"Depende!"

Tradução:Ça dépend !

2 anos atrás

2 Comentários


Ro-ber-to

Por que "ça" ?

2 anos atrás

ruama_semtempo
ruama_semtempo
Mod

Porque, em francês, não existe sujeito oculto, implícito ou indeterminado. O sujeito sempre tem que aparecer em orações francesas. Quando o verbo é impessoal por si só, normalmente ele é conjugado com o pronome il (3ª pessoa do singular). Por exemplo, y avoir (haver), pleuvoir (chover).

  • Il y a beaucoup de chats là. = muitos gatos aqui.
  • Il va pleuvoir aujourd'hui. = Vai chover hoje.

Quando a declaração é impessoal ou se refere a uma situação, condição, normalmente se usa ce como sujeito do verbo être e ça como o sujeito dos demais verbos.

  • Ce sont des oiseaux. = São pássaros.
  • C'était impressionnant. = Era impressionante.
  • Ça dépend de lui. = [Isso] Depende dele.
  • Ça va nuire à la situation.= [Isso] Vai prejudicar a situação.
2 anos atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.