"Ils peuvent aussi utiliser l'électricité."

Tradução:Eles podem também utilizar a eletricidade.

August 25, 2016

3 Comentários


Liliana_Longo

Como eu posso reconhecer quando o verbo está no singular ou no plural?

August 25, 2016

ruama_semtempo

Para verbo pouvoir, é possível perceber pela pronúncia, que é difícil de descrever usando o alfabeto português, mas a diferença principal está no som de -v, que existe só no plural.

Se o verbo começa com vogal ou -h mudo, também se nota pela pronúncia, já que haverá um som de -z entre pronome e verbo no plural.

Para os demais verbos que não comecem com vogal ou -h e cujo radical não se modifica com a conjugação, não dá para notar a diferença pela sonoridade, só na escrita. O plural deve ser deduzido pelo contexto.

August 25, 2016

Estudando_12

Damas e cavalheiros, eu peço licença para expor a minha humilde dúvida:

Já faz algum tempo que eu estou querendo fazer uma pergunta sobre a liaison do verbo pouvoir na terceira pessoa do plural do Indicatif présent.

Sabemos que algumas liaisons são obrigatórias, outras são opcionais e outras são proibidas.

Quando dela fazemos uso, emendamos a última letra de uma palavra com a primeira letra da palavra seguinte:

Les amoureux — Lezamorrê — Os amantes

Mon enfant — Mononfom — Meu filho

Cet automne — Cétonona — Este outono

Também sei daquelas sonoridades diferentes:

  • Quando a palavra termina em X e a seguinte começa com vogal ou H mudo, o som do X é Z:

Il a dix ans — Ila diZom — Ele tem dez anos.

  • Quando a palavra termina em D e a seguinte começa com vogal ou H mudo, o som do D é T:

Quand elle va revenir ? — ConTela vá revenir ? — Quando ela vai voltar?

Feita esta introdução, vamos à minha dúvida, propriamente dita:

Eu ouço a liaison da frase Ils peuvent aussi utiliser l'électricité da seguinte forma:

IL PÉV TOSSI ITILIZÊ LELETRICITÊ.

Ou seja:

1 — Há o essencial som do V para que possemos identificar o plural.

2 — A última letra de peuvent (T) emenda com aussi.

Até aí, tudo bem, mas...

3 — O miolo da palavra peuvent (EN) parece não ser pronunciado.

E é exatamente esta a minha dúvida: não se pronuncia mesmo o EN de peuvent?

Fica pév tossi mesmo?

June 3, 2019
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.