"Eles escrevem as cartas dele."

Tradução:Ils écrivent ses lettres.

April 11, 2017

22 Comentários

Filtrado por post popular

SaoCarlosII

Ils écrivent leur lettres seria Eles escrevem as cartas "deles" (leur é usado para 3ª pessoa do plural, "ses" é usado para várias cartas referentes à 3ª pessoa do singular "dele")

April 25, 2017

Teresinha

Ah... agora percebi a diferença. Obrigada!

April 25, 2017

Matheusinpixels

Fiquei perdido quando vi que eu tinha errado :(

December 12, 2017

FeeBleue_

obrigada pela ajuda

July 6, 2018

jleftoledo

"Ils écrivent ses lettres" não seria "Eles escrevem suas cartas"? O correto não seria "Ils écrivent leur lettres"?

April 18, 2017

Dezo_

"Eles escrevem suas cartas" é uma tradução possível e mais literal de "Ils écrivent ses lettres", porém, temos que ter em mente de que esse "suas" refere-se necessariamente a uma 3ª pessoa (ele/ela), e não à pessoa com quem se fala (você), já que os possessivos "son/sa/ses" referem-se EXCLUSIVAMENTE à pessoa de quem se fala (il/elle). Como temos essa ambiguidade em português, normalmente usamos "dele/dela" como traduções para "son/sa", pois esse uso é mais comum.

"Leur/leurs" são os possessivos da 3ª pessoa do plural (ils/elles), então não é cabível usar "leurs" nesse caso, pois as cartas pertencem a apenas uma pessoa (il). Aliás, é incorreto usar "leur lettres", pois o possessivo "leur" concorda em número com o objeto, então ele deve vir no plural porque são várias cartas (leurs lettres -> as cartas deles). Caso seja uma carta que pertença a várias pessoas, usamos "leur lettre" (a carta deles).

July 17, 2018

MarianaRos978137

Complicado!

August 25, 2019

Teresinha

Também pensei assim.... Fica a dúvida. GilDuca, socooooorro! Help! SOS

April 25, 2017

RaphinhaFonseca

Qual a diferença entre: Ton/ta/tes e Son/sa/ses ... Sempre erro

July 16, 2018

Dezo_

A confusão acontece porque em português usamos pronomes de tratamento (você, o senhor/a senhora, Vossa Excelência etc.), que são conjugados e levam os possessivos da 3ª pessoa (seu/sua), embora estejamos usando-os para tratar da pessoa COM QUEM falamos, e não DE QUEM falamos.

Essa confusão não ocorre em francês:

  • Ton/ta/tes: são os possessivos da 2ª pessoa do singular (tu), e são usados para se referir à pessoa COM QUEM se fala, e por ser "tu", é tratamento informal. Ex.: Je ne connais pas ton ami (Eu não conheço o teu/seu amigo) -> lembrando que ao usar "seu" temos que ter em mente de que se trata da pessoa COM QUEM se fala (você);

  • Son/sa/ses: são os possessivos da 3ª pessoa do singular (il/elle), e ao contrário do português que pode ter ambiguidade, esses possessivos do francês são usados EXCLUSIVAMENTE para se referir à pessoa DE QUEM se fala. Como em português não temos como saber sem um contexto quando "seu/sua" referem-se à pessoa de quem se fala (ele/ela) ou com quem se fala (você), normalmente usamos "dele/dela" para evitar a confusão:

Ex.: Je ne connais pas son ami (Eu não conheço seu amigo/o amigo dele) -> o "son" refere-se ao amigo de uma 3ª pessoa, e não da pessoa COM QUEM se fala. Em português, embora seja gramaticalmente correto usar "seu/sua" para se referir a uma 3ª pessoa, hoje em dia é mais comum usar "dele/dela" com essa finalidade.

Conclusão, use "ton/ta/tes" quando o item possuído pertencer à pessoa COM QUEM se fala (tu); use "son/sa/ses" quando o item possuído pertencer à pessoa DE QUEM se fala (il/elle).

OBS: caso se trate de algo formal, substitua "ton/ta/tes" por "votre/vos", seguindo a mesma ideia do "tu" e "vous".

July 17, 2018

Teresinha

Excelente! Merece mil lingots ( três, para facilitar).

July 17, 2018

RaphinhaFonseca

Melhor resposta!!! Obrigada!! Completei 10 lingots pra você.

July 19, 2018

RitadeCssi269350

Tem resposta certa que vcs colocam errado

August 18, 2019

SaoCarlosII

Ils écrivent ses cartes. Onde está o erro?

April 11, 2017

choracavaco

"Cartes" podem ser 'cartões postais' (entre outras coisas), mas não 'cartas' (correspondência).

October 21, 2018

Sergio.ra

Como ficou está questão: usamos ses ou leur?

May 3, 2018

Dezo_
  • Son/sa: UM possuidor, UM objeto possuído (Sa lettre -> a carta dele/dela);

  • Ses: UM possuidor, MAIS DE UM objeto possuído (Ses lettres -> as cartas dele/dela);

  • Leur: MAIS DE UM possuidor, UM objeto possuído (Leur lettre -> a carta deles/delas);

  • Leurs: MAIS DE UM possuidor, MAIS DE UM objeto possuído (Leurs lettres -> as cartas deles/delas).

No caso desse exercício, temos várias cartas que pertencem a apenas uma pessoa, portanto, ses.

July 17, 2018

Wellinton.Lima

Bela explicação

August 7, 2018

Roniere694272

Usa-se o "ses" (dele) singlar, o ''leur'' seria para (deles) plural!

May 8, 2018

FredericoS429824

A traducao continua errada. Já várias pessoas disseram aqui onde pode ser melhorado. Por favor considerem essa correção para que não haja mais confusão

September 23, 2019

vinicius374560

Porque nao seria ils écrivent son lettres?

November 13, 2018

Dezo_
  • Possessivos da 3ª pessoa do SINGULAR (il/elle):
  • SON/SA: UM possuidor, UM possuído. Ex.: Sa lettre (A carta dele/dela)

  • SES: UM possuidor, DOIS OU MAIS possuídos. Ex.: Ses lettres (As cartas dele/dela)

  • Possessivos da 3ª pessoa do PLURAL (ils/elles):
  • LEUR: DOIS OU MAIS possuidores, UM possuído. Ex.: Leur lettre (A carta deles/delas)

  • LEURS: DOIS OU MAIS possuidores, DOIS OU MAIS possuídos. Ex.: Leurs lettres (As cartas deles/delas)

No exercício acima, o "dele" representa apenas uma pessoa, porém, o substantivo "lettres" está no plural, indicando que se tratam de duas ou mais cartas, portanto, o possessivo correto é "ses".

Ainda que fosse apenas uma carta, "lettre" é substantivo feminino, e usaríamos o possessivo "sa" (sa lettre).

November 14, 2018
Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.