- Fórum >
- Tópico: German >
- "Er erkennt sie nicht."
14 Comentários
Já tinha reportado, mas obrigado assim mesmo. Eu exponho a dúvida aqui porque ainda não sei alemão (nem sequer os pronomes) com bastante segurança que me garanta não ter sido eu quem esqueceu algum porém ou exceção que justifique o que o Duolingo fez. Alguém às vezes explica. Como você mesmo disse, era uma dúvida.
Esse assunto é mais complicado, vai além da linguística e envolve o próprio conceito de 'formal'. Na Europa (não apenas na Alemanha), nenhum adulto se dirige a um desconhecido, seja ele o mais humilde cidadão, de maneira informal. É simplesmente impensável. Da mesma maneira que, mesmo fazendo cara feia, ninguém deixa de começar a falar com um 'bom dia' e um 'por favor' e de terminar com 'obrigado' e 'adeus'.
Isso não acontece no pouco de Brasil que conheço. Nos dirigimos a vendedores, motoristas, secretárias de consultórios e escritórios etc. etc. usando exclusivamente 'você' (mesmo quando essas pessoas são mais velhas). Me parece que muita gente também se dirige dessa forma a médicos, advogados e outros profissionais em posições mais elevadas na "cadeia alimentar", mas é menos sistemático.
É possível que as novas gerações percebam 'você' como um pronome neutro, uma espécie de "you", e que nossa cultura não atribua tanta importância à deferência meramente formal e exterior. Ou existe a possibilidade de não termos ainda, no Brasil, nos desfeito dos condicionamentos de classe nem mesmo na camada superficial das convenções linguísticas.
Surfix Meu amigo Não existe você formal O VOCÊ é a maneira informal no português de se dirigir a alguém. Senhor e senhora no português, servem para quando vamos nos dirigir a alguém com formalidades. No alemão, onde a formalidade impera, o Sie é o pronome que devemos utilizar para nos dirigirmos, formalmente, a alguém. Espero ter contribuído para ajudá-lo. Forte abraço, irmão!