"You show them the dog."
Tradução:Você mostra o cachorro para eles.
92 ComentáriosEsta conversa está trancada.
Não é possível,no bom português, "Você os mostra o cachorro". A norma padrão condena esta construção. O pronome oblíquo "o" tem função de objeto direto e, na oração mencionada, temos objeto indireto, introduzido pela preposição "para". Em português, caberia, sim, o emprego do pronome oblíquo "lhes".
"They" é sujeito, é quem faz a ação. ("Pronome do caso reto")
"Them" é objeto, é quem recebe ou é alvo da ação ("Pronome do caso oblíquo")
Veja a inversão deles, lembrando que o mesmo acontece entre "we" e "us":
- We show them the dog = Nós mostramos a eles o cão
- They show us the dog = Eles nos mostram o cão
They é um pronome reto e them é um pronome obliquo. De forma prática podemos dizer que o primeiro exerce a ação enquanto que o segundo a recebe. Por exemplo, se eu fosse falar que vejo eles eu diria "I see them", se eu dissessse o contrário, que eles me vêem, eu diria "they see me", percebe como funciona? É como aquele negócio de sujeito e objeto que nos ensinavam nas aulas de orações em lingua portuguesa. Espero ter ajudado ^^
1944
CarmenFerr 822492Esse português assim não está correto. Leia as várias explicações do Danmoller tá?
207
Ah, ah, ah!! Se você escreve: "Você lhes mostra o cachorro", o programador brilhante do Duolingo retorna erro, com a opção: "Vocês lhes mostram o cachorro". Se novamente você escreve: "Vocês lhes mostram o cachorro", surge a opção que poderia ser também: "Você mostra o cachorro a eles". É... falta coerência e mais competência para fornecer esses cursos gratuitos de internet. Reconheço que muitos programadores são aqueles ex-tipos de alunos formados por telefone, ou que nas escolas públicas foram promovidos automaticamente.
1944
Egidiolani desculpe o que vou dizer. Quando leio este tipo de ataque aos -Brilhantes sim!- moderadores meu sangue ferve.Falta de competência????? Então porque não estuda em escola privada e se sujeita a um bando de incompetentes promovidos automaticamennte ou formados ao telefone? Não será essa a sua imagem que quer reflectir neles? Melhor eu ficar por aqui.