O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Ele está nos ensinando palavras."

Tradução:Il nous apprend des mots.

1 ano atrás

5 Comentários


LuizVitor876804

A frase "Ele está nos ensinando palavras." Foi indicada pelo duolingo como: "Il nous apprend des mots".

Eu gostaria de saber se esse formato é exclusivo de verbos com duplo sentido como apprendre (aprender/ensinar). Ou essa formatação é por outro motivo?

Outra dúvida que ficou foi no trecho "Il nous.." poderia ser "Il moi..", "Il lui" ??

1 ano atrás

ruama
ruama
Mod

Não entendi direito. A que formato você se refere?

A regência desse verbo, quando na sua forma transitiva direta e indireta, é "apprendre quelque chose à quelqu'un" (ensinar algo a alguém). "À quelqu'un" deve ser substituído por um pronome objeto indireto (me, te, lui, nous, vous, leur). "Moi" é um pronome tônico e não é usado da forma que você indicou.

  • Il m'apprend... = Ele me ensina...
  • Il t'apprend... = Ele te ensina...
  • Il lui apprend... = Ele lhe ensina...
  • etc.

Ah! Já entendi. rsrs

Não, isso vale com qualquer verbo. Em francês, não existe um tempo verbal tal como o presente progressivo. Então, o présent de l'indicatif (ex: Il mange) pode ser traduzido com o presente (Ele come) ou presente progressivo (Ele está comendo), conforme o que se encaixar melhor no contexto. Também existe a expressão "être en train de", assim "Il est en train de manger" só pode ser traduzido como "Ele está comendo", porém, para falar de uma ação em curso, o mais comum é mesmo o présent de l'indicatif.

1 ano atrás

MarcioDosS18
MarcioDosS18

Na verdade, q dúvida dele é que se apprend pode ser tanto aprender quanto ensinar e em que situações ele vai saber quando o apprend significa aprender ou ensinar. Tb fiquei com esta dúvida.

1 mês atrás

ruama
ruama
Mod

Não acho que essa tenha sido a dúvida, pois ele demonstrou saber que apprendre pode ter dois significados.

De modo geral, apprendre significa aprender, mas esse verbo significa ensinar na forma apprendre quelque chose à quelqu'un (ensinar algo a alguém) ou apprendre à quelqu'un à quelque chose (ensinar alguém a fazer algo). Exemplos:

  • Les enfants apprennent l'alphabet. = As crianças aprendem o alfabeto.
  • Les enfants apprennent à lire. = As crianças aprendem a ler.
  • L'enseignante apprend l'alphabet aux enfants. = A professora ensina o alfabeto às crianças.
  • L'enseignante apprend aux enfants à lire. = A professora ensina as crianças a ler.
1 mês atrás

MarcioDosS18
MarcioDosS18

Tu tens razão. Entendi errado a dúvida dele. Excelente explicação. Me desculpe.

3 semanas atrás