O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Ela não me deu o tempo para refletir."

Tradução:Elle ne m'a pas donné le temps de réfléchir.

1 ano atrás

5 Comentários


Vieira64
Vieira64

Para que serve o artigo "o" antes da palavra tempo na frase portuguesa?

1 ano atrás

choracavaco

Para nada. O "le" é indispensável à frase francesa e, como a tradução é feita por um robô...

1 ano atrás

DaniloCruz16

Nao entendi o por que deste "a" no meio da frase. Alguem pode me ajudar?

1 ano atrás

Australis
Australis

O "a" nessa frase é o verbo auxiliar usado no passé composé, um tempo verbal francês composto (que usa dois verbos). Esse tempo verbal equivale ao nosso pretérito perfeito do indicativo, que é um tempo simples (usa só um verbo), talvez por isso a confusão.

Para formar o passé composé precisamos de um verbo auxiliar ("être" ou "avoir") que deve aparecer conjugado no présent de l'indicatif e um verbo no particípio passado ("donné", do verbo "donner", no exemplo acima). Portanto o passé composé da terceira pessoa do singular do verbo "donner" ("dar") é "(il/elle/on) a donné" ("(ele/ela/a gente) deu").

Quando a frase está na sua forma negativa o verbo auxiliar deve ser sanduichado pelas partículas de negação ("ne...pas" no exemplo) e o particípio deve aparecer depois delas ("n'a pas donné") e quando há a presença de um pronome complemento de objeto ("me") ele deve aparecer antes do auxiliar, portanto "...ne m'a pas donné..." = "...não me deu...".

Para mais informações sobre esse tempo composto e outros: http://www.prof2000.pt/users/anaroda/pfrances/Passecomp_etre_avoir.htm

1 ano atrás

cesarpbon

estaria errado dizer "elle ne m'a pas donné de temps pour réfléchir" ? Sei que isso não traduz a frase diretamente, só gostaria de saber se há algum erro gramatical na formação da minha frase.

3 meses atrás