Fabio, praticar todos os dias irá te acrescentar pontos. Eu ainda não cheguei no nível 25 e minha árvore não está sempre dourada... mas eu continuo com minha prática diária que para mim é muito importante. Bons estudos e não desanima, você vai ver os resultados!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/AdeluciaSantos03

Fantastic!!!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Obrigada!!!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/JooLuizGon

Parabéns, eu também quero morar no Exterior eu vou morar na Nova Zelândia.

As suas dicas vão me ajudar bastante Obrigado

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Hei Joo que bom! Agradeço o comentário. É um grande desafio e também um grande prazer conhecer novas culturas. Boa sorte para você!!! Segue com seus estudos, vai valer a pena todo o empenho, você vai ver.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/josemararagao

Parabéns Cris!! e Obrigado por compartilhar sua experiência, pelas dicas e incentivo!!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Obrigada!!! Adoro ler que consegui incentivar alguém, valeu pelo comentário, fico grata!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Eliel.Sousa

Obrigado Fausta pelas Boas dicas e pela motivação.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Oi Eliel! Obrigada por comentar e que você siga aí com o bom número de ofensivas. :]

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/gersonoliveira03

Oi Cris, muito legal ler isso. Pelo simples fato de dar uma força a mais para não desistir, rsrsrrss. Eu vivo indo e voltando com os estudos de inglês, acho que mais pelo medo de errar, como você disse. É bem comum e meio assustador quando você vê alguém que fala muito bem, ou que tem uma facilidade meio anormal. hahaha.

Mas estou tentando ter mais disciplina e tornar mais agradável o estudo (ultimamente procuro ouvir rádios americanas, canadenses e inglesas - é incrível como o medo nos impede de muitas coisas, quando comecei, coloquei numa estação só para ver como era e percebi que consigo entender pelo menos 50% e isso dá um gás) .

Um abraço.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Sim Gerson, é animador começar a entender, é muito assustador ter que falar e não conseguir... Não tem mágica, quem fala melhor é quem tem menos vergonha de errar... hoje já acostumei e tenho aqui o meu care taker (uma espécie de zelador) que sempre caridosamente me corrige, pois a maioria dos ingleses ou pessoas que moram aqui não fazem isso e você mesmo não percebe que errou. Pois bem, no começo eu vi que estava fugindo quando via o Joe, percebi que era vergonha, medo de falar com ele e ver o quanto eu errava... hoje já nem tô aí... acho que brasileiro é mais chato, rola meio que uma cobrança, uma competição... ridículo porque a grande total maioria de nós seja no nível que for, comete erros e tem sotaque... dismistifiquei muito quando comento com algum amigo nativo sobre o bom inglês de alguém que conheço e a pessoa me diz que eu acho que o inglês da pessoa é bom, mas me aponta erros que eu mesma não percebia. Então, que a gente aprenda a driblar o peso da nossa cultura e aceite o erro. Estou me esforçando muito pra transformar estas palavras em ação. Boa sorte para nós :]

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/jomenoska72

oi serei repetitivo em parabenizar voce mas tudo que escreveu é de muita valia principalmente pra eu que não sei nada de idioma e estou muito necessitado em aprender inglês. se quiser e se puder me ajudar meu email é joclaudios_8@hotmail.com obrigado fica com Deus.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Obrigada! Você está em um ótimo caminho, Duolingo é um ótimo começo! Siga as dicas e capriche neste início nas aulas disponíveis na internet. Ouça bastante, muito, muito pois é assim que quando bebês aprendemos a essa língua materna não é? Boa sorte com seus estudos!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/gersonoliveira03

Pois é, exatamente isso. O medo de errar acaba colocando uma pedra. O segredo é se jogar na língua mesmo e praticar diariamente. Muito bom seu depoimento e ajuda.

Boa sorte para nós!!!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Junior543607

thank you so much

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

Welcome!!! Good to see you practising in a comment. Keep doing it :]

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/danielgenio

hello Cris! I loved this site: : http://lyricstraining.com/en/ thakns so much

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Fausta.Cris

I'm glad you liked it! Enjoy :]

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/rosalvo_andrade

.

4 de abril de 2018, quarta-feira.

Você está de parabéns pela exposição bem precisa e sintética da sua jornada no mundo da Língua Inglesa. Uma lição de vida.

Uma leitura muito prazerosa nos foi dada. Seu relato representa um incentivo poderoso e uma inspiração para todos os interessados em aprender uma língua estrangeira.

Palmas para seu esforço e dedicação. Obrigado por citar as fontes e métodos que você usou para conquistar seus objetivos - isso ajuda muita gente.

6 meses atrás