O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Eu brinquei com o gato."

Tradução:J'ai joué avec le chat.

1 ano atrás

2 Comentários


Jolubasa
Jolubasa

Sempre que houver "Je ai" há a elisão como em "J'ai" ou nem sempre? Qual é a regra?

1 ano atrás

choracavaco

Sempre que "je" for seguido por verbo conjugado que comece com vogal ou H mudo, ou pelos pronomes "y" e "en", há elisão. Isso vale também para os pronomes "me", "te", "se", "le", "la" et a partícula negativa "ne":

  • "J'entends ta voix" = Estou ouvindo tua voz;
  • "Dès que j'ouvre les yeux" = Assim que abro os olhos;
  • "J'habite cet immeuble" = Eu moro nesse edifício;
  • "J'en veux une" = Eu quero uma;
  • "Je m'appelle Louis = Me chamo Louis;
  • "Ça t'énerve ? = Isso te irrita?;
  • "Il s'est fait mal" = Ele se machucou;
  • "On l'a acheté hier" = A gente o comprou ontem;
  • "N'y pense même pas ! = Nem pensa nisso!
1 ano atrás