"Son orientation est nord-sud."

Tradução:A orientação dele é norte-sul.

September 29, 2016

7 Comentários


cfelipe

O que isso significa?

September 29, 2016

ojulianogomez

Bom... Eu imaginei que poderia ser dentro de um diálogo:

A: Ao velejar, como ele sabe para onde está indo?
B: Sua orientação é Norte-Sul.

Isso porque sabendo da "orientação norte-sul" é possível saber também saber onde fica o leste (à direita) e o oeste (à esquerda).

November 17, 2016

DjaildoQuaresma

Por que em "nord" não se pronuncia o "d" mas em "sud", sim?

January 2, 2017

Dezo_

Infelizmente, não há como prever quando haverá ou não a pronúncia, só com o aprendizado do dia a dia mesmo. O Dicionário Michaelis possui opção de francês-português, e ele traz a transcrição fonética e áudio, então é um bom guia para saber o que se pronuncia e o que não se pronuncia.

No caso de nord não há a pronúncia do d final, mas em sud há, e não há um porquê exato disso, senão uma evolução fonética do francês que foi ocorrendo ao longo dos séculos e eliminando a maioria das consoantes finais.

Uma dica que pode ajudar, mas não funciona sempre, é lembrar da palavra careful (cuidado), do inglês. As consoantes c, r, f e l, como regra, são pronunciadas. É o caso de avec, sac, sœur, par, pour, car, verbos terminados em ir, œuf, bœuf, cheval, sel etc. Em todas essas palavras, a consoante final é pronunciada. As outras consoantes finais, como regra, não se pronunciam, como sang, quand, nord, fort, lait, trop etc.

O problema é que há exceções para os dois lados. No caso das consoantes c, r, f e l, temos verbos e outras palavras terminados em er, como parler e premier, e palavras como travail, porc etc., em que não há a pronúncia da consoante final; e por outro lado, palavras como sens, o próprio caso de sud, bem como ouest e est (esse último representando a palavra leste, sendo pronunciado ést, e não a conjugação do verbo être) etc.

March 5, 2018

GabrielBizinoto

Não se pronuncia a última letra, quando consoante, da palavra

June 14, 2017

Teresinha

Talvez por "sur" ser a última palavra.É uma ideia que eu tive....

January 14, 2018

Dezo_

Não procede. Na palavra sud, o d é realmente pronunciado, não importa onde esteja localizada a palavra dentro da frase.

March 5, 2018
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.