O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Je vais jouer au tennis."

Tradução:Eu vou jogar tênis.

1 ano atrás

6 Comentários


choracavaco

"JOUER" tem diferentes significados e emprega diferentes preposições para cada um deles.

JOGAR (jogo) = "jouer À": "Jouer AU football" (jogar futebol); "Jouer AUX billes" (jogar bola de gude); "Jouer AUX cartes" (jogar baralho).

BRINCAR = "jouer À": "Jouer À la poupée" (brincar de boneca); "Jouer À cache-cache" (brincar de esconde-esconde); "Jouer À colin-maillard" (brincar de cabra-cega); "Jouer À la marelle" (brincar de amarelinha).

TOCAR (instrumento musical) = "jouer DE": "Jouer DU piano, DE LA guitare, DU violon" (tocar piano, violão, violino).

INTERPRETAR/FAZER PAPEL = "jouer": "Jouer un rôle" (fazer um papel); "Jouer le héros" (fazer papel do herói); "jouer un personnage" (interpretar um personagem); mas "jouer LES" adquire frequentemente valor pejorativo como em "il aime jouer LES héros" (ele gosta de bancar o herói) ou "elle joue LES victimes" (ela está se fazendo de vítima).

1 ano atrás

oliveiro55

qual a necessidade de usar ( au ) visto que na tradução não é utilisado ,qual a sua importancia nesta frase ?

1 ano atrás

Australis
Australis

Em francês o verbo "jouer" é transitivo indireto, "jouer à (quelque chose)", e em português nesse caso o verbo é transitivo direto, "jogar (alguma coisa)", por isso a preposição só aparece na versão original da frase.

1 ano atrás

oliveiro55

obrigado Australis por esta explicação,você também é um excelente professor de português,aprendo muito com você !

1 ano atrás

deco900

qual preposição eu usaria para dizer "vou jogar de tênis(calçado)"?

1 ano atrás

Australis
Australis

Acredito que "je vais jouer en tennis/baskets". Alguns artigos da internet que corroboram isso: http://o.nouvelobs.com/mode/20170627.OBS1282/pourquoi-on-va-tous-passer-l-ete-en-baskets.html ("por que vamos todos passar o verão de tênis"), http://www.marieclaire.fr/,se-marier-en-baskets,821738.asp ("5 boas razões para se casar de tênis"), https://www.lequipe.fr/Adrenaline/Alpinisme/Actualites/Le-mont-blanc-en-baskets-c-est-termine/826354 ("acabou essa de subir o Mont-Blanc de tênis").

1 ano atrás