O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"A tua é pequena."

Tradução:La tienne est petite.

1 ano atrás

2 Comentários


CarinaCsi
CarinaCsi

por que Tienne?

1 ano atrás

Australis
Australis

Porque esse é o pronome possessivo feminino singular da segunda pessoa, equivalente de "a tua" na frase em português.

Os pronomes possessivos servem para substituir um adjetivo possessivo + um substantivo com a intenção de evitar repetição:

  • "Ma maison est grande, la tienne (ao invés de "ta maison") est petite" = "minha casa é grande, a tua/sua (ao invés de "tua/sua casa") é pequena".

Em português os pronomes possessivos são iguais aos adjetivos possessivos ("o meu carro é verde" (adjetivo) - "o meu é azul" (pronome)), tanto que essa diferenciação nem existe, mas em francês eles mudam. Os adjetivos sempre acompanham o substantivo e os pronomes sempre aparecem sozinhos (por isso "ta est petite" não seria possível):

  • primeira pessoa do singular ("je"): adjetivo - "ma/mon/mes" / pronome - "le mien/la mienne/les miens/les miennes";
  • segunda pessoa do singular informal ("tu"): adjetivo - "ta/ton/tes" / pronome - "le tien/la tienne/les tiens/les tiennes";
  • terceira pessoa do singular ("il/elle/on"): adjetivo - "sa/son/ses" / pronome - "le sien/la sienne/les siens/les siennes";
  • primeira pessoa do plural ("nous"): adjetivo - "notre/nos" / pronome - "le nôtre/la nôtre/les nôtres";
  • segunda pessoa do singular formal e do plural ("vous"): adjetivo - "votre/vos" / pronome - "le vôtre/la vôtre/les vôtres";
  • terceira pessoa do plural ("ils/elles"): adjetivo - "leur/leurs" / pronome - "le leur/la leur/les leurs".

Assim como os adjetivos possessivos, os pronomes possessivos concordam em gênero e em número com aquilo que é possuído, portanto "la tienne" se refere a um substantivo feminino singular ("une maison", por exemplo) que pertence a você/ti, "le sien" se refere a um substantivo masculino singular ("un livre" - "ce livre est le sien" = "esse livro é dele/dela") que pertence a ele/ela, "les nôtres" se refere a um substantivo plural de qualquer gênero que pertence a nós ("des chiens" - "vos chiens sont grands, les nôtres sont petits" = "seus cachorros são grandes, os nossos são pequenos") etc.

1 ano atrás