O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

https://www.duolingo.com/MarianaDoretto

O Brasileiro é relaxado com a nossa gramática?

Estudando espanhol percebi o quanto somos relaxados com a língua portuguesa. No espanhol, cada letra se pronuncia exatamente como deve ser pronunciada. Foi aí que percebi que, parte da dificuldade que temos para falar outro idioma, vem do nosso relaxo com a língua portuguesa. Quantas vezes, ao invés de falar "depende" eu falei "dependi" e só depois me dei conta que era espanhol, não português! Mas, pera aí....Em português não deveria ser pronunciado da mesma forma? Já que o som do E é o mesmo? Difícil hein! Ensinando português para os hispanohablantes, me senti envergonhada, já que eu mesma cometo a maior parte desses erros, basta ver em meus vídeos. Isso já está em nosso idioma, parece uma doença incurável kkkkk

Sei que existem regiões do Brasil que falam de uma forma mais "fiel" a língua, se estiverem lendo isso, por favor se apresentem aqui hahaha =P

¿Hablas Portugués? Brasileiro é relaxado? #ComoSeFala: https://www.youtube.com/watch?v=zsv-S5EedrA=22s

1 ano atrás

12 Comentários


https://www.duolingo.com/Walldz
Walldz
  • 18
  • 16
  • 10
  • 6
  • 3

Isso que você falou não tem a ver com a variação linguística?

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/MarianaDoretto

Sim, verdade, bem lembrado. Mas em alguns casos é relaxo mesmo né

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Walldz
Walldz
  • 18
  • 16
  • 10
  • 6
  • 3

Tive que dá uma pesquisada porque já não me lembrava muito bem sobre esse assunto, mas não acho que seja relaxo. Depende de muitos fatores, por exemplo grau de escolaridade, aprender desde pequeno a pronuncia "incorreta"(pelo menos no ponto de vista gramatical) de uma palavra e por aí vai. O importante mesmo é conseguir fazer o receptor entender a mensagem e eu, particularmente, não acho que uma mudança do E para I interfira nisso. Entretanto, vale ressaltar que quando se pede norma culta(pouco utilizada, na minha opinião) é uma melhor opção para situação.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/ARTURMA2017

Boa noite, bom dia ou boa tarde, conforme a hora que você irá ler esta mensagem. Eu sou português por mero acaso! Com tantos lugares possíveis para nascer neste planeta, logo fui dado á luz em Portugal. Gostaria de salientar que não considero os brasileiros "relaxados" com a língua portuguesa e em particular com a nossa gramática. Creio que o problema está na base do ensino escolar em todo o território brasileiro. No Norte o ensino é feito de uma maneira, no Sul é feito de outra, sem falarmos do Este e Oeste... Está claro que o mais importante é comunicar! Mas está ainda mais claro que comunicar de forma correta facilita muito mais a comunicação entre os povos. As regras gramaticais existem para permitir uma tradução eficaz. No Brasil a confusão é generalizada no que diz respeito à língua portuguesa... Troca-se frequentemente a conjugação dos verbos, fala-se determinadas letras que não existem nas palavras escritas e por aí vai. Para um estrangeiro que queira aprender português a coisa não é nada fácil. Imagine que um inglês lê "tive que dá", no mínimo ele fica confuso! Ele aprendeu certamente "tive que dar". Exemplos de trocadilhos como esse não faltam... Na palavra "objetivo" só existe um "i", no entanto até os jornalistas da Globo dizem "obijetivo"... Ter uma pronúncia diferente ou "sotaque" é uma coisa, utilizar a língua de forma errada é bem outra coisa! Cabe aos professores, pessoas que eu considero substancialmente, a tarefa de ensinarem de forma correta a nossa língua, e assim, talvez os nossos filhos e netos possam beneficiar da riqueza da nossa língua. Para os germânicos, para anglo-saxônicos, sem falar de outros povos (chineses, russos e outros), aprender línguas latinas é extremamente difícil. Se nós não seguirmos as regras linguísticas como poderemos comunicar em perfeitas condições com esses povos? Bom, eu amo o Brasil e os brasileiros! Só gostaria de contribuir para um melhor futuro da nossa sociedade!

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/MarianaDoretto

Muito bom o seu ponto de vista! É verdade o que disse. Quando digo que somos relaxados vejo por esse lado. Brasileiro com brasileiro se entende, até mesmo com portugueses, mas para um estrangeiro é muito difícil entender esse tipo de coisa e mais ainda para nós, explicarmos isso. Quando me perguntam algo relacionado a isso, fico sem saber o que dizer porque esse é o tipo de coisa que eles só aprenderão com o tempo, observando. Não existe uma regra que explique isso para eles, isso dificulta o aprendizado. Realmente, o papel dos pais e professores é muito importante nesse caminho.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/DaianaM.M.

Acredito que tem a ver com a questão de ~linguagem coloquial~ pois dependendo de onde formos falar <sub>dependE</sub> soaria estranho.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/fernandoifsp

Concordo plenamente. E tem mais... Falar o Português conforme a Norma Culta da Língua, parece que se tornou um crime.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/MarianaDoretto

Pois é, sabe que hoje mesmo, minha aula na faculdade abordou mais ou menos essa questão. O que é gramaticalmente correto, se torna um erro em nossa fala nos dias de hoje. Se usarmos determinada linguagem da forma correta, as pessoas vão achar que nós é que estamos errados, quando na verdade estamos falando de acordo com o que a gramática pede. Mas como mencionou o amigo ali em cima, o mais importante é haver uma boa comunicação na hora de falar.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/fernandoifsp

Ultimamente tenho prezado o uso da Norma Culta e de terminologias formais. É mais erudito e mais clássico. Deveríamos ser como os Islandeses, que jamais assassinaram o idioma.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/MarianaDoretto

Verdade, no meu caso fico um pouco confusa porque eu ensino português e coisas desse tipo é difícil explicar para um estrangeiro, quando nem mesmo nós sabemos.

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/fernandoifsp

Esta página é sua?

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/MarianaDoretto

Sim

1 ano atrás