O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

https://www.duolingo.com/RianFagundes

Qual a diferença de do e make?

Essa dúvida vem me pertubando a um bom tempo porque as 2 palavras tem o msm significado e são usado em circunstâncias parecidas...

1 ano atrás

4 Comentários


https://www.duolingo.com/Momotaros

"Do" é usado em trabalhos e tarefas (do you homework, do a good job). Atividades não especificas (do something, do anything, do nothing). Substituir o verbo quando óbvio (do your hair, do the exam).

"Make" é usado na produção de comidas e bebidas (make a cake, make dinner, make a cup of coffee). Produtos material / origem (made of gold, made in China). Reações (make you happy, make you smile). Planos e decisões (make a decision, make a choice, make a plan). Falas e sons (make a noise, make a comment, make a suggestion).

E por aí vai.

Vamos pegar o exemplo de "do your hair", que quer dizer "fazer/arrumar seu cabelo". É falado quando alguém diz para você ir ao salão para fazer algo no seu cabelo como cortar, alisar, pintar/tingir e etc.

Mas você também pode encontrar "make your hair" em frases. Veja este exemplo:

"Certain herbs can help make your hair grow faster". (Certas ervas podem ajudar a fazer o seu cabelo crescer mais rápido).

A diferença é que "do" fala da ação que será feita diretamente no cabelo para modificá-lo. Make está falando sobre a dica "certas ervam podem ajudar a fazer...".

Você não encontrará "make your hair" sozinho, pois não faz sentido, ninguém tem o poder de fazer o cabelo, ele cresce naturalmente.

Em filmes as vezes a gente escuta: "Do something!! (Faça alguma coisa!!). Assim como o exemplo do cabelo, novamente não vamos encontrar "Make something" sozinho, ele precisa de mais detalhes como "Make something good." (pode ser uma comida ou uma boa ação). Mas o uso do "do" deixa claro que você tomará uma ação direta, assim como fizeram com o cabelo no primeiro exemplo.

Mas isso é só a ponta do iceberg. São tantas situações que fica impossível explicar. Somente o convívio através da leitura e do treino de ouvido irão sanar totalmente suas dúvidas. Se explicações gramaticais fossem realmente necessárias para aprender um idioma, não existiriam analfabetos. Não se preocupe com os porquês, apenas aprenda as coisas como elas são naturalmente, leia e escute bastante.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/RianFagundes

obg manin :D

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/RianFagundes

então o make é usado mais pra situações de criações ou produções de algo?

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/VitorF2k

acho que Make é para coisas materiais, já o Do é mais para ações

1 ano atrás