"Ich esse weißen Reis."

Tradução:Eu como arroz branco.

August 4, 2016

20 Comentários

Filtrado por post popular

LianeBrito2

Não tenho muita certeza, mas acho q é +- isso:

Em 1o lugar, vc tem q saber se o verbo da frase é usado no Nominativo, Acusativo ou Dativo (tem o genitivo tb, mas esse ainda ñ aprendi :P). Nesse caso, o verbo ESSEN é usado no Akk (acusativo). Pq? Traduzindo seria "eu como o arroz" depois eu explico o branco q está na sua frase. Quem come, come alguma coisa, ou seja, Objeto direto (sem preposição). Eu como... o q? o arroz. ok, ate aí acho que você entendeu. Então, no alemão existem 3 artigos: der, das die, no caso Nominativo. Já no caso Acusativo, o artigo masculino tem uma pequena mudança, fica den, das, die, mas tem o mesmo significado. Até aí, ok? Ich esse den Reis. Blz. Agora, vamos ver pq o adjetivo BRANCO fica com essa terminação EN (isso se chama declinação). Então, da mesma forma que o português, O arroz brancO, A blusa brancA. No final do adjetivo em alemão, é usado o final no artigo. Ich esse den Reis (sem adjetivo) e, qdo vc acrescenta um adjetivo antes do substantivo, fica assim : Ich esse Weissen Reis. O final EN é devido o den Reis. Entendeu?

Se por acaso o adjetivo viesse depois do substantivo, não seria declinado (pq? tem tá aprendendo ñ apergunta pq, só aprende q é assim e pronto :-) P.ex: Ich esse weissen Reis, der Reis ist weiss.

Outra coisa, o final EN para indicar que é plural, só é válido p os substantivos, mas ñ para todos. P. ex: die Frau (singular), die Frauen (plural); das Buch (singular), die Bücher(plural), existem várias formas de plural em alemão. Qdo for aprender uma palavra que seja substantivo, tem q aprender com o artigo (der, die, das) e o plural.

Bom, n sou professora, tb estou aprendendo, mas espero ter ajudado :-)

October 3, 2016

Alefe.Amorim

Mas gente, você é ótima! ahhaha Muitíssimo obrigado pela explicação!

October 11, 2016

Angelade12

Muito bom! Obrigada!

November 16, 2016

joaosantossilva

so pra complementar , o adjetivo fica invariante quando eh predicativo do sujeito. A frase der reis ist weiss eh exatamente esse caso.

August 11, 2019

Alefe.Amorim

por que o -en ?Não é só pra plural?

HELP não to entendo nada!

August 4, 2016

dandourado

Os adjetivos são declinados em alemão. A declinação depende do gênero, caso e presença ou não de artigo antes dele. Nesse caso deve-se usar a declinação forte, quando não há artigo antes do adjetivo. No acusativo masculino a terminação da declinação forte é "-en". Existem tabelas que mostram as terminações. Eu gosto de usar o macete desse link (em inglês): http://nthuleen.com/teach/grammar/adjektivendungenexpl.html

August 10, 2016

Alefe.Amorim

obrigado!!!

August 11, 2016

Carinaduo2017

Danke, ótima explicação!

August 24, 2016

OliviaGerisch

Aquilo não é o plural no aleman.

August 4, 2016

OliviaGerisch

Reis não tem plural!

August 4, 2016

Alefe.Amorim

exatamente...

Então porque ta com terminação -en?

August 5, 2016

Alefe.Amorim

to falando da terminação, não da palavra https://www.duolingo.com/skill/de/Colors

Diz que palavras no plural as cores tem terminação em -en .

E tipo, é Reis, não tá no plural. entaõ porque é weissen?

August 5, 2016

gustavo.odenath

psé

August 5, 2016

Alefe.Amorim

hahah to sofrendo tanto quanto você amigo! força que a gente chega lá!

August 5, 2016

gustavo.odenath

achei bem interessante a maioria 'eu' não se questiona sobre estes leis gramaticais . Já é complicado gravar as novas palavras, mais as regras complica !Boa sorte ai ..

August 5, 2016

Alefe.Amorim

vamos que um dia a gente chega la!

Te aceitei aqui como amigo!

Mais pra frente, bora conversar pra praticar!

August 5, 2016

Carinaduo2017

Tenho a mesma dúvida.

August 24, 2016

RoodneyFel

Porque Reis está no acusativo. Como não há artigo, o adjetivo deve concordar com o caso do substantivo, seguindo a declinação de uma "palavra-der" (como dieser, por exemplo), logo, a declinação de uma palavra-der masculina no acusativo tem terminação -en, por isso é weißen.

June 17, 2018

RoodneyFel

Detalhe importante que esqueci de mencionar. Sabemos que Reis está no acusativo porque o verbo essen é transitivo direto, logo, exige acusativo.

June 17, 2018

Mylena149715

Ich esse weissen Reis.

April 29, 2019

Conversas Relacionadas

Aprenda alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.