https://www.duolingo.com/zanitti

As correções enviadas não estão sendo mais avaliadas?

Há pelo menos 1 mês venho reportando vários erros na plataforma e nenhum foi corrigido até o momento. Há frases do tipo: "Où est ton école ?" e que foi traduzido como "onde ficazestá sua escola?" ... FICAZESTÁ???? Palavra nova essa? rsrs. Tem outros vários erros em que o uso da inversão é dado como correto e se você escreve a frase interrogativa sem inverter o Duolingo considera erro. Sem contar as várias inconsistências onde se usamos SON ele acusa erro informando que o correto é usar o TON. Mas no caso os dois deveriam ser aceitos. Já reportei várias vezes todos os erros que encontro, mesmo comprometendo minha corrida contra o cronômetro. Tem outra sentença muito chata também: o uso da palavra SAGE! Tem momentos que o Duolingo considera como certo: esperto, sábio ou bem-comportado, mas mesmo o Duolingo considerando essas três opções como corretas, há traduções que não aceitam uma ou outra. Por exemplo: "Aujourd'hui, les enfants sont très sages". O Duolingo aceita que "hoje, as crianças são muito bem-comportadas" mas não aceita que "hoje, as crianças são muito sábias"... vai entender!!!

August 30, 2016

5 Comentários


https://www.duolingo.com/ruama_semtempo

Eu também não recebo respostas quanto às minhas notificações há algum tempo, mas eu não envio tantos relatórios assim, porque pratico pouco. Não imagino que as análises tenham parado, talvez elas possam ter diminuído de ritmo, até porque o curso de português para falantes de francês está em vias de ser lançado. Como são os mesmo colaboradores, talvez eles estejam, nesse momento, se dedicando mais ao curso novo.

Quanto ao uso de sage, ao se referir a crianças, esse adjetivo realmente significa tranquila, calma, bem-comportada. Falando de adultos, aí sim pode ser sábio, sensato, prudente (esperto, acho que já é forçar um pouco barra). Sage é tanto um julgamento intelectual quanto moral, por isso mesmo o significado é diferente para adultos e crianças.

Sobre as perguntas com inversão, você tem alguns exemplos? Porque também não é sempre que a inversão pode ser usada.

August 31, 2016

https://www.duolingo.com/zanitti

Hum, entendi ruama! Essa utilização diferenciada do sage eu não sabia! Valeu!

Quanto a inversão, pelo que sei, há três formas de se fazer uma pergunta: 1) Somente pela intonação; 2) Introduzindo "Est-ce que" no incío da frase; 3) Invertendo o verbo com o sujeito. Há ainda uma outra possibilidade, uma mistura da 2 e da 3, que seria a frase introduzida por "Est-ce que" e também invertendo o verbo com o sujeito.

Mas, em nenhum momento diz-se que uma deve ser usada em tal ocasião ou não! Pelo que já li e pesquisei, apenas dizem que a inversão é uma forma mais antiga e mais culta, mas em momento algum recomendam ou afirmam que o seu uso deve ser em casos distintos ou excepcionais. Ou seja, as três formas devem ser aceitas em qualquer dos casos, em qualquer teste ou em qualquer meio que esteja avaliando de alguma forma o estudante da língua.

Portanto, se houver uma questão solicitando que se traduza a frase: Você ama a França?, o Duolingo, na minha opinião, deveria aceitar as quatro formas. 1) Vous aimez la France ? 2) Est-ce que vous aimez la France ? 3) Aimez-vous la France ? 2+3) Est-ce qu'aimez-vous la France ?

Existe um site que é especializado em corrigir sentenças em francês, apontando as possíveis falhas e sugerindo as correções gramaticais, morfológicas, etc. Chama-se Bon Patron (http://www.bonpatron.com). Se você colocar essas quatro frases interrogativas lá, você vai ver que ele não vai "chiar" em nenhuma delas, ou seja, as quatro formas são aceitas sem distinção de como ou quando utilizar.

Aqui onde se falam das variações de formas de se fazer perguntas: http://www.ateneoidiomas.com.br/4-maneiras-de-se-fazer-uma-pergunta-em-frances/ http://www.infoescola.com/frances/interrogacao-total/

Se alguém souber se existe alguma recomendação para utilização de uma das formas em determinadas ocasiões, favor contribuir!

August 31, 2016

https://www.duolingo.com/ruama_semtempo

Conheci agora esse site Bon Patron, mas acredito que ele só faça correções quanto à ortografia, concordância verbal e nominal, porque realmente não se mistura "est-ce que" com inversão. Ou se usa um, ou se usa outro, até porque "est-ce que" é um tipo de inversão (est-ce = verbo-sujeito). Então as perguntas corretas são:

1) Vous aimez la France ?
2) Est-ce que vous aimez la France ?
3) Aimez-vous la France ?

Se há um pronome ou advérbio interrogativo (que, qui, où, comment, etc), as opções são:

1) Elle va où ? (advérbio no fim, sem inversão ou "est-ce que")
2) Où est-ce qu'elle va ? (advérbio no começo seguido de "est-ce que")
3) Où va-t-elle ? (advérbio no começo seguido de inversão)

O que pode acontecer e é extremamente informal e raramente aceito no Duolingo (até porque não será sempre que uma pergunta assim vai funcionar) é usar a estrutura "termo interrogativo + sujeito + verbo". Não recomendo que você tente formular questões assim, exceto quando você tiver certeza absoluta de que ela funciona (tem o significado pretendido e não soa estranho). O único exemplo que eu tenho certeza que funciona é "Combien ça coûte ?" (Quanto custa?) - combien = termo interrogativo; ça = sujeito; coûte = verbo.

A inversão com je também tem restrições. Se o verbo é monossílabo, ela só funciona em ai-je ? dis-je ? dois-je ? puis-je ? suis-je ? vais-je ? vois-je ?. Também não se usa quando o verbo termina em -ge, como em "Mangé-je ?" (mangé ganha o acento justamente para a sonoridade ser melhor, mas, ainda assim, não é recomendado).

http://www.larousse.fr/dictionnaires/francais/je/44838/difficulte

August 31, 2016

https://www.duolingo.com/zanitti

Ótima explicação ruama! As restrições quanto ao pronome JE eu conhecia, mas nas situações do Duolingo que considerou errado minha sentença não foram com o pronome JE. Quando eu cair nessa questão novamente eu posto aqui para tirarmos dúvidas. Em situações normais (exceções feitas ao pronome JE), o correto seria o Duolingo aceitar as três formas abaixo: 1) Vous aimez la France ? 2) Est-ce que vous aimez la France ? 3) Aimez-vous la France ?

:D

August 31, 2016

https://www.duolingo.com/ruama_semtempo

Isso mesmo! São essas as formas que o programa deve aceitar.

August 31, 2016
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.