1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: French
  4. >
  5. "Ce sont des dieux."

"Ce sont des dieux."

Tradução:São deuses.

July 18, 2016

2 Comentários


deco900

Este "ce" é assim mesmo? N deveria ser "ces sont des dieux" Ou "ils sont dieux"


ruama_semtempo

É assim mesmo. Ce tem duas funções: ele pode ser adjetivo demonstrativo ou pronome demonstrativo neutro.

Os adjetivos demonstrativos são sempre acompanhados de um substantivos e funcionam da seguinte forma em francês.

  • ce para substantivos masculinos singulares iniciados com consoante: "ce garçon" (esse menino), "ce chapeau" (esse chapéu), "ce papillon" (essa borboleta);
  • cet para substantivos masculinos singulares iniciados com vogal ou -h mudo: "cet homme" (esse homem), "cet arbre" (essa árvore), "cet oiseau" (esse pássaro);
  • cette para substantivos femininos singulares com qualquer inicial: "cette femme" (essa mulher), "cette horloge" (esse relógio), "cette orange" (essa laranja);
  • ces para substantivos masculinos e femininos plurais com qualquer inicial: "ces garçons" (esses meninos), "ces hommes" (esses homens), "ces femmes" (essas mulheres), "ces oranges" (essas laranjas).

Note que nem sempre os gêneros dos substantivos coincidem em português e francês.

Já o pronome demonstrativo ce aparece sozinho seguido do verbo être e é invariável - é sempre ce, independente de o complemento ser masculino ou feminino, singular ou plural.

  • C'est un oiseau. = É um pássaro.
  • Ce sont des oiseaux = São pássaros.
  • C'était une femme. = Era uma mulher.
  • C'étaient des femmes. = Eram mulheres.

Quando o complemento é um substantivo, não se usa il(s)/elles, ainda que a frase em português contenha ele(s)/ela(s). Os pronomes pessoais só são usados com adjetivos. Por exemplo:

  • Elas são as minhas melhores amigas. Elas são muito engraçadas = Ce sont mes meilleures amies. Elles sont très drôles.
Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.