https://www.duolingo.com/GabrielUniverse

O (único) problema do aprendizado gratuito

GabrielUniverse
  • 25
  • 14
  • 14
  • 11
  • 6
  • 2

Nota: isto é uma opinião pessoal de uma experiência que tive, não acho que o aprendizado gratuito seja ruim.

Bom, eu acho que o aprendizado de idiomas gratuito é muito bom, pois nem todas as pessoas podem pagar um curso, ou achar conteúdo de qualidade na internet. É muito bom. Até crianças podem aprender (como eu) se quiserem.

Porém, se as pessoas não tiverem disciplina suficiente para escolherem um idioma, a coisa complica. Aconteceu assim comigo, e acredito que deve acontecer com outros:

A pessoa não sabe que idioma escolher, então escolhe tudo!

No início, entrei no duolingo para aprender inglês com 9 anos, mas eu achei o de espanhol mais legal (e fácil). Depois que eu tinha quase terminado a árvore de espanhol, lançou o curso de alemão. Eu achei a língua legal e comecei a aprender também. Lembro que chegou a um ponto em que eu inventei de aprender inglês, espanhol, francês e alemão ao mesmo tempo! Desisti em uma semana...

Depois de tudo isso, eu abandonei o duolingo, durante muito tempo. Até que eu comecei a gostar do japonês (eu sempre achei as letras bonitas) e comecei a aprender um pouco, mas não seriamente. Então, depois de muito tempo, decidi fazer uma prova de espanhol (para mim eu sabia falar). A prova tinha 30 questões, e quantas eu acertei? 14. Eu fiquei triste com a nota e decidi re-começar o duolingo. Depois de 25 dias usando o duolingo, fiz a prova de novo, e tirei 24 dessa vez (^-^)/.

Então, minha conclusão foi de que isso pode acontecer com muitas pessoas. Você deve saber que idioma quer aprender, e ficar firme, nada de "Ah, dois idiomas não é tanta coisa, posso aprender". Sei que é possível aprender 2 idiomas ao mesmo tempo, mas pra quê?

E bom, isto não é lá um problema, já que muitas pessoas aqui no duolingo devem ter responsabilidade e persistência, mas se não tiver, isto pode acontecer com você também. Imagina o tanto que eu poderia ter aprendido se não abandonasse o duolingo?

Algumas pessoas vão achar ruim este título, mas a culpa não é do aprendizado gratuito, a culpa é do aluno. Acontece que no aprendizado pago, você tem dó de abandonar seus investimentos. Mas o duolingo é ótimo, gratuito ou pago (^-^)/

Bom, então é isso, né... Se tiver alguma história parecida, gostaria que a escrevesse aqui nos comentários.

2 anos atrás

34 Comentários


https://www.duolingo.com/Momotaros

Esse foi um dos melhores posts que vi por aqui. É muito bom ver jovens que querem aprender, eu queria muito ter começado na sua idade, mas nunca é tarde.

Eu também sou do tipo que gostaria de estudar vários idiomas, mas pode ser uma experiência frustrante. Nunca tentei pois imaginei que seria muito difícil já que não sou nenhum prodígio. Quando comecei no inglês me dediquei apenas ao inglês, todos os dias, o máximo de tempo que pudia. Aprender apenas um idioma por vez agiliza um pouco as coisas, e os resultados aparecem mais rápido e consequentemente a motivação sobe. Quando você arrasta os estudos e a evolução é pouco notável, a motivação tende a diminuir, até chegar num ponto de total frustração.

Como eu havia lhe dito em outro post, comecei a estudar japonês quatro anos atrás. Porém, apesar de me considerar um estudante avançado de inglês, eu ainda não sentia que era fluente. Cada vez que eu começava a estudar japonês eu pensava no inglês, é como se estivesse faltando algo. Eu não conseguia me concentrar direito, pois o fato de não poder assistir um filme e entender 100% o que se dizia, ou ler um livro e não entender 100% do conteúdo, me deixava num estado caótico de pensamentos, e obviamente o aprendizado do japonês estava lento e tedioso.

Um dia resolvi parar com o japonês, e me prometi que só voltaria quando meu inglês estivesse realmente MUITO bom. Voltei a estudar inglês de forma intensiva. Fiquei mais dois anos em cima do inglês impiedosamente.

E finalmente, dois anos atrás, eu pude começar a estudar japonês de forma intensiva. Hoje me considero um intermediário no idioma, ainda tenho muito a aprender, mas estou evoluindo. É o famoso "um passo de cada vez".

Meu conselho é, não se concentre em muitas coisas ao mesmo tempo. Um dos grandes prazeres de aprender um idioma, é notar o quanto você está aprendendo, é ouvir um diálogo em um filme e não só entender o que estão dizendo mas entender o significado daquilo tudo. E nós precisamos dessas pequenas gratificações diariamente para nos mantermos firme nos estudos.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Realize.

Bom dia Momotaros! Eu to fazendo o caminho que vc já fez então, porque to focado só no inglês e não pretendo mudar ou adicionar outro idioma enquanto não entender os seriados e filmes em inglês. Eu sei que isso vai demorar mais eu não tenho pressa, espero que daqui dois anos eu possa entender de 80 a 90 por cento o conteúdo dos filmes em inglês.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/GabrielUniverse
GabrielUniverse
  • 25
  • 14
  • 14
  • 11
  • 6
  • 2

Verdade, é importante ter foco

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/CristianoAgante

menino tu vai longe!!! enfim, já vi pessoas que pagam curso, fazem intercâmbio mas não tem fluência e tem medo! acredito que aprender é 100% o aluno, estudante que quer aprender aprende! dedicação é tudo! não vejo desvantagem no duolingo, pode parar e continuar depois, é divertido, é gratis, é leve e usa pouca internet... etc tem muito guloso que quer fazer dezenas de línguas ao mesmo tempo mas não tem problema! fora do duolingo tem redes sociais e outras ferramentas de interação pra testar a fluência do que aprendeu acredito na determinação do aluno! seja autodidata ou em classe um grande abraço! quem ler e quiser ser meu amigo estou a disposição

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Nicolly.molina

Já aconteceu algo parecido comigo. comecei a estudar no Duolingo quando tinha uns 8,9 anos, já aconteceu de ficar sem 2 meses diretos sem mexer no Duolingo , eu conseguia falar e escrever bem em Inglês. depois de alguns meses não lembrava mais nada, então resolvi abandonar o Duolingo (não foi a melhor coisa a fazer) e a 2 semanas retornei ao site. Fui olhar meu Duo e todas as lições tinham que ser reforçadas, levou um tempo pra não ter mais nada para reforçar, tive que usar Repetição Espaçada (SRS) muitass vezes. Depois de muito esforço estou conseguindo escrever melhor e pronunciar bem o Inglês e tentando atingir o melhor possível . Agora estou mais focada e pretendo chegar a mais de 30 dia de ofensiva. seu post foi um dos melhores que eu já vi, parabéns e que continue assim. Bons Estudos!!!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/GabrielUniverse
GabrielUniverse
  • 25
  • 14
  • 14
  • 11
  • 6
  • 2

Obrigado :)

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/TuaneC.

Oi , eu abandonei o Duolingo mas estou de volta.. me faltou persistência... mas agora estou com um foco em mente, pois antes eu queria saber por saber e agora eu tenho um pq de aprender :). Ótimo post.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Realize.

Seja bem vinda de volta então Tuane! Eu estou aqui há um pouco mais de dois meses e ´estou tentando continuar focado. Bons estudos p/ vc.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/TuaneC.

Pra você também e obrigada :)

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/GabrielUniverse
GabrielUniverse
  • 25
  • 14
  • 14
  • 11
  • 6
  • 2

Obrigado, e bem-vinda de volta!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/TuaneC.

Obrigada :)

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Realize.

Isso mesmo Gabriel, a responsabilidade dos estudos é toda nossa. Gostaria de ter começado cedo assim como vc (com 9 anos) quando vc chegar nos 16 ou até antes disso (se tiver foco) já vai estar fluente. Bons estudos.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/GabrielUniverse
GabrielUniverse
  • 25
  • 14
  • 14
  • 11
  • 6
  • 2

Eu acho que com mais ou menos 14 anos eu já devo estar com um ótimo nível de espanhol (eu fiz um teste que me julgou no nível B1 de espanhol, e o Padrão Europeu de fluência é o B2). A coisa que acho mais difícil é a caligrafia, cheia de erros. Eu decidi começar a aprender inglês em julho de 2017, vou aprender a partir do espanhol, e mais ou menos na metade de 2018, vou finalmente poder começar a aprender o tão desejado japonês! (^-^)/ Obrigado pelo comentário :)

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/AndrPera
AndrPera
  • 25
  • 14
  • 12
  • 8

Eu descobri o Duolingo e comecei a fazer o inglês, mas estava com uma viajem marcada para Buenos Aires e me falaram que o Espanhol seria mais fácil e se desenvolvesse a capacidade de aprender Idiomas do meu cérebro com uma língua mais próxima ao Português posteriormente seria mais fácil aprender o Inglês, então fiz todos os exercícios do Espanhol assisti alguns filmes em Espanhol com Legenda em Espanhol (dei preferência aos filmes Americanos dublados para o Espanhol, porque a Dicção dos Dubladores é de mais fácil compreensão), fiz a viagem que era de uma semana apenas e não consegui ir muito além de pedir comida ou perguntar onde ficava o banheiro, ao voltar continuei estudando o Espanhol e resolvi assistir a novela Yo Soy Betty la Fea na integra, no começo foi um pouco difícil, mas uma determinada noite sonhei em Espanhol e depois disso passei a entender como se fosse o português apesar de não falar tão bem. Voltei para o inglês, fiz muitas vezes todos os exercícios, e também tentei Inglês a partir do Espanhol, Espanhol a partir do Inglês e Italiano a Partir do Inglês, mas infelizmente nessa língua ainda não tive tanto sorte quanto no espanhol e sinto que estagnei no meu estudo. não tenho tempo ou condições financeiras de pagar um curso, então se alguém puder me dar alguma dica, creio que o duolingo me ajudou muito mais tenho dificuldade em construir frases devido a gramática ser muito diferente do português e também sito falta de exercícios que não sejam de múltipla escolha.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/GabrielUniverse
GabrielUniverse
  • 25
  • 14
  • 14
  • 11
  • 6
  • 2

Parabéns pela experiência (^-^) | Uma dica é se aprofundar em outros sites, métodos. E não se limita em sites apenas de "dicas de inglês". Procura sites com dicas de chinês, francês, japonês, italiano, etc. porque assim você vai descobrir dicas inéditas! Aqui 2 sites que mais me chamaram a atenção:

AulasDeJaponês.com.br (aulasdejapones.com.br) (meu favorito) - Apresenta dicas para aprendizes de japonês, mas ele também ensina alguns métodos, que podem ser usados no inglês, por exemplo.

Método Dong Chinês (http://aprendafalarchines.com.br/) (Curso de Cleber Souza) - Apresenta um curso de imersão à língua chinesa, onde ele diz ensinar os princípios da língua em 10 dias, e te tornar um falante quase-fluente em 3 meses (não sei se é verdade, mas os depoimentos dizem que sim). Ele também publicou um livro, gratuito (gratuito em pdf, se quiser impresso é pago), onde ele ensina os fundamentos da língua chinesa, com a promessa de que você poderá, depois dos 10 dias, ir para a China e voltar com segurança (um pouco difícil de acreditar) - Ele também conta uma história de superação no idioma.


Os dois sites apresentam ótimas dicas, porém, os dois sites apenas servem de divulgação à 2 cursos de imersão aos idiomas (japonês e chinês), que é pago (chinês = R$2000,00 - com promessa de quase-fluência em 3 meses) (japonês = + ou - R$2000,00 também - com a promessa de um curso completo de 6 meses, promessa de fluência total).

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/JessikaMon

Sou usuária do Duolingo desde 2010, mas nunca tive foco no aprendizado. Voltei a utilizá-lo esse ano e agora com o real desejo de aprender. Somado ao Duolingo, estudo Inglês em livros didáticos, gramáticas, outros sites e dou preferência à músicas e séries no idioma para usar meu tempo de diversão para treinar também. Tento aprender Inglês desde criança sozinha porque meus pais nunca tiveram condições de investir nisso para mim. Resolvi ter uma meta a alcançar e minha meta hoje é passar no Toefl e me preparar para o meu mestrado futuramente (que sempre exige leitura em Inglês). Enfim, esse tópico foi importante para mim porque já quis aprender vários e não vi aprendizado em nenhum... Melhor focar em um só e dominá-lo.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/GabrielUniverse
GabrielUniverse
  • 25
  • 14
  • 14
  • 11
  • 6
  • 2

Sim, comecei a fazer isso. Agora vou focar apenas no espanhol, na metade de 2017 vou começar o de inglês, e mais ou menos na metade de 2018 vou começar a aprender o japonês (que me despertou muito interesse).

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/YasminCBarros

também tenho muita vontade de aprender o japonês, mas o inglês no momento é mais importante. tentei aprender os dois juntos e acabava esquecendo um pouco de cada e ficava desanimada

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/EllyasSouza

Gostei do seu post!!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/GabrielUniverse
GabrielUniverse
  • 25
  • 14
  • 14
  • 11
  • 6
  • 2

:)

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/ZeroDesu
ZeroDesu
  • 11
  • 9
  • 9
  • 8
  • 8
  • 6
  • 3
  • 2
  • 2

No começo tentei aprender aprender vários idiomas de uma só vez como japonês, coreano, chinês, inglês, francês... Daí eu percebi que não ia dar certo. Então decidi que iria focar somente no japonês e inglês até conseguir ler/entender uma novel ou mangá japonês, e claro, livros em inglês. No momento que conseguir esta meta, vou aprender coreano, até porque, tem mais material em inglês. Além do japonês e inglês, estudo paralelamente o espanhol para aprimorar ainda mais.

Quando adotei esta meta, comecei realmente aprender. E não fico só no duolingo, leio sites de meu interesse para colocar em pratica o que eu aprendi.

Se você quiser aprender um idioma, se pergunte ''para que vou usá-lo'', pode ser até mesmo por curiosidade, não faz mau, no meu caso, estou aprendendo inglês para aprender coreano e comprar, principalmente, livros em sites estrangeiros, e japonês para ler light novel e mangas.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/GabrielUniverse
GabrielUniverse
  • 25
  • 14
  • 14
  • 11
  • 6
  • 2

Você já tem um plano definido, que bom ^-^

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/God_Trunks

Para quem nunca chegou em um nível B2/C1 em um idioma (de preferência o inglês, por sua simplicidade), começar a aprender outro idioma é um tiro no pé. Falta método, falta organização, falta conhecimento do processo.

Aprender mais de um idioma é possível, desde que não pertençam à mesma família linguística. Inglês e espanhol, inglês e francês, alemão e italiano, não há chance de criar confusão. Só vai exigir mais horas de estudo durante a semana, e organização pra não se perder. Aliás acho bom sempre eleger um dos dois como prioritário, pois em caso de faltar tempo na semana, só um idioma perde.

Quanto à dois idiomas dentro da mesma família linguística, não há problemas desde que não se esteja no mesmo nível nos dois. Por exemplo, se o meu inglês é um intermediário avançado, o alemão não causará confusão.

Mas a minha dica é que ninguém invente moda antes de chegar no B2 de inglês. Porque é o idioma mais necessário, e chegar até aí vai dar bastante conhecimento de causa na hora de aprender outro idioma mais complicado. O alemão pra mim foi impactante, e tive que pensar e repensar como encarar ele, visto que não estava conseguindo pelo método do Duolingo.

Cada pessoa é uma pessoa e tem o seu jeito de aprender. O importante é não ficar parado, ter objetivos e prioridades nítidos, só assim não se perderá a motivação naqueles momentos em que parece que estamos nadando contra a correnteza.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/GabrielUniverse
GabrielUniverse
  • 25
  • 14
  • 14
  • 11
  • 6
  • 2

Podem sim pertencer a mesma família linguística, a pessoa só precisa se organizar.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/MarconiAP

Duolingo Dicas e Observações (todas) download https://www.duolingo.com/comment/18644462

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Guilhermed467663

Parabéns Gabriel por ter começado novamente, também já tentei aprender mais de um idioma ao mesmo tempo, mas assim como você também não deu muito certo, pois para mim era muito difícil manter o foco todos os dias em todos os idiomas. Por fim, recomecei a dois meses no Duolingo e meu foco agora é manter o foco. Parabéns novamente!!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/GabrielUniverse
GabrielUniverse
  • 25
  • 14
  • 14
  • 11
  • 6
  • 2

Obrigado :)

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Mauricio942978

Olá, faço 2 idiomas, inglês e espanhol, tenho 58 anos, gostaria de fazer outros, principalmente os que se originaram do latim como Francês e Italiano. Mas não tenho cabeça para tudo isso. Quanto ao inglês, só comecei a ter uma sensação de aprendizagem e lampejos de domínio somente a partir do nível 16, mas tenho dificuldades em gramática. Quanto ao espanhol (nível 16) não vi dificuldades, somente os verbos e algumas palavras, tão fácil que chegar ser monótono.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/luizvitorio
luizvitorio
  • 25
  • 22
  • 22
  • 21
  • 17
  • 16
  • 15
  • 11

Você tem quantos anos?

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/capebalo
capebalo
  • 24
  • 12
  • 12

Ótima dica. E parabéns, tanto pela determinação sendo tão jovem quanto pela escrita - se você não tivesse dito a idade (hoje deve estar com uns 12 anos??) eu pensaria se tratar de um adulto. Continue assim. ;)

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/LeciSilva

Você é um menino muito sensato. Eu desde a minha adolescência sonhava em aprender Inglês, Francês, Espanhol e Italiano. E quando conheci o duolingo tive que resitir à tentação de pegar tudo de uma vez, rsrs. Eu decidi primeiro aprender o Inglês a ponto de manter uma conversa simples pelo menos pra só então iniciar o espanhol e ir fazendo assim, sucessivamente. Muito legal essa sua postagem.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/ANTONIEL390188

O Duolingo tem sido um diferencial na vida de muitos estudantes, sobretudo dos mais carentes financeiramente, que é potencializar a Educação tão importante na formação do homem e de um país.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Billybigdi

mano, disse tudo, tem de ter foco e persistência, eu to amando esse curso e sinto mais orgulho ainda de mim por ser gratis e poder falar depois pras pessoas "eu apendi alemão em casa sem gastar nada" eu admiro muito pessoas assim. Alem do mais eu to melhorando meu inglês, pq o app ta como se eu falasse inglês, dai eu tenho de traduzir ALEMÃO=INGLÊS

6 meses atrás

https://www.duolingo.com/AlexandreHCReis

a

3 semanas atrás
Aprenda um idioma em apenas 5 minutos por dia. De graça.