O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Esses casacos são velhos."

Tradução:Ces manteaux sont vieux.

2 anos atrás

2 Comentários


RNmakuia

Nessa frase eu errei porque coloquei Ce manteaux ao inves de Ces... Mas eu acabei de fazer outra que era pra ser "são passaros bonitos" e estava como "Ce sont de beaux oiseau"... Afinal...qual é o certo!!!???

2 anos atrás

ruama
ruama
Mod

Ce tem duas funções: ele pode ser adjetivo demonstrativo ou pronome demonstrativo neutro.

Os adjetivos demonstrativos são sempre acompanhados de um substantivos e funcionam da seguinte forma em francês.

  • ce para substantivos masculinos singulares iniciados com consoante: "ce garçon" (esse menino), "ce chapeau" (esse chapéu), "ce papillon" (essa borboleta);
  • cet para substantivos masculinos singulares iniciados com vogal ou -h mudo: "cet homme" (esse homem), "cet arbre" (essa árvore), "cet oiseau" (esse pássaro);
  • cette para substantivos femininos singulares com qualquer inicial: "cette fille" (essa mulher), "cette horloge" (esse relógio), "cette orange" (essa laranja);
  • ces para substantivos masculinos e femininos plurais com qualquer inicial: "ces garçons" (esses meninos), "ces hommes" (esses homens), "ces femmes" (essas mulheres), "ces oranges" (essas laranjas).

Note que nem sempre os gêneros dos substantivos coincidem em português e francês.

Já o pronome demonstrativo ce aparece sozinho seguido do verbo être e é invariável - é sempre ce, independente de o complemento ser masculino ou feminino, singular ou plural.

  • C'est un oiseau. = É um pássaro.
  • Ce sont des oiseaux = São pássaros.
  • C'était une femme. = Era uma mulher.
  • C'étaient des femmes. = Eram mulheres.
2 anos atrás