"Do you have a special book?"

Tradução:Você tem um livro especial?

February 18, 2013

84 Comentários

Filtrado por post popular

CleberSDR

Qual a função do "Do" nesta frase?

February 18, 2013

eusoumeurei

O "do (does)" e o "do (does) not" servem para formar o interrogativo e o negativo da maioria dos verbos. You have a special book. Do you have a special book? You do not have a special book. He has a special book. Does he have a special book? He does not have a special book.

February 20, 2013

stefhanomo

Perfeita explicação. Vale lembrar que só se usa o "does" na 3º pessoa do singular ( he, she e it).

February 2, 2014

BeckIngryd

somente no presente da 3ª pessoa do singular oks?

February 19, 2014

felipekkol

O do também pode significar fazer.

May 27, 2014

CleberSDR

Obrigado pela ajuda, sua explicação foi muito útil.

February 20, 2013

BeckIngryd

aí eu te pergunto (não estou testando, só quero saber): vi uma vez a seguinte frase: I do not have all my wants, but I DO have all my needs. De que serve esse DO em destaque? O.o

February 19, 2014

eusoumeurei

Rebecca, esse emprego do auxiliar em frases afirmativas apareceu em outro exercício e criou uma certa polêmica. Se não me engano, foi a Vontade quem esclareceu isso transcrevendo um excelente tópico de gramática. Nesses casos, que não são muito usuais, o auxiliar serve para dar ênfase à afirmação ("I do love this country!"; "I did pay that bill!"). Acho que é isso que ocorre na frase que você transcreveu ("... mas eu TENHO tudo que eu preciso!")

February 20, 2014

BeckIngryd

sendo assim não tenho complicações com o assunto! muito obrigada!

February 20, 2014

UserBob

Prezada Rebecca Marcelo Rezende. O DO como você colocou em uma frase afirmativa serve para enfatizar alguma coisa. Só para enfatizar. Normalmente só é utilizado em perguntas e em negativas. Em frases afirmativas é para enfatizar. "Agora eu te pergunto, você é parente do Marcelo Resende?

February 28, 2016

irisdeberges

obrigado pela explicação tinha duvida sobre isso também

September 28, 2013

aninha.oliveira

Hehe tbm não tinha entendido o uso do "do" na frase. Esclarecedor obrigada.

April 27, 2015

AntonioHilton

Fantastic ! Thanks!

December 9, 2013

agsguimara

Mas porque a pronúncia não soa como Do e sim como Di, Alguém sabe me explicar?

February 19, 2019

Dan_el3

Complementando: Aqui vai uma explicação sobre os auxiliares do e does junto com alguns exemplos, e no final do comentário alguns exemplos com o verbo to do (fazer):

O do e o does são os dois auxiliares do present simple.

  • Do representa I/We/You/They
  • Does representa he/she/it

Eles são usados em frases negativas, interrogativas e também afirmativas. Exemplo:

Na frase afirmativa (com suas peculiaridades): para I/We/You/They o "do" pode simplesmente ser ocultado. Veja:

  • I have a question. (I do have a question.)
  • Para dar ênfase: I do have a question. / He does have a question.
  • De forma natural: I have a question. / He has a question. (o s ou es no final dos verbos has, takes, makes, goes, .... é a contração do "does")

Frase negativa:

  • Jane doesn't like me anymore! (doesn't = does not)
  • I don't like watching the soaps. (don't = do not)

Frase Interrogativa: Lembra da formação na afirmativa? Na interrogativa a gente apenas inverte do ou does com o sujeito. Veja:

  • Afirmativa : She does have a dog (naturalmente: She has a dog.) / You do like chicken. (naturalmente: You like chicken.)
  • Interrogativa: Does she have a dog? / Do you like chicken?)

Verbo to do (fazer):

  • What do you do? (O que você faz?) / What does he do?
  • Don't do this to me again! (Não faça isso comigo de novo!)
  • He does his homework. (Ele faz sua lição de casa.) / dando ênfase: (He does do his homework.) [does e do são o mesmo verbo] Nesse caso a gente apenas usa “He DOES do his homework” se a gente tiver tentando provar um argumento que realmente o "cara" está fazendo a lição de casa.
March 15, 2014

ThiagoDosS799423

Perfeito, tu sempre da exemplos e explica da melhor maneira possivel e consigo entender todas as suas explicações,obrigado mesmo

October 29, 2015

RodrigoGuerco

Nesse exemplo que você citou: "What do you do?" O primeiro "do" pode ficar oculto? pelo oque entendi, o primeiro "do" está servindo como auxiliar do verbo e o segundo como o verbo "fazer", correto? "What you do?" Estaria certo?

May 4, 2017

Dan_el3

Não, essa regra só é aplicada à frase afirmativa mesmo, na negativa e interrogativa os auxiliares do e does precisam ser apresentados.

May 4, 2017

Bebel1961

O Do é o auxiliar do verbo no presente. Se vc quiser dizer uma frase no presente perguntando ou negando vc vai ter que usar o Do ou o Does Ex. You like ice cream. (frase afirmando) não precisa do Do. You don't like ice cream. (Frase negativa) Do you like ice cream? (Interrogativa)

February 4, 2014

RodrigoGuerco

Ótima explicação!

May 4, 2017

felipekkol

O "do" nesta frase não tem significado. Ela está aí para formar o interrogativo. Você não pode somente perguntar "You have a special book?". Precisamos do substantivo infinito "do", para tornar pergunta. "You have a special book", mesmo com interrogação, ainda seria uma afirmação. Do you understand me?

Só que o "do" também pode significar o verbo fa([z, ç)].

May 27, 2014

Andreneide

Mesmo numa linguagem informal o DO é obrigado?

January 8, 2015

jessica.lima

Fazer com que a sentença seja interrogativa.

February 20, 2013

karolline.monike

Significa um verbo auxiliar usado no tempo presente.

March 13, 2014

Alexandre_02

Esta na hora de revisar os exercicios passado!

May 13, 2014

Kauany_x

"Special book" é livro especial, então, não deveria ser "favorite book" ??

December 21, 2013

Lahure

Sim, pode usar 'Você tem um livro especial?' aqui também.

December 3, 2014

MarioDdtan

favorite book= livro favorito

July 29, 2015

IsabelPLautz

Favorite book é livro favorito e ali ele fala em "livro especial" :)

October 5, 2015

DiegoSouza915543

Só pra citar, fiz inglês um mês apenas e particular, e o professor havia dito que o "an" também era usado antes de palavras que tivessem a fonética de vogal, como "special" ou como no exemplo que usamos na aula "xbox", tanto que usei "an" no exercício e não acusou erro, apenas a correção mas ainda assim certo, alguém poderia atestar isso ou explicar melhor?

April 23, 2014

Dan_el3

Oi Diego, seu professor tem toda a razão. É isso aí mesmo, "an" é usado antes de palavras que começam com fonética de vogal, ou seja, com SOM vocálico. E "a" antes de palavras que começam com SOM consonantal. E o exemplo que ele deu realmente está correto porque começa com SOM vocálico. Veja: xbox (símbolo fonético: eks-bɑːks) [perceba que ele começa com o som vocálico /e/ = é.

special (símbolo fonético: ˈspeʃl) começa com o som consonantal /s/ (dentes cerrados) NÃO com vogal "i" - ispeʃl. (erro comum entre os brasileiros pronunciar s como is)

Veja esse site a seguir, ele ensina como executar todos esses símbolos fonéticos mostrados acima: http://soundsofspeech.uiowa.edu/english/english.html

E aqui está o site da Oxford, ótimo para escutar a pronúncia das palavras e ver seus símbolos fonéticos, o que ajuda a perceber visualmente se a palavra começa com consoante ou com vogal: http://www.oxfordlearnersdictionaries.com/us/

Obs: Esse site da Oxford mostra a pronúncia Britânica (BrE) e a pronúncia Americana (NAmE)

April 23, 2014

LAJ766376

Amigo, muitíssimo obrigado. Eu já conhecia mais não conseguia localizar. Sei que muitos afirmam que é desnecessário gramatica, conhecer IPA (ALFABETO FONETICO INTERNACIONAL), etc . Mas para mim, que estudo sozinho, ajuda e muito na hora de tirar dúvidas e não adquirir vícios de pronuncia. Sugiro para quem realmente quer se aprimorar usar esse excelente recurso e estudar um pouco de IPA, porque com um dicionário na mão (isso mesmo, quando não tiver on line e precisar saber a pronuncia certa de cada palavra, depois da palavra vem sua representação fonetica special adjective /ˈspeʃ·əl/. Parece dificil no começa, mas como tudo a medida que vou se acostumando vai valorizar. Disculpem o texto longo. Deve-se a valorização e importância da dica do colega Dan, vlw..;)

February 26, 2015

BrunoTorbitoni

DO (I, we, you, they) e DOES (He, she, it) = Fazer / Servir (Verbos) E também servem como verbos auxiliares para perguntas e frases negativas.

January 11, 2014

rfbarao

eu podeira dizer Have you a special book?

June 22, 2014

Dan_el3

Só poderia se você acrescentasse o "got" assim: Have you got a special book?.

Esse papel de começar uma frase interrogativa é dos pronomes interrogativos (What, Which, How...) ou dos auxiliares como Do, to be, Can... Como visto no exemplo acima o "have" pode ser usado como auxiliar também, mas isso acontece apenas nos "Perfct Tenses", onde o "have" vem acompanhado de um "particípio passado" (como: got, given, been,...). Fora isso o have funcionará como um verbo comum, assim como: to see, to go, to want, to drink, ... e precisará de um auxiliar para o acompanhar.

Obs: é comum um britânico, quando quer usar o verbo "ter", usar essa construção have got ao invés de (do) have (comum no Inglês Norte Americano)

June 25, 2014

rfbarao

muito obrigado, já entendi minha confusão, faço aulas de inglês britânico, por isso as vezes fico confuso em algumas regras, obrigado por esclarecer

June 30, 2014

Caio.Marcelo

Por favor, eu tenho essa dúvida de quando usar o DO, e eu nao sei por que ele foi usado nesta frase, alguem me ajuda?

January 19, 2015

Dan_el3

Deixei um comentário sobre esse assunto no link abaixo: https://www.duolingo.com/comment/201658$comment_id=2219340

January 19, 2015

Covas_gaganas

porque não posso dizer "livro EM especial"?

September 11, 2015

Mandrakean

não deveria apontar erro ao se traduzir "have" como "possuir" ao invés de "ter". são sinônimos.

November 8, 2013

joel_salvan

Uma dúvida neste caso não poderia se aplicar em a special a mesma regra que se aplica em an hour? Para mim special parece ter som de consoante.

January 22, 2014

cris_lima2

E quando vou saber quais os verbos não posso usar o do e does?

April 30, 2013

Brunao_LHP

Cris, you only don´t use the auxiliaries "do" "does" and "did" with the verb "to be", with the verb "have" when it work an auxiliary too and with the modal verbs that are "can", "could", "may", "might", "will", "shall", "would", "should", "must", "ought to" besides "need" and "dare", that are special modals. I hope that you have undestood. Good studies.

October 27, 2013

eusoumeurei

Não sei todos, mas tenho certeza de que são muito poucos. Além do "to be", há pelo menos o "must", o "may", o "can" e o "to have", este somente quando usado como verbo auxiliar: "That car is not big."; "You must not smoke here!"; "That may not be right."; "I can not speak Russian"; "Richard has not lived in the USA." O Duolingo tem construído algumas frases interrogativas com os verbos comuns sem o "do/does/did". A Ker explicou que essa construção também é admissível, mas eu prefiro continuar usando o auxiliar até entender melhor quando e onde podemos dispensá-lo.

April 30, 2013

cris_lima2

obrigado!

May 26, 2013

Juan364577

o verbo “do” (como verbo principal) possui vários significados. O mais comum, claro, é “fazer“. Porém, há ainda outros. Ex: do the homework – fazer a tarefa de casa do the dishes – lavar a louça do the ironing – passar a roupa do a test – fazer um teste/prova do the hair – arrumar/pentear o cabelo do food – servir comida (em um restaurante). “does” nada mais é do que o verbo “do” conjugado na terceira pessoa do singular. Ex: He does the ironing. (Ele passa a roupa.) She does the laundry. (Ela lava a roupa.) He does his homework. (Ele faz a tarefa de casa.) She does a favor. (Ela faz um favor.). Espero ter ajudado vocês :D

December 7, 2016

ricardofrr

Aqui veio traduzido como "Você tem um livro favorito?" por sorte, veio como transcrição de áudio, porque se fosse tradução eu nunca responderia isso...

November 19, 2013

ElvisWellingtonn

Pq tem o "do" na frente do you?? Pq nao posso só escreve "you have a special book" ?

December 9, 2015

Chereghini

eu escrevi tudo certo mas so alterei a ordem das palavra especial livro para especial livro ao inves de escrever livro especial na traduçao , ta errado ? pq ? se o sentido é o mesmo ....

March 20, 2016

Renato830498

Mesmo significaso

April 12, 2016

tadeubrasilflock

pode acrescentar também: você tem um livro em especial?

April 15, 2016

liviadorne2

Tb nao entendi special nao e especial?! E o duolingo falou antes q era especial so q agora ele fala q e favorito eu nao entendi alguem pode me explicar por favor?

May 10, 2016

liviadorne2

O duo disse antes q special era especial e agora ele fala q e favorito nao entendi alguem pode me explicar por favor?

May 10, 2016

bomba1990

O ( Do ) nessa frase ele é usado como auxiliar para indicar que é uma pergunta.

May 29, 2016

Carminha_Santos

I dont no .

June 20, 2016

eder730756

voce tem um livro especial aceitou assim também

July 5, 2016

eder730756

porqye não usar o has em vez de have

July 24, 2016

MrAnderson3

O do é como se fosse um ponto de interrogação no começo da frase igual no espanhol usado para representar o presente ex:do you have a cat?voce tem um gato?se fosse no passado usaria o did ex:did you have a cat?você teve um gato.espero ter ajudado

August 28, 2016

Garcia-Susana

"Você tem ALGUM livro especial?" seria correto?

September 2, 2016

Jocelar

Muito bom o comentario, ajudou aqui :)

September 27, 2016

Wellington402371

Porque nao pode ser apenas " you have a special book"?

October 6, 2016

victorjuliano

pra que tem o "do " nessa ❤❤❤❤❤

October 17, 2016

LuizGomes953409

Quando saber usar ( has e have )

October 31, 2016

RobertNova5

Death note

November 10, 2016

rosejatter

nao coloquei a letra maiuscula e o app considerou errado -_-

November 17, 2016

leonardosu7

Por que "você tem um livro em especial? " está errado?

November 18, 2016

Juan364577

o verbo “do” ( como verbo principal ) possui vários significados. O mais comum, claro, é “fazer“. Porém, há ainda outros. Ex: do the homework – fazer a tarefa de casa do the dishes – lavar a louça do the ironing – passar a roupa do a test – fazer um teste/prova do the hair – arrumar/pentear o cabelo do food – servir comida (em um restaurante)

December 7, 2016

DarkRaynier

Secrets trues

January 17, 2017

WilliamLim416982

Por que o do?

January 26, 2017

DarkRaynier

O "do (does)" e o "do (does) not" servem para formar o interrogativo e o negativo da maioria dos verbos. You have a special book. Do you have a special book? You do not have a special book. He has a special book. Does he have a special book? He does not have a special book.

January 28, 2017

NatalyOliv123681

eu escrevi vc :/ kkk

February 4, 2017

JoiceHaupenthal

Essa frase soa estranha, alguém sabe de alguma aplicação usual para ela?

February 11, 2017

thiaguinho_1998

porque algumas palavras e mudada ex:do you have a special book o book era pra esta no lugar do special e o special no lugar do book queria entende porque dessa troca de lugar

February 13, 2017

pedro16fev

Pensei em "book" como "RESERVA", que também estaria correto

February 19, 2017

LviaSilvei5

Eu não entendo o uso do "Do" socorroooooo

March 14, 2017

Barcorin

E caso for uma pergunta referindo-se ao passado , como 'Você tinha um livro especial'? Ainda se usa o ''Do'' nessa situação?

May 7, 2017

vinidcali

Não, aí usa a versão do passado do do, que é o did: Did you have..... C:

May 7, 2017

Felipe837433

Pq nao podemos usar apenas o "You"?! Seria tao simples...

May 8, 2017

brunofb.94

Yes, I do. It's the Holy Bible!

May 29, 2017

JooGilbert365959

Escrevi: "Tem você um livro especial?" Por que não aceitaram?

July 30, 2017

leodevanda

Puts coloquei "VC" que desgraçaaaaaaaaa

August 27, 2017

EricClapto3

Sempre o adjetivo vai na frente do substantivo?

November 15, 2017

Junior372352

Vdd

December 2, 2017

HenriqueGu668251

Porque não pode ser "TU tem um livro especial?" Se puderem me ajudar agradeço!!!

February 10, 2018
Aprenda inglês em apenas 5 minutos por dia. De graça.