https://www.duolingo.com/marcelomramos

Sobre a subida de níveis

Olá, estou fazendo três idiomas. Inglês e espanhol meio em revisão e no caso do francês aprendendo realmente. Fico refazendo as lições de Francês várias vezes para realmente fixar e para minha surpresa continuo subindo de nível e de porcentagem. Como isso funciona realmente, não tem a ver com a quantidade do curso feita?

October 13, 2016

11 Comentários


https://www.duolingo.com/ruama_semtempo

O nível tem a ver com a quantidade de pontos (chamados de XPs aqui no Duolingo) que você acumula. Toda vez que você conclui uma lição (seja pela primeira vez ou apenas para reforçar o que já foi feito) você ganha 10 XPs. Não importa que lições você já concluiu, o seu nível continuará subindo conforme você ganhar mais XPs, mesmo que eles sejam adquiridos a partir da prática das primeiras lições.

Já a fluência tem a ver com as lições que você conclui. Ela é calculada baseada nas palavras que você sabe e o quão bem você as conhece (se você não erra as traduções e nem comete erros ortográficos envolvendo determinada palavra). Você já deve ter notados que as lições concluídas se tornam automaticamente douradas, porém perdem essa cor com o passar do tempo, a qual é recuperada caso você reforce a mesma unidade. Quanto mais unidades douradas, maior a fluência. Uma vez que as unidades só podem ficar douradas depois de concluídas e só se aprende novas palavras conforme se avança no curso, então, sim, a fluência está diretamente relacionada com as unidades concluídas. Porém, alguém que tenha completado todo o curso pode ter fluência abaixo dos 40% caso não reforce as unidades.

E não existe, pelo menos ainda, a fluência 100% aqui no Duolingo. Não sei qual é o valor máximo, mas acredito que não passe muito dos 60%.

October 13, 2016

https://www.duolingo.com/marcelomramos

Muito obrigado, esclareceu perfeitamente.

October 13, 2016

https://www.duolingo.com/zanitti

Pois é ruama, eu ficava bolado com esse percentual de fluência... eu estou com 65% no francês, mas isso já tem um bom tempo. Eu coloquei como meta fazer no mínimo 200 xps por dia e já faço isso há uns 3 meses e meu percentual não sai dos 65%.

October 14, 2016

https://www.duolingo.com/ruama_semtempo

E você mantém a árvore completamente dourada?

October 15, 2016

https://www.duolingo.com/zanitti

Sim, a minha árvore está completamente dourada, eu faço o treinamento geral, aquele do botão "reforçar unidades" quando abrimos o site do Duolingo. E se por ventura algum item da árvore descer de nível, eu o faço para voltá-lo para o dourado. Mas fazendo pelo botão "reforçar unidades" a árvore fica sempre toda dourada, é bem raro algum item descer de nível.

October 15, 2016

https://www.duolingo.com/stmendonca

zanitti você precisa alternar Duolingo com outros meios para aprender o francês. O nível máximo de uma pessoa que não fez/faz outros cursos por fora costuma ser de 50% a 65%. E claro, é sempre bom fazer Duolingo usando cronômetro. Fazendo outros cursos por fora, você vai errar cada vez menos na prática cronometrada e mais rapido vai subir sua fluência, que é o mais importante.

October 15, 2016

https://www.duolingo.com/LiusWillian

Talvez para você subir de porcentagem precisaria de fazer as provas que o duolingo disponibiliza gastando seus lingots

October 16, 2016

https://www.duolingo.com/zanitti

Cara, eu acho que isso não ajuda, já fiz a prova 5 vezes, e nas últimas duas consegui nota máxima (5).

October 16, 2016

https://www.duolingo.com/luizvitorio

Eu tenho 61% de fluência e ainda não terminei a árvore. Faço 20 pontos por dia. Como o jovem disse ali, devagar(isso é relativo a cada um) e sempre.

October 17, 2016

https://www.duolingo.com/zanitti

luiz.votorio, realmente isso vai de cada um, mas para mim, 20xps por dia é muito, mas muito pouco. Se você acertar todas as frases no modo cronômetro, isso já dá os 20xps, ou seja, você não gasta nem 5 minutos para fazer isso. Esse mito do "devagar e sempre" cai por terra quando você vê que o principal conselho de quem ensina línguas é: se tiver oportunidade, vá para um país que fale a língua que você está estudando, ou seja, fique inserido 24 horas por dia no idioma que está aprendendo. Então, pelo que eu entendo, isso é bem contraditório do famoso "devagar e sempre". Esse mito está 50% certo, ou seja, sempre sim, devagar não. A não ser que você não se importe sobre quanto tempo levará para aprender o idioma. Então acredito que para aprender uma língua você tem que vivenciá-la: ouça muito, leia muito, fale muito. Prática constante. Essa ideia de que o seu cérebro te bloqueia e você não absorve as informações pode ser verdadeira quando você está iniciando e as pessoas te falam para você INSANAMENTE decorar 30, 40 palavras por dia! Isso sim é informação inútil, pois decorar e nada é a mesma coisa, é como as memórias RAM do computador, quando desliga apaga tudo. Decorar não é aprender. Agora para aprender, você deve fazer a imersão no idioma, seu cérebro vai começar a entender que aquilo é importante para você e não vai descartar as informações.

October 17, 2016

https://www.duolingo.com/luizvitorio

Concordo.

October 17, 2016
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.