"Do you have a special book?"

Tradução:Você tem um livro especial?

5 anos atrás

82 Comentários


CleberSDR

Qual a função do "Do" nesta frase?

5 anos atrás

eusoumeurei
eusoumeurei

O "do (does)" e o "do (does) not" servem para formar o interrogativo e o negativo da maioria dos verbos. You have a special book. Do you have a special book? You do not have a special book. He has a special book. Does he have a special book? He does not have a special book.

5 anos atrás

stefhanomo

Perfeita explicação. Vale lembrar que só se usa o "does" na 3º pessoa do singular ( he, she e it).

4 anos atrás

BeckIngryd

somente no presente da 3ª pessoa do singular oks?

4 anos atrás

felipekkol

O do também pode significar fazer.

4 anos atrás

CleberSDR

Obrigado pela ajuda, sua explicação foi muito útil.

5 anos atrás

BeckIngryd

aí eu te pergunto (não estou testando, só quero saber): vi uma vez a seguinte frase: I do not have all my wants, but I DO have all my needs. De que serve esse DO em destaque? O.o

4 anos atrás

eusoumeurei
eusoumeurei

Rebecca, esse emprego do auxiliar em frases afirmativas apareceu em outro exercício e criou uma certa polêmica. Se não me engano, foi a Vontade quem esclareceu isso transcrevendo um excelente tópico de gramática. Nesses casos, que não são muito usuais, o auxiliar serve para dar ênfase à afirmação ("I do love this country!"; "I did pay that bill!"). Acho que é isso que ocorre na frase que você transcreveu ("... mas eu TENHO tudo que eu preciso!")

4 anos atrás

BeckIngryd

sendo assim não tenho complicações com o assunto! muito obrigada!

4 anos atrás

UserBob
UserBob

Prezada Rebecca Marcelo Rezende. O DO como você colocou em uma frase afirmativa serve para enfatizar alguma coisa. Só para enfatizar. Normalmente só é utilizado em perguntas e em negativas. Em frases afirmativas é para enfatizar. "Agora eu te pergunto, você é parente do Marcelo Resende?

2 anos atrás

irisdeberges

obrigado pela explicação tinha duvida sobre isso também

5 anos atrás

aninha.oliveira

Hehe tbm não tinha entendido o uso do "do" na frase. Esclarecedor obrigada.

3 anos atrás

AntonioHilton

Fantastic ! Thanks!

4 anos atrás

Dan_el3

Complementando: Aqui vai uma explicação sobre os auxiliares do e does junto com alguns exemplos, e no final do comentário alguns exemplos com o verbo to do (fazer):

O do e o does são os dois auxiliares do present simple.

  • Do representa I/We/You/They
  • Does representa he/she/it

Eles são usados em frases negativas, interrogativas e também afirmativas. Exemplo:

Na frase afirmativa (com suas peculiaridades): para I/We/You/They o "do" pode simplesmente ser ocultado. Veja:

  • I have a question. (I do have a question.)
  • Para dar ênfase: I do have a question. / He does have a question.
  • De forma natural: I have a question. / He has a question. (o s ou es no final dos verbos has, takes, makes, goes, .... é a contração do "does")

Frase negativa:

  • Jane doesn't like me anymore! (doesn't = does not)
  • I don't like watching the soaps. (don't = do not)

Frase Interrogativa: Lembra da formação na afirmativa? Na interrogativa a gente apenas inverte do ou does com o sujeito. Veja:

  • Afirmativa : She does have a dog (naturalmente: She has a dog.) / You do like chicken. (naturalmente: You like chicken.)
  • Interrogativa: Does she have a dog? / Do you like chicken?)

Verbo to do (fazer):

  • What do you do? (O que você faz?) / What does he do?
  • Don't do this to me again! (Não faça isso comigo de novo!)
  • He does his homework. (Ele faz sua lição de casa.) / dando ênfase: (He does do his homework.) [does e do são o mesmo verbo] Nesse caso a gente apenas usa “He DOES do his homework” se a gente tiver tentando provar um argumento que realmente o "cara" está fazendo a lição de casa.
4 anos atrás

ThiagoDosS799423

Perfeito, tu sempre da exemplos e explica da melhor maneira possivel e consigo entender todas as suas explicações,obrigado mesmo

2 anos atrás

RodrigoGuerco

Nesse exemplo que você citou: "What do you do?" O primeiro "do" pode ficar oculto? pelo oque entendi, o primeiro "do" está servindo como auxiliar do verbo e o segundo como o verbo "fazer", correto? "What you do?" Estaria certo?

1 ano atrás

Dan_el3

Não, essa regra só é aplicada à frase afirmativa mesmo, na negativa e interrogativa os auxiliares do e does precisam ser apresentados.

1 ano atrás

Bebel1961
Bebel1961

O Do é o auxiliar do verbo no presente. Se vc quiser dizer uma frase no presente perguntando ou negando vc vai ter que usar o Do ou o Does Ex. You like ice cream. (frase afirmando) não precisa do Do. You don't like ice cream. (Frase negativa) Do you like ice cream? (Interrogativa)

4 anos atrás

RodrigoGuerco

Ótima explicação!

1 ano atrás

felipekkol

O "do" nesta frase não tem significado. Ela está aí para formar o interrogativo. Você não pode somente perguntar "You have a special book?". Precisamos do substantivo infinito "do", para tornar pergunta. "You have a special book", mesmo com interrogação, ainda seria uma afirmação. Do you understand me?

Só que o "do" também pode significar o verbo fa([z, ç)].

4 anos atrás

Andreneide

Mesmo numa linguagem informal o DO é obrigado?

3 anos atrás

jessica.lima
jessica.lima

Fazer com que a sentença seja interrogativa.

5 anos atrás

karolline.monike

Significa um verbo auxiliar usado no tempo presente.

4 anos atrás

Alexandre_02

Esta na hora de revisar os exercicios passado!

4 anos atrás

Kauany_x

"Special book" é livro especial, então, não deveria ser "favorite book" ??

4 anos atrás

Lahure
Lahure

Sim, pode usar 'Você tem um livro especial?' aqui também.

3 anos atrás

MarioDdtan

favorite book= livro favorito

3 anos atrás

IsabelPLautz

Favorite book é livro favorito e ali ele fala em "livro especial" :)

3 anos atrás

DiegoSouza915543

Só pra citar, fiz inglês um mês apenas e particular, e o professor havia dito que o "an" também era usado antes de palavras que tivessem a fonética de vogal, como "special" ou como no exemplo que usamos na aula "xbox", tanto que usei "an" no exercício e não acusou erro, apenas a correção mas ainda assim certo, alguém poderia atestar isso ou explicar melhor?

4 anos atrás

Dan_el3

Oi Diego, seu professor tem toda a razão. É isso aí mesmo, "an" é usado antes de palavras que começam com fonética de vogal, ou seja, com SOM vocálico. E "a" antes de palavras que começam com SOM consonantal. E o exemplo que ele deu realmente está correto porque começa com SOM vocálico. Veja: xbox (símbolo fonético: eks-bɑːks) [perceba que ele começa com o som vocálico /e/ = é.

special (símbolo fonético: ˈspeʃl) começa com o som consonantal /s/ (dentes cerrados) NÃO com vogal "i" - ispeʃl. (erro comum entre os brasileiros pronunciar s como is)

Veja esse site a seguir, ele ensina como executar todos esses símbolos fonéticos mostrados acima: http://soundsofspeech.uiowa.edu/english/english.html

E aqui está o site da Oxford, ótimo para escutar a pronúncia das palavras e ver seus símbolos fonéticos, o que ajuda a perceber visualmente se a palavra começa com consoante ou com vogal: http://www.oxfordlearnersdictionaries.com/us/

Obs: Esse site da Oxford mostra a pronúncia Britânica (BrE) e a pronúncia Americana (NAmE)

4 anos atrás

LAJ766376

Amigo, muitíssimo obrigado. Eu já conhecia mais não conseguia localizar. Sei que muitos afirmam que é desnecessário gramatica, conhecer IPA (ALFABETO FONETICO INTERNACIONAL), etc . Mas para mim, que estudo sozinho, ajuda e muito na hora de tirar dúvidas e não adquirir vícios de pronuncia. Sugiro para quem realmente quer se aprimorar usar esse excelente recurso e estudar um pouco de IPA, porque com um dicionário na mão (isso mesmo, quando não tiver on line e precisar saber a pronuncia certa de cada palavra, depois da palavra vem sua representação fonetica special adjective /ˈspeʃ·əl/. Parece dificil no começa, mas como tudo a medida que vou se acostumando vai valorizar. Disculpem o texto longo. Deve-se a valorização e importância da dica do colega Dan, vlw..;)

3 anos atrás

BrunoTorbitoni

DO (I, we, you, they) e DOES (He, she, it) = Fazer / Servir (Verbos) E também servem como verbos auxiliares para perguntas e frases negativas.

4 anos atrás

rfbarao

eu podeira dizer Have you a special book?

4 anos atrás

Dan_el3

Só poderia se você acrescentasse o "got" assim: Have you got a special book?.

Esse papel de começar uma frase interrogativa é dos pronomes interrogativos (What, Which, How...) ou dos auxiliares como Do, to be, Can... Como visto no exemplo acima o "have" pode ser usado como auxiliar também, mas isso acontece apenas nos "Perfct Tenses", onde o "have" vem acompanhado de um "particípio passado" (como: got, given, been,...). Fora isso o have funcionará como um verbo comum, assim como: to see, to go, to want, to drink, ... e precisará de um auxiliar para o acompanhar.

Obs: é comum um britânico, quando quer usar o verbo "ter", usar essa construção have got ao invés de (do) have (comum no Inglês Norte Americano)

4 anos atrás

rfbarao

muito obrigado, já entendi minha confusão, faço aulas de inglês britânico, por isso as vezes fico confuso em algumas regras, obrigado por esclarecer

4 anos atrás

Caio.Marcelo

Por favor, eu tenho essa dúvida de quando usar o DO, e eu nao sei por que ele foi usado nesta frase, alguem me ajuda?

3 anos atrás

Dan_el3

Deixei um comentário sobre esse assunto no link abaixo: https://www.duolingo.com/comment/201658$comment_id=2219340

3 anos atrás

Covas_gaganas

porque não posso dizer "livro EM especial"?

3 anos atrás

Mandrakean

não deveria apontar erro ao se traduzir "have" como "possuir" ao invés de "ter". são sinônimos.

4 anos atrás

joel_salvan

Uma dúvida neste caso não poderia se aplicar em a special a mesma regra que se aplica em an hour? Para mim special parece ter som de consoante.

4 anos atrás

cris_lima2

E quando vou saber quais os verbos não posso usar o do e does?

5 anos atrás

Brunao_LHP

Cris, you only don´t use the auxiliaries "do" "does" and "did" with the verb "to be", with the verb "have" when it work an auxiliary too and with the modal verbs that are "can", "could", "may", "might", "will", "shall", "would", "should", "must", "ought to" besides "need" and "dare", that are special modals. I hope that you have undestood. Good studies.

4 anos atrás

eusoumeurei
eusoumeurei

Não sei todos, mas tenho certeza de que são muito poucos. Além do "to be", há pelo menos o "must", o "may", o "can" e o "to have", este somente quando usado como verbo auxiliar: "That car is not big."; "You must not smoke here!"; "That may not be right."; "I can not speak Russian"; "Richard has not lived in the USA." O Duolingo tem construído algumas frases interrogativas com os verbos comuns sem o "do/does/did". A Ker explicou que essa construção também é admissível, mas eu prefiro continuar usando o auxiliar até entender melhor quando e onde podemos dispensá-lo.

5 anos atrás

cris_lima2

obrigado!

5 anos atrás

Juan364577

o verbo “do” (como verbo principal) possui vários significados. O mais comum, claro, é “fazer“. Porém, há ainda outros. Ex: do the homework – fazer a tarefa de casa do the dishes – lavar a louça do the ironing – passar a roupa do a test – fazer um teste/prova do the hair – arrumar/pentear o cabelo do food – servir comida (em um restaurante). “does” nada mais é do que o verbo “do” conjugado na terceira pessoa do singular. Ex: He does the ironing. (Ele passa a roupa.) She does the laundry. (Ela lava a roupa.) He does his homework. (Ele faz a tarefa de casa.) She does a favor. (Ela faz um favor.). Espero ter ajudado vocês :D

1 ano atrás

ricardofrr

Aqui veio traduzido como "Você tem um livro favorito?" por sorte, veio como transcrição de áudio, porque se fosse tradução eu nunca responderia isso...

4 anos atrás

ElvisWellingtonn

Pq tem o "do" na frente do you?? Pq nao posso só escreve "you have a special book" ?

2 anos atrás

Chereghini

eu escrevi tudo certo mas so alterei a ordem das palavra especial livro para especial livro ao inves de escrever livro especial na traduçao , ta errado ? pq ? se o sentido é o mesmo ....

2 anos atrás

Renato830498

Mesmo significaso

2 anos atrás

tadeubrasilflock

pode acrescentar também: você tem um livro em especial?

2 anos atrás

liviadorne2

Tb nao entendi special nao e especial?! E o duolingo falou antes q era especial so q agora ele fala q e favorito eu nao entendi alguem pode me explicar por favor?

2 anos atrás

liviadorne2

O duo disse antes q special era especial e agora ele fala q e favorito nao entendi alguem pode me explicar por favor?

2 anos atrás

bomba1990

O ( Do ) nessa frase ele é usado como auxiliar para indicar que é uma pergunta.

2 anos atrás

Carminha_Santos

I dont no .

2 anos atrás

eder730756

voce tem um livro especial aceitou assim também

2 anos atrás

eder730756

porqye não usar o has em vez de have

2 anos atrás

MrAnderson3

O do é como se fosse um ponto de interrogação no começo da frase igual no espanhol usado para representar o presente ex:do you have a cat?voce tem um gato?se fosse no passado usaria o did ex:did you have a cat?você teve um gato.espero ter ajudado

2 anos atrás

Garcia-Susana

"Você tem ALGUM livro especial?" seria correto?

2 anos atrás

Jocelar

Muito bom o comentario, ajudou aqui :)

2 anos atrás

Wellington402371

Porque nao pode ser apenas " you have a special book"?

2 anos atrás

LuizGomes953409

Quando saber usar ( has e have )

1 ano atrás

RobertNova5

Death note

1 ano atrás

rosejatter

nao coloquei a letra maiuscula e o app considerou errado -_-

1 ano atrás

leonardosu7

Por que "você tem um livro em especial? " está errado?

1 ano atrás

Juan364577

o verbo “do” ( como verbo principal ) possui vários significados. O mais comum, claro, é “fazer“. Porém, há ainda outros. Ex: do the homework – fazer a tarefa de casa do the dishes – lavar a louça do the ironing – passar a roupa do a test – fazer um teste/prova do the hair – arrumar/pentear o cabelo do food – servir comida (em um restaurante)

1 ano atrás

DarkRaynier
DarkRaynier

Secrets trues

1 ano atrás

WilliamLim416982

Por que o do?

1 ano atrás

DarkRaynier
DarkRaynier

O "do (does)" e o "do (does) not" servem para formar o interrogativo e o negativo da maioria dos verbos. You have a special book. Do you have a special book? You do not have a special book. He has a special book. Does he have a special book? He does not have a special book.

1 ano atrás

NatalyOliv123681

eu escrevi vc :/ kkk

1 ano atrás

JoiceHaupenthal

Essa frase soa estranha, alguém sabe de alguma aplicação usual para ela?

1 ano atrás

thiaguinho_1998

porque algumas palavras e mudada ex:do you have a special book o book era pra esta no lugar do special e o special no lugar do book queria entende porque dessa troca de lugar

1 ano atrás

pedro16fev

Pensei em "book" como "RESERVA", que também estaria correto

1 ano atrás

LviaSilvei5

Eu não entendo o uso do "Do" socorroooooo

1 ano atrás

Barcorin

E caso for uma pergunta referindo-se ao passado , como 'Você tinha um livro especial'? Ainda se usa o ''Do'' nessa situação?

1 ano atrás

vinidcali
vinidcali

Não, aí usa a versão do passado do do, que é o did: Did you have..... C:

1 ano atrás

Felipe837433

Pq nao podemos usar apenas o "You"?! Seria tao simples...

1 ano atrás

brunofb.94

Yes, I do. It's the Holy Bible!

1 ano atrás

JooGilbert365959

Escrevi: "Tem você um livro especial?" Por que não aceitaram?

1 ano atrás

leodevanda

Puts coloquei "VC" que desgraçaaaaaaaaa

1 ano atrás

EricClapto3

Sempre o adjetivo vai na frente do substantivo?

11 meses atrás

Junior372352

Vdd

10 meses atrás

HenriqueGu668251

Porque não pode ser "TU tem um livro especial?" Se puderem me ajudar agradeço!!!

8 meses atrás
Aprenda Inglês em apenas 5 minutos por dia. De graça.

Aprenda Inglês em apenas 5 minutos por dia. De graça.