https://www.duolingo.com/alejandrofloresm

Duda de como usar el un y una.

Saluton!

Espero que me puedan ayudar, no entiendo como se usa el un y una.

Por ejemplo, en el siguiente enunciado de Duolingo.

Esperanto: Ĉu ni ambaŭ laboras en oficejo? Español: ¿Ambos trabajamos en una oficina?

Yo lo había traducido en: ¿ambos trabajamos en la oficina?

Sin embargo me indica que está mal, pero no entiendo por que es "en una oficina" cuando oficejo es oficina.

Dankon pro via helpo!

Hace 1 año

1 comentario

https://www.duolingo.com/danielqsc
danielqsc
  • 21
  • 12
  • 11
  • 7
  • 3
  • 2

Alejandro, meu espanhol não é lá muito bom, então vou te responder em português mesmo. Mas você vai conseguir entender :)

Bem, não sei se você já percebeu, mas o esperanto não tem artigo indefinido (o "um, uma", ou "un, una" em espanhol). Só tem o artigo definido "la". Então, quando sentir que precisa do artigo indefinido, você simplesmente não usa o artigo definido:

• La viro kisis la virinon: O homem beijou a mulher
  • La viro kisis virinon: O homem beijou uma mulher (percebeu que o artigo definido desapareceu e não foi colocado nada no lugar dele?)
  • Viro estas en la oficejo: Um homem está na oficina (ou: há um homem na oficina)

Na frase que você citou (Ĉu ni ambaŭ laboras en oficejo?), não tem artigo definido antes de "oficejo" - por isso "una oficina" e não "la oficina".

Pra nós, tanto falantes de português quanto de espanhol, que somos acostumados com os artigos indefinidos, isso é só uma facilidade interessante. Mas existem línguas que não usam artigo nenhum - nem definido, nem indefinido. Pra eles, é difícil aprender quando usar o artigo indefinido e quando não usar nenhum. Por exemplo: ¿tienes casa? (você tem casa?). "Por que aqui é só 'casa', e não 'uma/una casa'?" Falantes nativos de russo, por exemplo, têm essa dificuldade extra ao aprender inglês, espanhol, português ou outras línguas com esse tipo de artigo. Então, o fato do esperanto ter só artigo definido facilita (e muito) o aprendizado pra essas pessoas.

Hace 1 año
Aprende esperanto en solo 5 minutos diarios. Completamente gratis.