O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

https://www.duolingo.com/GabrielUniverse

Dicas para aprender um idioma

Nota: As informações que vou apresentar aqui são fruto de minhas pesquisas pessoais, ou seja, talvez esteja faltando algo.

Olá, hoje eu pensei em apresentar para vocês algumas dicas para quem quer dominar um segundo idioma, seja qual for, mais rapidamente. Eu sempre pesquisei bastante, desde quando tinha 10 anos (1 ano atrás, rsrs) eu gostava muito de saber sobre esse assunto. Então eu vou listar aqui algumas "dicas".

  • Use o sistema SRS (Sistema de repetição espaçada).

Spaced Repetition System, ou SRS é um sistema de repetição em que nós repetimos a palavra de acordo com a necessidade, ou seja, nós não ficaríamos repetindo a mesma palavra 30 vezes num dia só, e sim separando certinho, repetindo apenas 2 a 3 vezes por dia, depois repetia depois de algumas horas, etc. Esse sistema é ótimo, porque agente memoriza e nem precisa fazer muito esforço. Existem softwares como o Anki que preparam as revisões. Você pode baixá-lo tanto no celular, como no computador (Windows, Mac, Linux). Veja uma melhor explicação: Clique Aqui!

  • Seja criativo!

Você pode ter muitas idéias para conseguir melhorar seu aprendizado. Talvez assistir vídeos tutoriais no idioma que você quer aprender, em vez do português. Uma dica que o professor de língua japonesa Luiz Rafael deu é "transformar tempo improdutivo em tempo produtivo". Mas, como assim? Bom, o método do Luiz Rafael é um método que utiliza-se Diálogos, então suponhamos que um aluno está estudando um diálogo. Daí, ele escuta o diálogo enquanto dirige, caminha, come, joga, arruma a casa, etc... Assim, a pessoa memoriza o diálogo naturalmente.

  • (Como falado anteriormente) Use diálogos!

Eu já falei sobre diálogos aqui (na última dica), mas vou falar mais uma vez. Os diálogos são ótimas ferramentas, principalmente se estiverem acompanhadas de um texto. Com os diálogos, você vai aprender palavras em que usamos no cotidiano, o que é importante, já que você vai passar por essas situações um dia, e parece que aprender as palavras fica mais fácil (eu mesmo uso diálogos, e parece que agente memoriza as palavras mais rapidamente).

  • Largue a mão da escrita e da fala e foca na audição e leitura.

Essa é mais uma dica do Luiz Rafael. Quando eu li sobre isso, eu fiquei fascinado. Eu nunca tinha pensado daquela maneira! Bom, eu vou tentar explicar da minha maneira. Talvez vocês não concordem, mas, você foca em conseguir ler (e saber o significado) do máximo de palavras possível, você vai conseguir entender o idioma perfeitamente. Os sons que você vai produzir vão vir naturalmente, só que você vai ter que treina a pronúncia. E na parte da escrita? Também é fácil, fácil. Algumas palavras você já vai conseguir escrever (as mais fáceis), só que as mais difíceis você aprende depois. Quando você já estiver entendendo o idioma, você vai poder treinar a escrita o quanto quiser.


Bom, foram 4 dicas que eu considero muito boas. Eu não coloquei aquelas dicas como "fique imerso ao idioma", "ouça muito", etc, porque eu queria trazer algumas dicas inéditas (ou quase).

E, me desculpe se o texto esteja muito desorganizado, ou de difícil compreensão, porque essas dicas são muito completas, daí eu tentei resumir para ficar o menor texto possível...

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o professor Luiz Rafael e seu método.

Obrigado por ler! Espero ter ajudado!

1 ano atrás

12 Comentários


https://www.duolingo.com/ELIBETHINHA4850
ELIBETHINHA4850
  • 25
  • 25
  • 25
  • 22
  • 20
  • 7
  • 72

GabrielUniverse, você vale ouro! Admiro muito você pelo seu comprometimento particular com a aprendizagem, mas, sobretudo pela generosidade do compartilhamento. Isso não tem preço. São crianças como você que farão um Brasil melhor para o nosso amanhã. Parabéns e muito agradecida guerreiro! Bons estudos.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/GabrielUniverse

Obrigado! Bons estudos também...

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Ana-Maria-1-2

:)

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Anaah_extreme

Muito bom! Obrigado pelas dicas :)

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/GabrielUniverse

De nada :)

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/viniciusmagnus

eu tenho sorte porque na minha escola tem aulas de ingles presencial gratuita grças a isso ja sei o basico do ingles

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/GabrielUniverse

Eu aprendi o básico do inglês com vídeos games, etc, desde criança (1 palavra por mês praticamente), mas eu sei muito pouco.

Na aula presencial gratuita na minha escola agente não aprende nada, a não ser uma lista de quase 20 palavras, sem explicação, sem frases de exemplo, 1 vez por semana.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/viniciusmagnus

eu tambem a maioria do que aprendi foi nos videos do youtube, games, tv etc.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Innocentstudent

dedicação

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/GabrielUniverse

Não adianta apenas dedicação, o jeito que se estuda é tão importante quanto a dedicação.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Lcianunes

Ótimo

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/GabrielUniverse

Obrigado!

1 ano atrás