O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

https://www.duolingo.com/LeciSilva

Perguntas para brasileiro que já aprendeu inglês (nível intermediário a avançado)

Olá, pessoal. Estou muito confusa, professores de inglês e polyglotas divergem sobre isso. Afinal, como você aprendeu, traduzindo ou apenas usando o idioma alvo? E quanto tempo levou? Fez curso ou aprendeu por conta própria? E se aprendeu por conta própria, como fez?

Na verdade, eu gosto de estudar sem traduzir, eu deduzo pelo contexto e depois verifico se acertei consultando dicionários de imagem e também o monolíngue. Mas filmes e séries , eu prefiro não olhar dicionário, apenas assisto.

Eu leio audiobooks para crianças (fábulas) e só procuro no dicionário depois de uma segunda leitura, se eu não compreendi pelo contexto.

Minha filha aprendeu sozinha só assistindo série com legenda em português, ela fala fluentemente. Mas eu não suporto estudar com nenhum tipo de tradução, só usei tradução bem no início e aqui no Duolingo. O problema é que eu ainda entendo muito pouco, dependendo do vídeo que estou assistindo, eu não entendo nada ou quase nada. Desenho animado eu consigo compreender bem.

Sou péssima nas regras de gramática, eu não gosto de focar nela e ainda bem que nisso todos concordam. Todos os testes que eu faço, diz que o meu nível é iniciante e é verdade, pois eu quando escrevo em inglês é com muito erro e isso me preocupa. Eu não erro na grafia das palavras (não muito) mas erro usando uma palavra em vez de usar outra mais adequada pra situação. Além disso não sei estruturar bem a frase.

Sem traduzir, quanto tempo eu posso demorar para adquirir essas habilidades e também conseguir falar? Espero ter explicado bem para que a cabeça de vocês não fique confusa também, rsrs.

Diga aí pra mim, o que funcionou ou funciona pra vocês? Help me, please!

1 ano atrás

4 Comentários


https://www.duolingo.com/Momotaros

Quanto menos português, melhor.

Se você quer verdadeiramente conhecer uma palavra, jamais procure a tradução dela, procure o significado da mesma em um dicionário de inglês. Somente vá atrás da tradução se o significado ficou muito obscuro para você (normalmente pela limitação de vocabulário).

Quando você vai estudar um livro de gramática, você vai passar 70% do seu tempo lendo coisas em português.

Quando você vai assistir uma aula de inglês, você passará 70% do seu tempo ouvindo português.

Não é a toa que a maioria das pessoas nunca atingem a fluência. Gastar 70% do tempo com o idioma nativo não é brincadeira, é muita coisa. Para estudar inglês você precisa do inglês.

Me diga, você sabia outro idioma antes de aprender português?

Consultar nunca será um problema, é normal. Temos que o usar o português ao nosso favor. Mas para aprender um idioma creio que você precise gastar muito mais tempo com ele e menos com o seu idioma nativo. Muitas pessoas tem medo de sair da zona de conforto e ficam muito dependentes do português, é possível aprender mas creio que demore mais.

O tempo é muito relativo, são muitos fatores, como por exemplo o tempo que você tem disponível para estudar. Se você é do tipo de estudante "meia horinha por dia" é óbvio que você levará uns bons anos pela frente.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/LeciSilva

Obrigada pela resposta e desculpe a demora em responder, eu tive problemas com a conexão.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/CrisRafa6

Eu faço um curso de inglês e praticamente acabei. Mas não foi só o curso que me ajudou. Meio que aprendi por conta própria. Se tinha dúvidas em regras gramaticas procurava em sites que pudessem tirar as minhas dúvidas, e eu lia as explicações bem devagar e várias vezes pra gravar bem.

Eu também não era muito boa em ouvir, então comecei a assistir séries que eu gostava em inglês com legenda em português e depois com legenda em inglês (por mais que não entendesse nada) e com o tempo fui me acostumando com a língua, e as séries também me ajudaram MUITO, aprendi várias palavras, expressões e gírias.

Também comecei a ler pequenas historinhas em inglês (Você pode achar na internet mesmo) e as palavras que não sabia jogava no google tradutor.

E outra dica que me ajudou bastante foi que a cada palavra nova que eu aprendia eu escrevia em um caderno com a tradução, e todo dia eu olhava o caderninho para gravar o máximo de palavras possíveis.

Tente substituir o português pelo inglês, por mais que você não entenda muito. dessa forma você vai evoluir demais.

Espero ter ajudado. Bye!

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/LeciSilva

Obrigada pela resposta, é bom saber como aprenderam.

1 ano atrás