"Je suis allé à la plage."

Tradução:Eu fui à praia.

2 anos atrás

9 Comentários


choracavaco

É bom lembrar, para quem, como eu, teve que fazer um ditado (Escreva o que escutar), ainda por cima com a voz feminina, que outra resposta correta nesse caso é "Je suis allée", que se pronuncia de maneira idêntica a "Je suis allé" e é a forma que concorda com o falante de sexo feminino.

9 meses atrás

janaina.silvappa

Não há outra forma como dizer "Eu fui" em francês?

2 anos atrás

ruama_semtempo
Mod

"Eu fui", do verbo ir pode ser "Je suis allé" (se dito por um homem) ou "Je suis allée" (se dito por uma mulher). Isso porque o particípio deve concordar em gênero e número com o sujeito quando o verbo auxiliar for être. Mas a diferença está só na escrita, já que a pronúncia de allé e allée é alê.

Já "Eu fui", do verbo ser, é apenas "J'ai été" (não há concordância com o sujeito, porque o auxiliar é avoir).

2 anos atrás

choracavaco

Há o "PASSÉ SIMPLE" que, embora não seja usado coloquialmente, é indispensável para quem gosta de ler.

"J'allai à la plage" = Eu fui à praia.

"Je fus à la plage" = Eu estive na praia.

"Je fus très heureux" = Eu fui muito feliz.

1 ano atrás

MaiaraLeti

Alguns dias atrás, eu aprendi que o certo seria dizer "sur la plage", não?

1 ano atrás

choracavaco

Depende. Em geral, 'à praia' = "à la plage"; 'na praia' = "sur la plage" (mas também pode ser "à la plage" em alguns casos).

1 ano atrás

Lavico1956

No passado não deveria ser: J'ai allé à la plage

2 anos atrás

ruama_semtempo
Mod

Não, o verbo aller leva être como auxiliar. Portanto, o correto é "Je suis allé".

Mais aqui: http://www.prof2000.pt/users/anaroda/pfrances/Passecomp_etre_avoir.htm

2 anos atrás

Lavico1956

Obrigado Ruana pela explicação e pelo link. Sinto que eu cheguei no "divisor de "águas" do meu aprendizado chamado "ou vai ou racha'". Decidi que VOU.

2 anos atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.